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Beatriz de Almeida iniciou seus estudos no Rio de Janeiro com Slava Goulenko, tendo feito cursos de aperfeiçoamento com Tatiana Leskova e Eugenia Feodorova. Em setembro de 1976 passa a fazer do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A convite de Márcia Haydeé, ingressa, em novembro de 1978, no Ballet Stuttgart, Alemanha, uma das maiores companhias de dança do mundo, transformando-se, a partir de 1980, em solista da companhia. Em 1985, a convite de Uwe Scholz, integra o Ballet de Zurique, Suíça, como primeira bailarina, retornando a Stuttgart em 1987. Seu repertório inclui grandes clássicos da dança como Lago dos Cisnes, Megera Domada, Eugene Oneguin, A Bela Adormecida assim como obras neoclássicas como Voluntaries, Sagração da Primavera, Criação do Mundo e Sétima Sinfonia de Beethoven (criado especialmente para ela pelo coreógrafo Uwe Scholz). Trabalhou com consagrados coreógrafos e grandes bailarinos com Maurice Bejart, Glen Tetley, Jiti Killian, William Forsythe, Uwe Scholz, Rudolf Nureyev, Fernando Bujones, Natália Makarova, Birgit Keil, Márcia Haideé, entre outros. Com o Ballet de Stuttgart, dançou nos mais famosos teatros do mundo como Ópera de Paris, Teatro Colon, Teatro Bolshoi, Kennedy Center, Metropolitan Opera House, e vários países do oriente como, Japão, China, Hong-Kong.

 

Em 1998, afasta-se de Stuttgart para retornar em definitivo ao Brasil, fixando residência em Campo Grande – MS, onde dirige, juntamente a sua irmã, Patrícia Almeida, o Estúdio de Dança Beatriz de Almeida, trazendo para seus alunos toda sua vasta experiência no mundo do ballet. Desde sua volta ao Brasil, foi artista convidada no Festival de Florianópolis, artista convidada, jurada e professora nos festivais de Joinville e Goiânia. Convidada por Suzana Braga (diretora artística do Ballet Teatro Guaíra) foi maitre de ballet desta companhia e artista convidada. Figura constante na Mostra de Corumbá, MS, onde se apresentou com Marcelo Misailidis, primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e Mark McClain, primeiro bailarino do Ballet de Stuttgart. Professora convidada em várias escolas de dança nas cidades de São Paulo (Studio 3), Rio de Janeiro (Cia. de Dança Deborah Colker e Grupo Cultural de Dança) e Dourados (Academia de Dança Maria Ester). Em maio de 2004, a convite de Richard Cragun     (Diretor Artístico do Corpo de Baile do TMRJ) participou da temporada de ballet como primeira bailarina e ensaiadora de “Sétima Sinfonia de Beethoven”. Como coreógrafa recebeu premiação de melhor coreografia da modalidade de Criação com o ballet “Concerto para dois violinos” e destaque coreográfico com o solo “Alegria”, na Bienal do Mercosul – Dança Macaé 2004, ballets dançados pelos alunos do Grupo Cultural de Dança.  Ainda em 2004 aceitou o convite para ser madrinha do projeto social denominado “Moinho Cultural”. Projeto desenvolvido pela iniciativa privada em conjunto com a prefeitura de Corumbá que leva arte, cultura e cidadania a 300 crianças de Corumbá e Bolívia.

 

Em junho de 2005 foi convidada para dançar uma gala em homenagem a Uwe Scholz em Leipzig, Alemanha. No ano seguinte foi jurada da 24ª edição do Festival de Joinville. Em abril de 2007 retornou a Leipzig a convite do diretor da companhia da Opera de Leipzig, Paul Chalmer, para remontar os ballets Septet, Tocata, Air e Stabat Mater, todos com coreografia de Uwe Scholz. Ainda esse ano, trouxe a bailarina Kioko Kimura, de Leipzig, para dançar na 7ª Mostra de Corumbá o dueto Stabat Mater. No início de 2008, viaja novamente à Leipzig para ensaiar o ballet Piano Concerto de Rachmaninoff.