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Formação

Bailarina, coreógrafa e arte-educadora, pós-graduada em Educação Artística na Faculdade Marcelo Tupinambá (1995). Formou-se em Terapias Corporais pelo CETAS (Centro de Estudo e Tratamento Alternativo para a Saúde/2002). Estudou Arte do Movimento no Laban Centre for Movement and Dance (UK/1988), e com Maria Mommensohn e Maria Duschenes, Teoria e Percepção Musical no CLIMA (Centro Livre de Música e Arte, 1985 - 1989), Dança Moderna – técnica Graham com Penha de Souza e Cláudia de Souza (1993/2006), Capoeira com Bartô Ferreira, desde 1997, e freqüentou diversos cursos e oficinas nas áreas de terapia pelo movimento, dança, teatro, música e educação. Como artista-orientadora do Projeto Dança Vocacional/SMC/DEC, vem participando dos ateliês de formação continuada do mesmo.


Pesquisa e criação

É criadora e membro do grupo Vozes Bugras, fundado em 2002, em parceria com Anunciação Rosa, o qual vem se apresentando em diversas cidades de São Paulo, pela Secretaria do Estado de Cultura, unidades do SESC, e eventos ligados à música regional e à mulher.

Também integra o Núcleo Orgânico Performático (NOP), núcleo experimental de percussão corporal e construção de instrumentos alternativos, fundado em 2004, a partir da extinta Orquestra Orgânica Performática de Stênio Mendes e Fernando Barba, com apresentações e oficinas em diversas unidades do SESC, e eventos ligados ao Meio Ambiente.

Pesquisa Música Espontânea e Movimento Expressivo, com base nos princípios da Dança Educativa de Rudolf Laban, e conceitos da filosofia oriental, como processo lúdico e terapêutico de integração psicofísica.

Em 2004 concebeu e coreografou “Aos 40 do primeiro tempo”, com Ciça Fonseca e Telma Cardoso, apresentado no Viga Espaço Cênico.

Em 2000, foi selecionada pela Bolsa de Apoio à Pesquisa Rede Stagium/SEC, com o Projeto Quase Pecado: “#1: Ensaio sobre a pele humana”, em parceria com Cristiana de Souza, e em 2001 conceberam e apresentaram Quase Pecado “#2: Invidia”.

Dirigiu a performance “Neanderthal”, para o Dia da Voz/2002, organizado pela Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

Atuou como intérprete-criadora do solo “À Margem da Serpente”, da coreógrafa e diretora Maria Mommensohn, apresentando uma série de leituras corporais do poema de Renato Gonda entre 1998 e 2000.

Fundadora do Grupo Paris 68 de Dança-teatro em 1991, em parceria com Claudinei Roberto e Sueli Andrade.


Participações e colaborações

Participa da Cia. Danças de Claudia de Souza, desde 1996, também colaborando na fundamentação da pesquisa de linguagem da companhia, fundindo elementos da capoeira e da técnica de Martha Graham, nos espetáculos “Memória”, “Heart free”, “Jogo de dentro”, “Pares”, “Corpo: desejo e consumo” e “Rede”. Em 2006 apresentaram “Dimensão Oculta” – Prêmio Estímulo de Dança 2005 pela Secretaria de Cultura do Estado de SP, foram beneficiados pela Lei Municipal de Fomento à Dança 2ª edição, com o espetáculo “Q”, em 2007, e na 4ª edição, com o projeto “Danças 12 Anos” e a estréia de “Adeus, corpo gentil, morada do meu desejo”.

Colaborou como preparadora corporal e coreógrafa nas montagens de companhias independentes de teatro Triptal Decisus, em “A Bruxinha que era boa” de Maria Clara Machado (TBC/1998), e Cia. Padedê de Pesquisa Teatral, em “Creme de Alface” de Caio Fernando Abreu (Curta Teatro/Sorocaba/2000), e “2X2” de Fábio Torres.

Integrou o elenco da “Dança Coral Origens – Projeto Maria Duschenes”, apresentada na XXI Bienal de São Paulo (1991), e da pop ópera “Brasil: outros 500” de Millôr Fernandes, dirigida por Roberto Lage (2000).


Docência

É Artista Orientadora do Projeto Dança Vocacional, pela Secretaria Municipal de Cultura/Departamento de Expansão Cultural.

Lecionou Expressão Corporal nos cursos de Licenciatura em Educação Artística e Dança da Faculdade Marcelo Tupinambá (1993/96), oficinas de Arte do Movimento (Laban) na UnG – Universidade de Guarulhos (1992/93), e no Curso de Formação para Bailarinos, da Oficina Ginástica e Dança (1994 a 1999). Ministrou aulas de dança criativa durante a residência da Cia. Danças na Oficina Cultural Oswald de Andrade (1999). Desenvolveu oficinas de musicalização e jogos dramáticos para crianças na Oficina Cultural Raul Seixas , arte do movimento na idade pré-escolar na Oficina Ginástica e Dança -“Brincando com o Corpo”, percussão corporal e dança criativa com adolescentes no SESC-Itaquera (2000), e crianças na ONG Koaraci-Kinderê (2001/02). Desenvolveu a oficina de Percussão corporal e movimento pelo projeto Ofício Social da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, em 2007. Ministra oficinas de Consciência e Expressão Corporal, Musicalização e Música Espontânea, em escolas, SESCs, Casas de Cultura, Oficinas Culturais, grupos de teatro e dança.