Iniciei o trabalho como
intérprete/pesquisador/criador, em 1990, junto a Cia Alaya Dança, dirigida pela
diretora/coreógrafa/educadora Lenora Lobo, onde participei dos processos de pesquisas
de movimento, preparação corporal, coordenação de produção e em algumas vezes
da direção e coreografia (como assistente), dos produtos cênicos gerados nesse
núcleo de investigação em dança (“Ilusões” – 1992; “Frevendo” – 1993; “... e
sonha Lobato” – 1996; “Origem” – 1998; “Primata Terra” – 2000; “Máscaras” –
2001; “Celebrare” – 2002; “Matracar” – 2004; “Alaya Dança Vinte em Cantos –
2010”); I, II, III, IV e V Mostra de Intérpretes-Criadores” - 2000, 2001, 2003,
2007, 2010. Participei do processo de sistematização do método de formação de
intérpretes-criadores, intitulado “Teatro do Movimento”, cujo livro foi lançado
em 2003 por Lenora em parceria com a doutora em dança Cássia Navas.
No trabalho junto com a Cia Alaya Dança
dediquei-me à pesquisa e desenvolvimento de uma movimentação própria, capaz de
expressar diversos conteúdos com intenção e clareza, dando ênfase à
investigação de determinados nichos ou “topologias específicas” (NAVAS, 1999)
do universo cultural do Brasil. Nesse sentido, tem se aproximado do que a
citada autora chama “nova dança de brasilidades”.
Após estudos no Laban Centre – London
(1997/98), por meio do Programa Virtuose-Bolsa Cultura, conferido pelo MinC, iniciei
um processo de investigação sobre as possibilidades de interações entre vídeo e
dança teatral. Tal propósito instigou a geração de várias partituras dançantes
como a do solo “Memórias de uma imagem viva”, em 2000. Com estreia em Brasília,
na I Mostra de Intérpretes Criadores do Núcleo Cia Alaya Dança, esse solo circula
por São Paulo, Florianópolis, Uberlândia, Campinas, Natal. Em 2003, em parceria
com Júlio César Campos, o trabalho “Marte com S” tem sua estreia na III Mostra
de Intérpretes Criadores, sendo apresentado também no evento “Dança em Pauta”,
promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, em 2006. Neste
mesmo ano é promovida a estreia do espetáculo “Como você quer?”, realizado em
parceria com a programadora de computadores e compositora musical Valéria
Fajardo. Essa composição integrou a programação do Festival Internacional da
Nova Dança - Brasília (2006). Em 2007 estréia o espetáculo “Água” em parceria
com Lenora Lobo e com colaboração de Neuza Deconto. Em 2008, realiza o projeto
de arte-educação “Água nas Escolas”, atendendo alunos e professores da Rede
Pública do DF, tendo como referência cência o espetáculo “Água”. Em 2010
estréia o trabalho “Róseo-amarelo-alba em ângulos voadores”, integrando a V
Mostra de Intérpretes Criadores do Núcleo Alaya Dança.
Ao
longo desse período também tenho me dedicado:
- aos processos de formação em dança/teatro
(coordenando o Curso Seqüencial de Dança da Faculdade Dulcina de
Moraes-2000/2001, onde também tenho ministrado, desde 2008, disciplinas de
corpo e movimento e oficina básica de dança nos cursos de graduação e licenciatura
em teatro; ministrando cursos e workshops do Método “Teatro do Movimento” em
Brasília, São Paulo, Natal e Uberlândia);
- à colaboração na direção e/ou coreografia de
trabalhos de dança: “Profundo Dia Azul” (1998) do Núcleo de dança Basirah; “Dançar:
muito além do princípio do prazer”, proposição
prática da Dissertação de Mestrado de Márcia Almeida, Brasília, DF (Dez./2002);
“No Princípio”, em (2010), dirigido por Soraia Silva.
- à concepção e interpretação de performances sob o
formato de exercícios de improvisação como “Exercício sobre a leveza” (2006),
“Exercício sobre ponto e linha - Uma homenagem à Kandinsky” (2007) e “Exercício Brasiliensis nº 1 – Numa vastidão
de Cerrado desenha-se um vôo modernista” (2008);
- à participação em diversos worhshops e performances
com proeminentes nomes da dança, como a vídeomaker holandesa Angélika Oie,
Jordi Cortez Molina, Graziela Rodrigues, Angel Vianna, entre outros.
Atualmente integro o Programa de Pós-graduação em Artes da UnB,
desenvolvendo pesquisa na área de processos composicionais para a cena,
enfocando as possibilidades do uso de projeções de imagens em trabalhos de
dança.
Referências: NAVAS, Cássia. Dança e Brasilidade, novos ventos. Revista
D’Art, São Paulo, n.5. 1999.