Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

 

Francisco Rider da Silva: coreógrafo e intérprete independente, nascido em Manaus, Amazonas, Brasil.

FORMAÇíO ARTÍSTICA
Estudou em Nova Iorque, com uma bolsa de aperfeiçoamento da Fundação CAPES do MEC de Brasília, na Escola Movement Research (MR); Instituição influenciada pela filosofia da dança pós-moderna norte-americana, dedicada a criar, manter e promover programas que alimentam experimentação em dança, performance art, contact improvisation, improvisação, release techniques/abordagens somáticas e educação. MR tem como membros artísticos nomes como Bill T. Jones, Yvonne Rainer, Steve Paxton, Simone Forti, Deborah Hay, Mary Overlie, Daniel Lepkoff entre outros (Nova Iorque/EUA/1996-98).

Participou do Projeto Master I Dança da Secretaria de Educação da Cultura de são Paulo, obtendo a mais alta nota do Projeto nas suas três fases de seleção. Projeto de formação, com aulas diárias durante 4 horas e meia de técnica de dança moderna e clássica, história da dança, danças populares, anatomia, mímica, estética, cenografia, teatro do gesto, didática do ensino, morfologia da música, maquiagem, improvisação e composição coreográfica. Tendo como mestres nomes como Liliane Benevento, Graciela Rodrigues, Tião de Carvalho, Penha de Souza, Edith White, Paulinho de Moraes, Gerry Hollihan (bailarina e coreógrafa norte-americana convidada), Helena Katz, Fabiana Dutra, Cássia Navas, entre outros (SP/1993-94).

Fez residência como coreógrafo e bailarino, com uma bolsa da Fundação Vitae de são Paulo, no Programa de Residência para Coreógrafos Internacionais do American Dance Festival/ADF, participando de aulas e workshops de Técnica de José Limón, Técnica de Cunningham, abordagens somáticas, improvisação, composição coreográfica e contact improvisation (Duke University/Carolina do Norte-EUA-1995).

Estudou na Escola estadual de Danças Maria Olenewa como aluno regular (RJ/1987-1989).

PRÊMIOS OBTIDOS

Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança/Ministério da Cultura/Petrobras: 2007 (Pesquisa Cênica Corporal Uma); 2008 (Verde Banguelo / Alteração); e 2010 (Figuras Transitórias / Figuras Caminhantes).

Proarte da Secretaria de Cultura do Amazonas 2009 (BloCorpo) e 2010 (Figuras Transitórias / Figuras Caminhantes).

Selecionado para participar do Rumos Dança 2009/2010 do Instituo Cultural Itaú de São Paulo, com a pesquisa coreográfica BloCorpo.

Prêmio Novos Coreógrafos da RioArte/Prefeitura do Rio de Janeiro de melhor coreografia contemporânea para “Rebus” de Fernando Crupez e no Festival de Dança de Joinville/SC (participação intérprete-criador).

Prêmio Movimentos SESC São Paulo de Dança para sua obra coreográfica “Náufrago”
Prêmio Movimentos SESC São Paulo de Dança para sua obra coreográfica  “Pegamater”
Prêmio Movimentos SESC São Paulo de Dança para sua obra coreográfica “Gera”

Prêmio Bessie 2002 de melhor coreografia e música para “Low”da coreógrafa norte-americana Donna Uchizono O Bessie é considerado um dos Prêmios mais importantes de dança dos EUA, tendo premiado nomes como Pina Bausch, Maguy Marin, Meg Stuart, John Jasperse, Merce Cunningham, Trisha Brown, Sarah Michelson e Wim Vandekeybus entre outros (participação como intérprete-criador).



EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

 Experiência de ensino com a Cia Sara Pearson/Patrik Widrig. Companhia norte-americana que tem como filosofia ensinar composição coreográfica, improvisação e abordagens somáticas para comunidades e festivais de dança em diversas cidades dos EUA e Europa.

Projeto El Puente coordenado pela coreógrafa norte-americana Sondra Loring e pela coreógrafa mexicana Vivian Cruz. Projeto realizado com fundos da Rockfeller Foundation que tinha como objetivo oferecer aulas de criação, yoga, música, abordagens somáticas e dança para jovens carentes de escolas públicas da cidade de Nova Iorque.

Experiência de ensino com a Cia Randy James. Companhia norte-americana especializada em ensinar técnica de dança moderna em comunidades, escolas e universidades em Nova Jersey-EUA.

Experiência de ensino com a Cia Mary seidman and Dancers. Companhia norte-americana dedicada a levar e divulgar a dança moderna em escolas dos EUA. Mary Seidman Foi contemplada com um prêmio da prestigiosa Fundação Guggenheim, por seus serviços educacionais em dança.

