A pesquisa da coreógrafa Sheila Ribeiro atua na transversalidade de disciplinas e campos de conhecimento desenvolvendo na dança contemporânea, a singularidade de seu trabalho. Seu trabalho coreográfico inclina-se ao tratamento da ilusão e da manipulação do desejo no âmbito da comunicação da metrópole e de questões pós-coloniais. As obras tratam a condição contemporânea (status da pessoa, dinâmicas de poder, cultura digital, globalização etc.) e instigam novas percepções, transformações e ações.
Seu trabalho ganhou grande repercussão européia a partir de 2001, apresentando-se nos festivais: DANCEWEB (Viena), incluída no Hall of Fame – (http://www.dancewebeurope.net/index.php?id=32); Kunsten Festival des Arts (Bruxelas); Montpellier Danse (Montpellier), e na Noruega, no Kunstnernes Hus / BIT Teatergarasjen (Oslo); entre outros.
Desde que retornou ao Brasil, o foco de dona orpheline / Sheila Ribeiro é o desenvolvimento da área da dança com foco em descentralizar eixos de mercado, apostando no investimento da cultura no eixo que compreende a América Latina, e sua aproximação com os mundos Árabe e Asiático, fugindo do mercado central que condiciona a percepção estética.
A companhia dona orpheline/sheila ribeiro foi fundada
- Repertório autoral
2008 INSIGNIFICANTE com Carlos Eduardo Nogueira, (proposta para a FUNARTE), Brasil
2007 ORGANIZADOR DE CARNE com músicos do Turbo Trio, Lado 2 estéreo, Brasil
2003 O PRIMEIRO VERDADEIRO CLONE HUMANO, Canadá, França, Bélgica, Noruega
2003 SHOWS, Brasil
2003 FÉRIAS, França
2002 PAY HERE, Canadá, França, Bélgica e Noruega
2002 LEGENDA DIET (vídeo), com Edgar Scandurra e Benoit Lachambre. Brasil, Canadá e Portugal
2001 LEGENDAS DIET, com Edgar Scandurra e Bénoit Lachambre. Brasil e Canadá
1999 LIQUIDAÇíO TOTAL: GENTE USADA E BARATA, Brasil e Canadá
1998 LES QUERELLES DE
1995 SETE VIDAS PARA SETE GATOS, Brasil
1994 EU AMO A MARIA LÚCIA, Brasil
1993 COMIDA NO LIXO (vídeo), Brasil
1992 COMIDA NO LIXO, Brasil
- dona orpheline/Sheila Ribeiro em colaboração
2006 SANDMANN com Massimo Canevacci, antropólogo italiano, e Arrigo Barnabé. Brasil e Japão
2002-2005 100 RENCONTRES* com Bénoit Lachambre, coreógrafo canadense. Canadá, França, Bélgica, Noruega
2004 KILLING AN ARAB com Joe Hiscott. Brasil, Canadá e Portugal
2000 FLEA MARKET: WE ARE USED AND CHEAP (vídeo) com Sophie Deraspe. Brasil, Canadá e Áustria
- Coreografias em encomenda
2009 UM DENTE CHAMADO BICO para Grupo Dimenti (criação prevista), Salvador/Brasil
2008 LUGAR PRA FICAR EM PÉ para Núcleo de Criação do Dirceu (em criação), Teresina/Brasil
- Sheila ribeiro no cinema (atriz)
2007 Rechecher Victor Pellerin (Sophie Deraspe, Canadá) – longa metragem.
Por alguns produtores MOMA (New York)
2006 Telephone (Joe Hiscott, Canadá) - curta-metragem
2000 Love Bites (Joe Hiscott, Canadá) - curta-metragem
1999 The ring (Tamas Wormser, Hungria) - curta-metragem
- Bolsas e Prêmios
2008 Conseil des Arts et des Lettres du Québec, turnê Sandmann, Tóquio
2007 Rumos Itaú Cultural Dança, prêmio com a obra organizador de carne
2005 Vidéographe, produção de vídeo-dança - não acredito que sou eu
2004 Canada Council for the Arts, roteiro de vídeo-dança - não acredito que sou eu
2003 Canada Council for the Arts, residência coreográfica
2003 Office Québec Amérique pour
2003 Conseil des Arts et des Lettres du Québec, pesquisa e criação coreográfica - Show
2001 Office Québec Amérique pour
2000 Danceweb Internationale tanzwochen Wien, residência coreográfica - diet Subtitles
2000 Conseil des Arts et des lettres du Québec, bolsa de viagem Viena - diet Subtitles
1999 Canada Council for the Arts, produção de vídeo-dança - Flea Market : we are used and cheap
1993 Movimentos de Dança - Sesc Consolação, pesquisa em novas linguagens - Comida no lixo
1992 CNPq - iniciação científica - deusa ou animadora de festas
- Residências
Society for Arts and Technology/Montreal/2005 - 100 rencontres
Parc de
Le Antipodes, le Quartz, Brest/2003 - 100 rencontres
Caleidos Arte e Ensino – São Paulo/2003 - Show
- Formação Acadêmica e Trabalhos Didáticos
2008 Organizadora e autora do livro “Perfis coreográficos” em colaboração com os coreógrafos Wagner Schwartz e Marcelo Evelin (em desenvolvimento)
2008 École Supérieures des Arts Décoratifs de Strasbourg - Professora convidada
2007 Autora colaboradora do livro Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia
2007 Aula no curso Artes do Corpo a convite da profª. e crítica de dança Helena Katz, PUC – SP.
2007 Aula no curso de Arte e Tecnologia, a convite da profª. Maíra Spanghero, PUC – SP.
2006 Publicação “Insignificante – Third Life” – revista Avatar Xl, Roma.
2005 Palestra “Corpo Virtual: a comunicação visual e a esterilização da dança”, Dance and the Human Rights, Congress on Research in Dance (Congresso de Pesquisa em Dança), Universidade do Arizona (EUA) e Universidade de Quebec em Montreal (Montreal), Montreal.
