SAYÔ PEREIRA - É Professora (RDIDP) na Escola de Comunicações e Artes - Departamento
de Artes Cênicas - da Universidade de São Paulo - ECA/ CAC/ USP. Membro do
Conselho de Graduação do Departamento de Artes Cenicas - CAC/USP, Membro do
Conselho do Programa de Pós- Graduação - PPGAC/ECA-USP, da Comissão da
Biblioteca da ECA, do Conselho Deliberativo do Teatro da Universidade de São
Paulo - TUSP, e do editorial da Revista Sala Preta do PPGAC-ECA/USP. Realizou
Pós-Doutorado (2007-2009) junto ao Instituto de Artes da UNICAMP, período que
atuou como professora-colaboradora, e também realizou estágio pós-doutoral na
Alemanha, ambos como bolsista da FAPESP. Doutora em Artes-Dança pela
UNICAMP/2007.Licenciada em Pedagogia da Dança pela HOCHSCHULE FÜR MUSIK-TANZ
/ KÖLN (2003). A convite da coreógrafa Susanne Linke, especializou-se na
FOLKWANG HOCHSCHULE- Essen (1985), escola dirigida por Pina Bausch . Foi
co-fundadora e bailarina atuante no Grupo Terra de Porto Alegre-RS (1981-84)
e Professora de dança na FUNDARTE/RS (1980-84). Na cidade de Essen -
Alemanha, onde fixou sua residência entre 1985 e 2004, trabalhou com vários
artistas de formação eclética, e também dançou e dirigiu suas próprias
produções como coreógrafa independente. Em 2004 recebeu do DAAD (Deutscher
Akademischer Austauchedinst/ German Academic Exchange Service) um Stipendium
para realizar pesquisa acadêmica no Brasil. É também coreógrafa, e consultora
para projetos em dança e dança-educação,onde 2007-2011, participou do projeto
da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo ( São Paulo faz Escola)
escrevendo para os Cadernos do Professor e do Aluno: ARTE Linguagens, Códigos
e suas Tecnologias- as atividades para a disciplina DANÇA - em todas as
series do Ensino Fundamental II e Médio. É autora do livro :- Rastros do
Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO - 2010/ Editora: Annablume.
Dirige o LAPETT - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanztheater -
ECA-USP( Grupo de Pesquisa com Certificação do CNPq) . Sua pesquisa transita
entre o processo criativo de obras cênicas com temáticas contemporâneas,as
memórias gravadas e inscritas no corpo do interprete cênico,e a análise de
gestuais, em associação com elementos encontrados no Tanztheater. |