Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

IVES AL SAHAR

Nascido na cidade de Salvador, começou sua carreira profissional em 1997.  O professor e pesquisador Ives Al Sahar adquiriu e aprimorou sua técnica com músicos internacionais além de grandes nomes do Derbak no Brasil, entre os quais podemos destacar: Mahmoud Al Masri (Egito), Mohamed El Sayed (Egito), Tarik Kirmizigül (Turquia), Douglas Felis (Egito), Willian Bodokan (São Paulo), Juary Dupret (Cabo Verde), Jair Dupret (Cabo Verde), família Mouzayek (São Paulo), Guem (Grande mestre da percussão mundial), entre outros.

Ives Al Sahar destaca-se pelo seu estilo pungente e veloz ao toque dos ritmos do Derbak, com brincadeiras e fraseado próprio. Músico multi-instrumentista, possui uma leitura eclética, mas sem perder as raízes tradicionais do instrumento, tendo como ponto alto de suas performances a possibilidade de tocar até três instrumentos simultaneamente, diversificando em até cinco em uma mesma apresentação.

Recentemente, em reconhecimento a sua fundamental contribuição para a difusão do Derbak no Brasil, foi convidado por uma Marca de instrumentos árabes, "O Som do Egito", para representá-la, levando assim seu nome estampado nos Derbaks dessa série.

Tem uma intensa pesquisa sobre a influência dos ritmos do Norte da África e Golfo Pérsico no nordeste brasileiro, como também de outros aspectos estéticos, culturais e históricos que nos ligam a essas regiões desde primórdios da formação da nossa identidade.

Nestes 13 anos de carreira o pesquisador e músico Ministra aulas, workshops, cursos para músicos e bailarinas, bem como apresentações nas maiores casas do gênero e em grandes eventos por todo o Brasil. Também desenvolve projetos como: Toque Derbak, Tardes do Oriente e Crianças Criando, além de ser o idealizador e Diretor Musical do "Grupo Cultural Eixo Afro-Árabe" e autor do Primeiro livro a tratar sobre as técnicas de Derbak na América Latina: “Método Intuitivo para Tocar Derbak” traduzido em três idiomas e favorecendo estudantes e músicos.