Francisco Rider foi convidado para ministrar aula de composição coreográfica e técnica de dança pós-moderna no Espaço de Dança Patrícia Awapara em Lima-Peru.

Francisco Rider foi convidado para ministrar aula de técnica de dança pós-moderna no Festival internacional Nueva Danza de Lima-Peru.

Artista convidado para ministrar aulas de criação coreográfica para o Projeto de Residência Coreográfica do SESC Amazonas.

Francisco Rider ministrou técnica de dança pós-moderna para o teatro de Dança de São Paulo dirigido pela coreógrafa Célia Gouvêa.

Ministrou aula de criação nas Oficinas Culturais da Secretaria De Estado da Cultura de são Paulo-SP.

Ministrou curso de técnica de dança pós-moderna e criação no Centro Cultural Chaminé-Manaus.

Ministrou curso de Improvisação como uma arte de performance para o Teatro Experimental do SESC /TESC dirigido pelo escritor e dramaturgo amazonense Márcio Souza/Manaus.

Ministrou curso de improvisação como uma arte de performance no III festival de Teatro da Amazônia-Manaus, organizado pela Secretaria de Cultura do Amazonas e Federação de Teatro da Amazônia/Manaus.

Ministrou por dois meses, na montagem da peça teatral Xupa Espacial sob a direção do dramaturgo Francisco Carlos,  aulas de improvisação e corpo  para o Espaço Alternativo Pombal/Manaus.


COMPANHIAS EM QUE TRABALHOU COMO INTÉRPRETE CRIADOR

Teatro de Dança de São Paulo, dirigido por Célia Gouvêa e Maurice Vaneau (São Paulo/1990-1993).

Temporada pelo norte e nordeste com o Grupo Primeiro Ato; bailarino convidado (Belo Horizonte-MG/1993).

Sara Pearson e Patrik Widrig Company (Nova Iorque-EUA/1998-2000).

Randy James and Dancers (New Jersey-EUA/2000).

Risa Jaroslow and Dancers (Nova Iorque-EUA/2000).

Mary Seidman and Dancers. Cia em que Francisco Rider obteve seu visto de trabalho- O1 Visa (Nova Iorque-EUA/2000-2004).

Donna Uchizono Company; bailarino convidado (Nova Iorque-EUA/2001-2002).

EVENTOS: IDEALIZADOR E COORDENADOR

Conexão Movimento realizado no centro Cultural Chaminé de Manaus, evento em que foi abordado dança moderna e pós-moderna, dança folclórica, capoeira, artes marciais e abordagens somáticas, tendo como participantes a comunidade artística local (Função: idealizador, coordenador e diretor geral. Manaus-1996).

Projeto P/Performance+Painel+Processo, projeto que tem o objetivo a reflexão e o debate sobre o ofício artístico, e a apresentação de espetáculo que tem o formato experimental e processual. O Projeto P foi realizado em 2006 e 2007, com parceria do SESC Amazonas e a produção executiva de Francisco Rider.

Laboratório Contemporâneo (Manaus-Am-2007)
. Tem como princípio o diálogo e a reflexão sobre a dança contemporânea, com patrocínio exclusive. Projeto coordenado por Ricardo Risuenho, Yara Costa, Francis Bayardi e Francisco Rider.

PARTICIPAÇíO EM EVENTOS E FESTIVAIS

Mostra para Novos Coreógrafos da RioArte-Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/Teatro João Caetano-RJ-1989 (participação como intérprete).

Festival de Dança de Joinville/SC-1989 (participação como intérprete).

ECO-92/RJ-1992 (intérprete no espetáculo “Untaibid”).

Portugal ou a Re-União dos Quatro cantos do Mundo dirigido por Márcio de Moraes; participação ao vivo do músico Tião de carvalho/SESC Consolação-SP-1992 (participação como intérprete).

Movimentos SESC São Paulo de Dança/Teatro Anchieta-SP-1993-94-95 (participação como coreógrafo e interprete).

Movimento Teatro Dança/FAAP organizado pelos artistas Ana Mondini, Helena Bastos, Sandro Borelli, João Andreazzi, Vera Sala e Humberto da Silva/Teatro FAAP-SP-1993 (participação como coreógrafo e intérprete).

Mostra Algo Estranho organizada por Zeca Camargo/Auditório Augusta-SP-1993 (participação como coreógrafo e intérprete).

Célia Gouvêa-Vinte Anos de Coreografia, organizado pelo Centro Cultural de São Paulo-SP-1994 (participação como intérprete).

