Currículo MARISA MARTÍN
Nascida em Buenos Aires em 1964, Marisa Marttín se formou pela Escuela Nacional de Danzas, tendo concluído o Profesorado de Danza Clásica em 1987. Paralelamente, aperfeiçoou-se em dança contemporânea no Teatro Municipal General San Martín, onde estudou de 1980 a 1987. Dentre seus professores podemos destacar: Ana Maria Stekelman, Ana Itelman, Renate Schottelius, Norma Binaghi, Ramón Ortega (Cuba), Lane Sayles (EUA) e Jorge Gale (EUA).
Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento, dentre os quais: Estágio com Esther Lisogorsky (
Marisa Marttín vem atuando constantemente como bailarina na Argentina e no Brasil, tendo dançado com a Compañia Danza-Teatro Adriana Coll (1982 e 1983), Ballet Nacional de Buenos Aires (1984), Grupo de Danza Contemporánea de
Atuou como assistente de coreografia e maître de dança contemporânea do espetáculo Sete Danças para Villa-Lobos com coreografia de Oscar Araiz, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (1993), além de ter interpretado seus solos Requiem (1990) e Idades (1990). Dançou a coreografia
Entre seus diversos trabalhos coreográficos destacam-se: Situações (1990), Rumos (1991) e Curvas, Retas, Subidas e Descidas (1992). Foi por três vezes premiada com o primeiro lugar pelo Concurso Nacional de Ballet e Coreografia do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), órgão viculado ao Conséil Internacional de
Em 1997 fundou o Grupo Ribalta, sendo desde então responsável pela direção artística da companhia. O Grupo Ribalta tem por meta a exploração da diversidade da dança contemporânea, numa linguagem caracterizada por um diálogo permanente entre a dança e o teatro.
Desde então, Marisa Marttín tem criado diversas coreografias para o Grupo Ribalta, adotando linguagens variadas para cada obra, num trabalho caracterizado por uma renovação permanente. Desmistifitango (1997), coreografia que marcou o lançamento da companhia, se baseia no cinema mudo. Esse espetáculo foi selecionado para abrir o Festival de Dança do Mercosul, na Argentina, tendo sido também apresentado em diversos teatros no Rio de Janeiro (Teatro Ziembinski, Teatro Cacilda Becker, Teatro Nelson Rodrigues, Teatro João Caetano, Centro Cultural da Universidade Estácio de Sá e apresentações ao ar livre no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro) e em Florianópolis (V Mostra Internacional de Dança de Florianópolis).
Os Outros (1998), inspirado na obra Entre Quatro Paredes de Jean-Paul Sartre, possui uma linguagem realista e intimista. A coreografia foi apresentada no Rio de Janeiro, nos Teatros Ziembinski e Cacilda Becker, através da Programação Cultural da FUNARTE, e no Teatro Elza Osborne, dentro do Circuito Carioca de Dança.
Explorando ocupações inusitadas do espaço cênico, Distorções (2000-2001) parte da construção e da desconstrução da forma, ampliando assim os ângulos da visão e transcendendo os limites da percepção. O espetáculo foi apresentado no Rio de Janeiro (Teatro do Jockey, Teatro Cacilda Becker e Teatro Ziembinski). Fragmentos extraídos dessa coreografia foram também selecionados para participações no VI Festival Internacional de Solos de Dança-Teatro em Stuttgart, Alemanha, no Festival de Dança de Curitiba e no VI Festival Internacional Curta Dança de Sorocaba, conquistando os prêmios de melhor espetáculo, melhor bailarino e melhor bailarina.
Marisa Marttín realizou direção artística do espetáculo infantil Cinderela e suas Incríveis Irmãs (1999), apresentado pelo Grupo Ribalta nos Teatros Cacilda Becker e Henriqueta Brieba, no Parque das Ruínas e no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Esse trabalho foi premiado pelo Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau.
Marisa Marttín foi também responsável pela direção artística do duo De Repente a Repente (2003), apresentado na XI Mostra Internacional de Dança de Florianópolis e no IV Circuito Carioca de Dança. Desde 2002, leciona dança clássica e contemporânea na Escola de Dança Petite Danse. Em 2003, foi agraciada com uma Moção de Congratulações pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
CURRÍCULO DO Grupo Ribalta
Fundado em 1997, sob a direção artística da coreógrafa Marisa Marttín, o Grupo Ribalta tem por meta a exploração da diversidade da dança contemporânea, numa linguagem caracterizada por um diálogo permanente entre a dança e o teatro. Com uma proposta pluralista fundamentada em pesquisas dirigidas e na participação efetiva de cada profissional no processo de criação, o Grupo Ribalta constrói um trabalho diversificado, profundo e técnico.
“Relações...Eternas Relações”, composto por "Desmistifitango", coreografia que marcou o lançamento da companhia, se baseia no cinema mudo e "Os Outros", inspirado na obra “Entre quatro paredes”, de Jean-Paul Sartre, que possui linguagem realista e intimista; o infantil "Cinderela e suas incríveis irmãs" é marcado pela influência do street dance e do desenho animado. "Aformamorfa" é fruto de pesquisas sobre a deformação e a distorção do corpo fragmentado e como um todo; o trio "Segredo" foi construído a partir de fragmentos da peça "A vida de Galileu", de Bertholt Brecht. De "Aformamorfa" e "Segredo" nasceu o espetáculo "Distorções". Apresentado e premiado em festivais nacionais e internacionais, "Distorções" mantém a proposta de desconstrução da forma. O duo "Secaatingadaguardente" e “De Repente a Repente”, criação de Aline Teixeira e João Paulo Gross, apresenta um profundo mergulho no folclore e na cultura popular do nordeste brasileiro. “Lapsos”, trabalha a relação do consciente com o inconsciente.
