Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

Formação Acadêmica e Experiência Profissional

 

Pesquisadora, professora e artista Maria Sofia Villas-Bôas Guimarães (Suki VB Guimarães) é Doutora e Mestre pelo Programa de Artes Cênicas da UFBA, licenciada em Dança\Ufba e Especialista em Socioeducação\UCSAL. 

Traz em sua trajetória experiências em criação, produção, educação e gestão na Área das Artes, com ênfase em Dança.  Com atuação expressiva na Bahia como dançarina e coreógrafa, também atuou em São Paulo no início dos anos 80. Sua trajetória ainda contempla criação de projetos, curadorias para programas de Dança, participação em bancas e comissões de seleções para Universidade e editais públicos de cultura, além de orientações acadêmicas e outras atividades. Em seu currículo constam ainda magistérios exercidos na Escola de Dança da UFBA, na Escola de Dança da FUNCEB, na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e em diferentes cursos livres na Bahia e em São Paulo.

No âmbito da mobilização social é um dos criadores e articuladores do Fórum de Dança da Bahia, membro (eleito) do colegiado de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais, onde representa o Nordeste (2009-2012) e membro do Fórum Nacional de Dança. Esteve também no Movimento de Intercâmbio Artístico-Cultural pela Cidadania (1996-2002) e na Representação Regional da Dance and the Child International - capítulo Bahia/Brasil (2000-2003).

Atualmente, pesquisa a emergência da dança contemporânea no Brasil, seus processos de organização político-cultural e sua produção artística em configurações históricas. É idealizadora do LabMemDança.Ba, centro de estudos e práticas voltado para registros e estudos da memória e produção da Dança na Bahia. Também está interessada nas conexões entre arte e educação e suas inserções em Salvador\Bahia. Neste contexto, e como desdobramento deste interesse, idealizou e tem colocado em ação o Projeto Cardápio Cultural (2010-2011), que visa mediar a relação entre arte e escola, ativando núcleos permanentes de arte e cultura nas unidades do Centro Educacional Carneiro Ribeiro\Escola Parque, em Salvador.

Artísticamente desenvolveu trabalhos na área da Dança em suas interfaces com as Artes Visuais, o Teatro, a Música, e a Performance. Tem também atuado como pesquisadora para os filmes Avant-Gard na Bahia (em processo) e Escutando Tom Zé (em fase de finalização).

Salvador, 27 novembro de 2012

Maria Sofia VB Guimarães