Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

Natural de Brasília, filha do compositor e maestro Claudio Santoro e da coreógrafa Gisèle Santoro, iniciou seus estudos de dança aos 7 anos com sua mãe na Alemanha.

Regressando em 1978 à Brasília, ingressou aos 16 anos por concurso no Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Tendo participado de vários cursos de aperfeiçoamento no país e exterior (EUA, França, Alemanha, Itália), obteve em 1982 uma Bolsa de Estudos de 2 anos do Governo Soviético para a Escola Coreográfica Estatal de Ballet de Kiev, onde trabalhou sob a orientação pessoal de Galina Kirilova (1ª Bailarina do Kirov e aluna de Vaganova).

Finalizados seus estudos, atuou como 1ª Bailarina Convidada na montagem de Paquita por Eugenia Feodorova (Rio de Janeiro), como solista convidada da Ópera de Ulm (Alemanha), do I Balletti di Susanna Egri (Torino, Itália) e do Ballet Teatro Producciones (Asunción, Paraguai), onde inclusive representou o Brasil na I e II Galas Latino-americanas de Dança (86 e 88) e ministrou, por diversas vezes, cursos de aperfeiçoamento.

1ª Bailarina - por concurso - do Ballet de Brasília participou de inúmeras montagens do grande repertório clássico e de obras contemporâneas de 1985 a 1987, quando recebeu uma Bolsa do CNPq para pesquisar repertório, como intérprete e ensaiadora, em importantes centros mundiais, como a Staatliche Ballettschule Berlin (sob a orientação do Prof. Martin Puttke), o Centro di Studi della Danza em Torino (com Susanna Egri) e na Akademie des Tanzes da Staatliche Hochschule für Musik Heidelberg-Mannheim, da qual foi, posteriormente, professora contratada por 3 anos, sendo responsável pela classe de Repertório.

Solista do Nationaltheater Mannheim (Alemanha) até 1991, onde interpretou vários papéis especialmente criados para ela, foi (de 1992 a 2005) 1ª Bailarina, Maître de Ballet Assistente do Theater Magdeburg e Professora da Escola de Ballet do Theater Magdeburg, onde realizou, junto à Direção, um trabalho como intérprete e ensaiadora - na criação de um repertório novo - e como pedagoga - na formação de jovens bailarinos, sendo, igualmente, responsável pelos ensaios do corpo de baile infanto-juvenil nas produções deste mesmo Teatro. Em reconhecimento à sua atuação, recebeu o Prêmio de Estímulo a Jovens Artistas, criado para homenagear a mais destacada personalidade em cada área (Dança, Música, Teatro) do Theater Magdeburg.

Coreografou inúmeros ballets para a Escola de Ballet e para a Companhia do Theater Magdeburg, como Stabat Mater (Pergolesi), Klavierkonzert (Santoro), Dichterliebe (Schumann).

Em 2004 foi convidada para dirigir e remontar, junto com Irene Schneider, a montagem do ballet O Lago dos Cisnes no Theater Magdeburg.

Tem participado como professora, solista e assistente de direção do Seminário Internacional de Dança de Brasília (de 1991 a 2011).

Obteve em 1998 excepcional sucesso interpretando Alma, na estréia mundial da ópera Alma de Claudio Santoro, no II Festival de Manaus.

Entre seu repertório, destacam-se: Giselle (Giselle e Myrta), D.Quixote (Kitri e Mercedes), O Quebra-Nozes (Marie), A Bela Adormecida (Fada Lilás), Paquita; os grandes Pas de Deux do repertório internacional, assim como Pas de Deux de criadores de nossa época, como Uwe Scholz e MacMillan; e as obras contemporâneas (criações) com coreografias de Irene Schneider, Joachim Gerster e Carlos Vilán.

Indicada Cidadã do Ano 2002 de Magdeburg, pelo trabalho realizado na área da dança.
Foi fundadora, diretora e organizadora do Festival Internacional de Escolas de Dança, realizado de 2000 a 2004 na cidade de Magdeburg (Alemanha).

Coreografou em 2006 "Cartas de Mozart", produção com Lilian Barreto, para 1ª bailarina do Kirov Maya Dumchenko – CCBB Brasília e Sala Cecília Meireles Rio de Janeiro. Em 2007, o “2° ato Quebra-Nozes” para o encerramento do Seminário Internacional de Dança com OSTNCS, 2007 – “O Quebra-Nozes” versão completa a convite de Dalva Lazaroni, secretária de cultura de Duque de Caxias (Rio de Janeiro). Em 2008, “A Flauta Mágica” direção cênica da Ópera a convite do Maestro Silvio Barbato realizado pelo projeto SESC Sinfonia Brasília. Em 2011 “O Quebra- Nozes” versão completa para “Arte.Dança” Florianópolis e 2012 assistente de montagem da versão de Yelena Pankova da “Bela Adormecida” para o Teatro Nacional da Croácia Split. Foi responsável pela coreografia da Ópera “Carmen” pelo II Festival de Ópera de Brasília. Coreografou o ballet “O Quebra-Nozes” a convite da OSTNCS em 2012.

Maître de Ballet convidada no Brasil das companhias Cisne Negro Companhia de Dança, Companhia de Dança Deborah Colker, Ballet da Cidade de Niterói e do Ballet do Teatro Municipal Rio de Janeiro, onde foi, em 2007 e 2008, responsável pela remontagem de “O Lago dos Cisnes” na versão de Yelena Pankova e no exterior do English National Ballet School, Oper Leipzig, Oper Hannover, Badisches Staatstheater Karlsruhe, Hessisches Staatstheater Wiesbaden, Mainfranken Theater Würzburg, Theater Nordhausen, Balletschule der Wiener Staatsoper e Teatro Nacional da Croácia Split.