Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

Eliana Carneiro tem uma longa trajetória no universo da dança-teatro, onde o corpo, aliado à palavra, à arte de contar histórias, à música, aos bonecos e ao video, se integram com genuinidade e criatividade.

Em 1996 surge seu primeiro espetáculo de dança-teatro para crianças “Bamboo” e também o grupo Os Buriti, explorando dimensões ritualísticas do dançar com inspiração na fusão da nossa cultura indígena e afro brasileira.

Depois vieram mais espetáculos que mergulharam na literatura de cordel, “Lampião no Céu”; em mitos milenares orientais “Inana a Grande Mãe”; nas lendas brasileiras e contos populares de outros países “O Marajá Sonhador”, “A Menina que veio do Céu” e “Varal de Histórias”. Espetáculos que dialogam com bonecos, com o cinema, o canto e a música, como em “Cordas e Contos”. Com palhaços e bonecos, e que interagem com o público como “Lia de Manaká e suas histórias” e “Trilogia de Gênios da Música.

Eliana começou a escrever e ilustrar histórias fantásticas e mágicas que nos remetem a esses mundos simbólicos, multiculturais e arquetípicos. Mas o corpo, a expressividade do gesto, a arte do encontro pelo movimento, sempre conduzem suas pesquisas, inclusive em arte educação como no seu livro “O Pequeno Manual de Corpos e Danças” (Prêmio Klaus Vianna 2006).

Seu trabalho prima pelas belas  histórias e concepção plástica, apurada expressividade corporal, as refinadas trilhas ao vivo e os criativos programas – libretos que ela mesma escreve e ilustra e que, depois, viram livros  como: “O Marajá Sonhador”, “Lampião no Céu”- que recebeu o Prêmio Selo de Altamente Recomendável da FNLD, “O livro das Pequenas Grandes Perguntas”, e o “Pequeno Manual de Corpos e Danças” com DvD – para arte-educadores. Em cinema e video dirigiu e roterizou o curta “Capitão Nazo”, o videodança “Doutora Seemens” e a série de 12 video-clips “Todo Tipo de Gente” para o Indica – Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo o crítico do estado de S.Paulo, Dib Carneiro : “seu corpo fala...Craque da expressão corporal, a bailarina e pesquisadora Eliana Carneiro, de Brasília, faz impecável trabalho de contadora de histórias, mesclando coreografias delicadas e um impressionante cuidado gestual...”

Em 2010 criou e coordenou a Caravana Buriti - Arte, Educação e Saúde na Estrada apresentando espetáculos de dança–teatro, bonecos, e ministrando oficinas de arte educação em 10 municípios do Centro –Oeste por 3 meses com o seu grupo Os Buriti. Em 2012 a Caravana Buriti segue durante todo o ano realizando mais de 250 espetáculos-oficinas em 11 cidades satélites de Brasília. Atualmente, circula com a Caravana e seu solo de dança teatro:Imagens do Sagrado-Blima

Mais informações de sua trajetória e criações  nos sites:

 www.osburiti.com.br

www.elianacarneiro-arte.blogspot.com

Canal no youtube: Eliana Carneiro Teatro & Dança 

Canal no youtube : Os Buriti

osburiti@gmail.com

11-91071880/61-91071294