XIII Oficina Nacional de Dança Contemporânea/Teatro Castro Alves-BA-1994 (participação como intérprete).

American Dance Festival-Programa de Residência para Coreógrafos Internacionais/Carolina do Norte-Duke University-EUA-1995 (participação como coreógrafo residente e intérprete).

Festival Internacional Nueva Danza de Lima/Peru-1996 (participação como coreógrafo e intérprete).

V Panorama Rio de Dança. Direção artística: Lia Rodrigues/RJ-1996 (participação como intérprete).

Off Spring Festival/Nova Iorque-EUA-1997 (participação como coreógrafo e intérprete).

New Stuff Festival no Performance Space 122 (local dedicado à arte contemporânea e onde foi filmado o filme de Alan Park “
Fama”Nova Iorque-EUA-1997 (participação como coreógrafo e intérprete).

Improvisation Festival NYC/Nova Iorque-EUA-1997-99. Festival dedicado à experimentação em improvisação como uma arte de performance que apresenta nomes como Steve Paxton, Meg Stuart, David Zambrano, sara Michelson, Simone Forti, Sara Pearson, Andrew Harwood, Jess Curtis, Katie Duck, Kirstie Simson, Jennifer Monson entre outros (participação como improvisador).

New Stuff Festival. Participando de espetáculo de improvisação concebida e dirigida pelo artista argentino Steban Cardenas/Performance Space 122/Nova Iorque-1998 (participação como intérprete colaborador)

ASul-V Festival de Dança Portugal.(participação como coreógrafo e intérprete).

Brasil with S. Evento que reuniu a Cia Sandro Borelli, Regina Miranda e Márcia Monroe/Danspace Project at Saint Mark`s Church-Nova Iorque-EUA (participação como diretor de ensaio para Márcia Monroe).

Bates Dance Festival/Maine-EUA-1998 (participação como intérprete para a Cia Sara Pearson and Patrik Widrig).

Silver Series-Danspace Project 25 years. Evento de celebração dos 25 anos do Projeto de Dança realizado na Igreja de São Marcos. Tendo como artistas convidados Wendy Perron, Bill T. Jones, Jennifer Monson, Meredith Monk, Sondra Loring, Kenneth King, Sthephen Petronio, David Zambrano, Randy Warshaw,Douglas Dunn, Steve Paxton e Yoshiko Chuma entre outros/Danspace Project at Saint Mark`s Church-nova Iorque-EUA-1999 (participação como intérprete para a coreografia “The Bridge”de Sondra Loring).

Rencontres Choregraphiques internationales de Seine Saint Denis/Danspace Project at Saint Mark`s Church-Nova Iorque-EUA-2001 (participação como intérprete no espetáculo “low”de Donna Uchizono).

Feel the Spirit-A Night Out for the Soul/Carnegie Hall-Nova Iorque-EUA-2001 (participação como intérprete/Cia Mary Seidman and Dancers).

Dance Theater Workshop around Town na Rua 42/Broadway/Nova Iorque-EUA-2001 (participação como intérprete no espetáculo “Over My Dead Body” de Patricia Hoffbauer).

Dance Theater Workshop Around Town na Rua 42/Broadway/Nova Iorque-EUA-2001 (participação como intérprete no espetáculo “Low”de Donna Uchizono).

Mix 2002-Experimental Film/VídeoFestival do Anthology Film archives/Nova Iorque-EUA (participação como intérprete no curta metragem “Aberzombie and Witch” de Terry Roethlein).

Laboratório Contemporâneo, patrocinado pela Caixa Econômica Federal (Manaus, Amazonas, 2008)

da Caixa Econômica Federal (Função: coordenação. Manaus-2008).

BOLSAS OBTIDAS

Bolsista como bailarino na Escola de Dança Ismael Guiser (São Paulo-1992-94).

Bolsista pela Fundação Vitae de São Paulo para participar no International Choreographers in Residency Program do American Dance Festival (Duke University-Carolina do Norte/EUA-1995).

Bolsista pela Fundação CAPES do MEC/Brasília para estudar na Organização Movement Research e pesquisar a dança pós-moderna norte-americana (Nova Iorque/EUA-1996-98).

Residência artística no The Kitchen Center for Performance, Video and Music de Nova York (NYC-EUA-2002).


LINGUAS ESTRANGEIRAS

Inglês: ler bem; conversa bem; entende bem; escreve bem. Freqüentou o curso de inglês como segunda linguagem na Columbia University (Nova Iorque/EUA-1997).

Espanhol: ler bem; conversa razoavelmente; entende bem.