“Santa...Eu?!” é um espetáculo de teatro onde o trabalho corporal está sempre presente. O monólogo considerado ousado e inteligente resulta em um espetáculo criativo e original.
O processo de criação de cada coreografia passa pelas etapas da pesquisa documental, laboratórios, discussões em grupo, composição de personagens, pesquisa musical, concepção gestual e de texturas do movimento e a inter-relação com o espaço cênico. O mergulho para as possibilidades e a transgressão dos limites do corpo são objetos constantes nesse processo, garantindo uma dinâmica enriquecedora. Uma das particularidades da companhia é a proposta de não restringir o ato criativo a um único coreógrafo.
Em decorrência da diversidade de formação dos profissionais e do instrumental variado adotado na criação de cada obra, o trabalho do Grupo Ribalta se caracteriza por uma renovação permanente. Essa multiplicidade de influências produz um resultado autoral marcante, impresso na trajetória artística da companhia.
06/1997 Estréia do Grupo Ribalta com a apresentação de “Desmistifitango”, na V Mostra de Dança de Florianópolis.
08/1997 O Grupo Ribalta é convidado para abrir o Festival de Dança do Mercosul, na Argentina.
04/1998 Temporadas no Rio de Janeiro com o espetáculo “Relações...Eternas Relações”, no Teatro Ziembinski e no Teatro Cacilda Becker, através da Programação Cultural FUNARTE.
06/1999 Estréia do espetáculo infantil “Cinderela e suas incríveis irmãs”, no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
Apresentação de “Desmistifitango”, no mesmo local.
07/1999 Temporada do espetáculo infantil “Cinderela e suas incríveis irmãs”, no Teatro Cacilda Becker.
Apresentações de “Desmistifitango”, no Ciclo Movimento de Dança, na Caixa - Teatro Nelson Rodrigues.
08/1999 Apresentações de “Desmistifitango”, no Teatro João Caetano (abertura do espetáculo da Cia. Lúmini).
10/1999 Participação no Circuito Carioca de Dança com “Relações...Eternas Relações”, no Teatro Elza Osborne.
08/2000 “Cinderela e suas incríveis irmãs” é premiado no Festival de Teatro Infantil de Blumenau.
Temporada do espetáculo “Cinderela e suas incríveis irmãs”, no Teatro Henriqueta Brieba, no Rio de Janeiro.
11/2000 “Desmistifitango” integra a programação do Dança Aberta Centro Cultural, da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.
Participação no Festival de Dança de Curitiba, com o trio “Segredo”.
12/2000 Apresentação de “Cinderela e suas incríveis irmãs”, no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro.
05/2001 Participação na Programação Cultural do SESC Ramos com a coreografia “Aformamorfa”.
11/2001 Temporada do espetáculo “Distorções”, no Teatro Cacilda Becker.
03/2002 Apresentação do solo “Distorções”, no VI Festival Internacional de Solos de Dança-Teatro de Stuttgart, na Alemanha.
06/2002 Apresentações do espetáculo “Distorções”, no III Circuito Carioca de Dança, no Teatro do Jockey.
07/2002 Temporada do espetáculo “Distorções”, no Teatro Ziembinski.
08/2002 Apresentações de um fragmento do espetáculo “Distorções”, no VI Festival Nacional Curta Dança de Sorocaba, conquistando os prêmios de melhor espetáculo, melhor bailarino e melhor bailarina.
06/2003 Apresentações do duo “De Repente a Repente”, na XI Mostra Internacional de Dança de Florianópolis.
07/2003 Apresentação do duo “De Repente a Repente”, no IV Circuito Carioca de Dança, no Teatro do Jockey.
03/2004 Apresentação de “Distorções” e “Secaatingadaguardente”, na Coletiva de Dança, no Teatro Cacilda Becker.
04/2004 Apresentação de “Distorções”, na mostra de solos realizada no Centro Cultural Suassuna.
04/2004 Apresentação do espetáculo “Lapsos”, no “Festival UNIPAR de Dança Contemporânea” – PR.
07/2008 Estréia do espetáculo “Santa...EU?!”, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus – Vinhedo – SP.
03/2009 Apresentação do Monólogo de dança teatro “Santa...Eu?!” no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
05/2009 Apresentação do Monólogo “Santa...Eu?!” na Casa da Gávea – RJ (www.santaeu.com.br).
04/2010 Pré Estréia da Turnê no Sul – Monólogo “Santa...Eu?!” na Ilha dos Pescadores – RJ.
05/2010 Turnê com o Monólogo “Santa...Eu?!” na região Sul, com apresentação nas seguintes cidades:
Sombrio – SC – Sombrio Tênis Clube
Araranguá – SC – Teatro Célia Belizário
Arroio do Sal – RS – SAAS
Criciúma – SC – Teatro Municipal Elias Angeloni
Santa Rosa do Sul – SC – Clube Cruzeiro
Torres – RS – ULBRA
Porto Alegre – RS – Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana
07/2010 Temporada de quatro meses no Teatro Bibi Ferreira – São Paulo.
04/2011 I Festival Internacional de Danza em Comas (Lima Peru)