Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

Neide Fátima Bittencourt dos Santos, profissionalmente Neide Garrido, é diretora, professora, coreógrafa do grupo de dança ballet Isadora Duncan e Instrutora do Método Pilates. Nasceu em 13 de janeiro de 1953, em Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Iniciou o ballet clássico aos 13 anos em sua cidade natal, desenvolveu a sensibilidade artística para dança durante a escola e então começou a realizar pequenos eventos, espetáculos, comemorações onde ficava responsável pelas coreografias e produção geral. Aos 15 anos freqüentava o Centro de Tradições Gaúchas onde já ostentava o lugar de 1º prenda. Formada pela faculdade de Educação Física de Cruz Alta, foi durante o ensino superior que se especializou chegando a tornar-se assistente de sua professora de dança. No ano de sua formatura em 1975, mudou-se para Campo Grande em busca de novas oportunidades. Com a chegada de uma nova maturidade e experiência no ramo artístico da dança, durante dez anos freqüentou as melhores escolas de ballet clássico, moderno e jazz no eixo Rio/São Paulo.

 

Desde então faz aprimoramento anual da técnica de dança moderna Lester Horton, nos estúdios Alvin Ailey e American Dance Center, em Nova Iorque. Neide dirige o Ballet Isadora Duncan há 30 anos, formando bailarinos através do Método Royal Academy of Dancing, de Londres, Inglaterra. O grupo de dança Ballet Isadora Duncan, é formado por um elenco de bailarinos profissionais, que produzem espetáculos com coreografias assinadas pelos mais expressivos coreógrafos brasileiros. Como coreógrafa, Neide Garrido já assinou obras como “Origens”, “Sala de Visitas”, “Caravana”, “Sutilezas”, “A espera” e “Redoma”, todas com estilo moderno e contemporâneo. Além de produções para companhia de dança, espetáculos são realizados anualmente pela academia. Como exemplo temos grandes espetáculos de obras clássicas como “O Quebra Nozes” (apresentado e produzido três vezes), “Dom Quixote” (com Ana Botafogo e Marcelo Misailidis), “O lago dos cisnes”, “El Amor Brujo”, “Coppélia”, “Paquita” e “A Bela Adormecida”.

 

Espetáculos apresentados somente com a companhia de dança também foram produzidos com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do MS e o patrocínio da Brasil Telecom, como o espetáculo “Carmen” da ópera de Bizet, com turnê nacional pelos Estados de Tocantins, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Outros dois grandes espetáculos foram “Drácula”, com apresentação em Campo Grande e em Cuiabá e “A Redoma” coreografias de Neide Garrido e Daniela Stasi, trilha sonora de Fábio Cárdia e iluminação de Joyce Drummond, apresentado em Rio de Janeiro, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá e São Paulo. Outros espetáculos especiais se deram ao longo destes 30 anos de dança. Grandes apresentações deram-se na Mostra de Dança em Florianópolis, nas duas edições do Festival Internacional de Danza em Assunção no Paraguai e no Festival Sul-matogrossense de Dança em Campo Grande (MS). Um dos momentos marcantes foi a participação do grupo de dança Isadora Duncan no 1º hasteamento da bandeira Nacional pelo Estado de Mato Grosso do Sul, na recente divisão do Estado (Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul).

 

Outras datas também foram importantes na vida de Neide Garrido. Em 1996 recebeu o título de cidadã campo-grandense. Em 98, a Medalha e Comenda do Mérito Artístico da Dança do Conselho Brasileiro da Dança órgão vinculado ao “Conseil International de La Danse” (UNESCO) e neste mesmo ano também foi escolhida como Delegada do Conselho Brasileiro da Dança representando o MS. Em 99 foi escolhida como Membro do Conselho Municipal de Cultura Campo Grande/MS. E finalmente em 2000, comemora a criação da Associação dos Artistas Bailarinos do Ballet da Cidade de Campo Grande, abrindo assim, oficialmente, o mercado de trabalho dos bailarinos Sul-matogrosssense.

 

Em abril de 2005, foi indicada para o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura & Arte, pela Fundação Municipal de Cultura, na pessoa do Sr Presidente Américo Ferreira Calheiros. Para esta edição do prêmio, será dedicado à dança.

 

The Pilates Studio em Campo Grande foi seu último grande desafio, de muitos que ainda estão por vir. Trazer o estúdio para Campo Grande foi cumprir uma função de sempre querer o melhor para a capital. O estúdio, único no MS com sede na capital, registra o 13º estúdio franqueado e reconhecido em funcionamento no país. Neide Garrido é batalhadora, tem fé em seu trabalho e nas pessoas com quem se relaciona profissionalmente. Pois o importante, até hoje, ainda é acreditar.