2003 Conferência “Être en même temps colonisateur et colonisé – des sujets liés à la pratique artistique brésilienne et son approche esthétique, sémiotique et du pouvoir” (Ser ao mesmo tempo colonizador e colonizado – sujeitos ligados à prática artística brasileira e sua aproximação estética, semiótica e poder), FIND – Festival International de Nouvelle Danse, Montreal
2003 desde 2000 Professora do Depto de Cinesiologia da Universidade de Montreal
2002 Mestre em Dança pela Université du Quebéc à Montréal
1996 Especialização em Antropologia, História da Arte e Comunicação Social. UNICAMP
1995 Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Unicamp
- Produções nacionais e internacionais 1992-2008
Brasil
- I Mostra de Dança da Fundação Macaé de Cultura (Rio de Janeiro)
- I Seminário Interno do Depto. de Arte Corporal da UFRJ (Rio de Janeiro)
- 7ª Mostra Internacional de Curtas de Belo Horizonte (Belo Horizonte)
- Agita Rebouças - Residências Culturais (Curitiba)
- Caleidos Arte e Ensino (São Paulo)
- Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento (Curitiba)
- CIM - Centro de Investigação do Movimento (Curitiba)
- Condança (Porto Alegre)
- Confraria da Dança (Campinas)
- Dança em Pauta - Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo)
- Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Joinville)
- Estúdio Move - Teorema (São Paulo)
- Festival de Dança do Recife (Recife)
- Festival de Inverno de Campina Grande (Campina Grande)
- FUNARTE (Rio de Janeiro)
- Itaú Cultural - Memória do Futuro – (São Paulo)
- Mostra Brasil - Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro)
- Mostra Migrações - Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro)
- Panorama de Dança (Rio de Janeiro)
- Projeto Olho Vivo (Curitiba)
- Rumos Itaú Cultural Dança 2007 (São Paulo)
- SESC Paulista – Fetichismos Visuais (São Paulo)
- SESC Pompéia – Corpoinstalação (São Paulo)
- SPA - Semana de Artes Visuais do Recife (Recife)
- Teatro Cacilda Becker (Rio de Janeiro)
- Teatro Next (São Paulo)
- Teatro MJPII – Núcleo de Criação do Dirceu (Teresina)
- Usina (Brasília)
Canadá
- CORD - Congress On Research In Dance (
- Festival Soyons Folichons (
- FIFA - Festival International des Films sur l"Art (
- FIND - Festival International de Nouvelle Danse (
- FTA - Festival Théâtre des Amériques (Montreal)
- Théâtre
- Society for Arts and Technology (
Argentina
- VII Festival Internacional de Video Danza de Buenos Aires (Buenos Aires)
- El Cruce -Encuentro de Nuevas Tendencias en las Artes Escénicas Contemporáneas (Rosario)
Áustria
- DANCEWEB - Internationale Sommertanzwochen Wien (Viena)
Bélgica
- Kunsten Festival des Arts (Bruxelas)
França
- Festival Les Antipodes/Le Quartz (Brest)
-
- Parc de
- Montpellier Danse (Montpellier)
Japão
- Super-Deluxe (Tóquio)
Noruega
- Kunstnernes Hus / BIT Teatergarasjen (Oslo)
Portugal
- FRAME - Festival Internacional de Vídeo-Dança (Portugal)
Patrocínios e apoios – privados/públicos
- As empresas Bell-Canada, Alcan e Caisse de Dépôt et Placement – Capital (banco empresarial do Quebec/Canadá);
- O governo canadense: CAC – Canada Council for the Arts, CALQ - Conseil des Arts et des Lettres du Québec, Consulado Geral do Canadá
- O governo brasileiro: pela Secretaria do Estado de São Paulo e Funarte 2001
- Atividades recentes 2007/2008
Novas criações coreográficas
“Lugar para ficar em pé” - projeto coreográfico para o Núcleo de Criação do Dirceu, Teresina,
“Um dente chamado bico” em Salvador composta para a cia. de dança Dimenti;
“INSIGNIFICANTE” com Carlos Eduardo Nogueira.
- Obras em circulação
“Sandmann”
UFBA – Escola de Dança (Salvador) a convite das Profª Fabiana Dutra e Profª Dulce Aquino
Seminário Performático Fetichismos Visuais - Sesc Avenida Paulista (São Paulo);
Super-Deluxe (Tóquio);
I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem - Universidade Federal do Ceara (Fortaleza).
“Organizador de Carne”
Teatro de Tayouneh - SHAMS (Beirute – programado).
Festival Rumos Dança 2007- Itaú Cultural (São Paulo)
Teatro JPII – Núcleo de Criação do Dirceu (Teresina)
Exposição Memória do Futuro- Itaú Cultural (São Paulo)
Corpo Instalação - Sesc Pompéia (São Paulo).