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ERIVELTO VIANA

Erivelto Viana é artista e produtor cultural nos campos da dança contemporânea, teatro e performance. Fez parte dos importantes grupos e companhias artísticas  representando o Maranhão nos principais festivais do pais. Arte-educador em formação pela UFMA. Integra desde 2009, o BemDito Coletivo de São Luis. Formado por artistas com históricos profissionais variados que busca em suas diferenças, uma relação que os una no encontro do coletivo e tem como objetivo is.

O trabalho dos "BemDitos" reflete sobre questões relativas a arte, o corpo, a atualidade, política, humor, cultura com o objetivo de produzir, compartilhar e difundir processos gerados a partir do dialogo com o outro e suas experiências com Dança, Teatro, Artes Visuais, Letras, Artes Marciais, Fotografia e etc. E nesse ambiente hibrido possibilitar uma visão critica sobre a cidade, o mundo e a arte contemporânea.
sociabilizar os resultados através da montagem de espetáculos, realização de oficinas, encontros e parcerias com comunidades e o publico em geral.

Atualmente faz parte do Núcleo de Treinamento em Dança Pessoal do LUME – Núcleo de Pesquisa Teatral da UNICAMP ministrada por Carlos Simione com mais 15 participantes (Estados Unidos, Costa Rica, Panamá e Brasil). E desenvolve o projeto TRAVESQUEENS, em parceria com Elielson Pacheco (PI) e Ricardo Marinelli (PR) contemplado com o Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de fomento a Dança, edição 2009/2010. Com 4 residencias: Teresina, São Luis, Curitiba e Rio de Janeiro e estréia para novembros de 2011.

Histórico

 

Iniciou seus estudos em São Luis no ano de 1993, em oficinas de sensibilização, preparação corporal e interpretação teatral ministradas por Urias de Oliveira e teatro de bonecos com Beto Bittencourt, na mesma época começou a estudar balé clássico o Studium Ballet Olinda Saul e mais tarde com Antonio Gaspar no corpo de baile do Teatro Arthur Azevedo.

 

Em 1996 na Cia. Opera Brasil pesquisamos as danças e manifestação popular maranhense (o bumba-meu-boi), dando origem a opera boi “Catirina”, e popular brasileira em 1999 (coco, xaxado, caboclinhos, maculêlê, afro, ciranda e outras) resultando no espetáculo “Nordestenamente”, com temporada em Brasilia e em cartaz por dois meses no Rio de Janeiro.

 

Em 1998, junto com outros profissionais, fundou a Pulsar Cia. de dança que representou o Maranhão nos festivais: Festival Internacional de Dança da Amazônia (PA); IV e V Festival de dança de Recife (PE); Passo da Arte (SP); Artes de março (PI); Festival de dança de Joinville (SC).

 

No final de 1999 participa da criação do espetáculo “Uma Linda Quase Mulher”, em cartaz há 12 anos.

 

Em 2000 participou da ópera “O Escravo”, passando por Belo Horizonte, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Mossoró e São Luis.

 

Desde o inicio de sua carreira iniciou o treinamento “Corpo, Expressão e Movimento”, com Urias de Oliveira que em 2001 fundam a Tapete Criações Cênicas com o objetivo de pesquisar a dramaturgia do ator/bailarino utilizando a coleta de material pré-expressivo, nesse estudo criaram os espetáculos “Galateia Club” e “IÂO – O caminho dos Mistérios” (pesquisa acerca da mitologia afro) em 2004.

 

Em 2002, foi selecionado para um intercâmbio com Denise Stoklos criadora do Teatro Essencial para o projeto “Solos do Brasil” em São Pulo (SP).

 

Desde 2003 mantém intercâmbio com o LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatral da Unicamp - (SP), onde fez os cursos: Treinamento Técnico do Ator; Metodologia do Ator; Treinamento Energético;  O Corpo Multifacetado; O Ator na Rua; Dança Pessoal para o trabalho do ator.

 

Em 2004 reativa Santa Ignorância Cia. de Artes, onde foca o seu trabalho artístico na performance do ator-bailarino e a experiência como produtor.

 

Fazem parte do seu currículo os espetáculos: O Menino Invisível (1995), O Rapto das Cebolinhas (1996), Catirina (1998), Nordestenamente (1999), Uma Linda Quase Mulher (1999), Encantos (1999), O Escravo (2000), Galateia Club (2001), Os Sonhos de Tom e Téo (2002), Alice no País das Maravilhas (2003), O Boi e o Burro No Caminho de Belém (2006), O Cavalo Transparente (2009).

 

Oficinas, cursos e festivais: “Performance e cena contemporânea” - Samira Brandão (SP); “Ampliação do repertório gestual” - Túlio Guimarães (DF); Encontro Norte Sul da Petrobrás com companhias do Rio Grande do Sul, Palco Giratório – SESC; Teatro Bufon (ARG); “A produção Criativa do Ator” – Luis Carlos Vasconcelos (RJ); “Oficina de Clown” – Adelvane Néia (SP); “Teatro Físico” - Fernanda Branco/ Debora Colker (RJ)

 

Ultimas Participações:

 

“Rumos Itaú Dança Bahia”, Salvador (BA) em maio de 2008; Próximo Ato (encontro internacional de teatro Rumos Itaú Cultural, Recife (PE) em abril de 2009; Intercambio de Improvisação e Performance com Zeynep Gunsur (TUQ) no Colaboratório do Núcleo de Criação do Dirceu, Teresina (PI)- 2009. Curso de Dança Pessoal com Carlos Simione – LUME - em Fevereiro de 2010, Campinas (SP); Mostra de Processos Rumos Dança (SP) em março de 2010. Oficina Butoh – MA com Tadashi Endo, em maio de 2010, São Luis (MA).

 

Fez parte da Comissão Artística do Teatro Arthur Azevedo onde juntamente com outros artistas criou a Semana do Teatro no Maranhão e a Semana Maranhense de Dança, organizando e executando as quatro primeiras edições.

 

Produziu no Maranhão:

 

“Oficina de Clown” – Adelvane Néia (SP); “A produção Criativa do Ator” – Luis Carlos Vasconcelos (RJ); “O Teatro da Crueldade” – Mauricio Abud (SP); Desde 2008 executa o “Conexão” principal festival de dança contemporânea do Maranhão que em 2011 chegou em sua terceira edição e já contou com Kleber Lourençe (PE), Jorge Alencar (BA), Tadashi Endo (Japão), Núcleo de Criação do Dirceu (PI), Desaba (SP), Coletivo Couve-Flor (PR), Vanilton Lakka (MG), Janko Navarro (Costa Rica), Projeto DR (SP), Cristian Duarte (SP), Carlos Simione e LUME Teatro (SP) e outros.