- Nasceu em 1948 em São Paulo.
- Aos 16 anos formou-se em Ballet Clássico.
- Se especializou em dança moderna até os 21 anos.
- Foi bailarina solista na Sociedade Ballet de São Paulo, no Royal Ballet Flanders- Antuerpia e no Balé da Cidade de São Paulo.
- 1976 começou a dar aulas de dança, criando seu próprio método Arte da Presença.
- Desde 1976 atuante na cena da dança independente.
- Prêmios como melhor bailarina e coreógrafa.
- Nos últimos 17 anos trabalha como professora de dança em várias companhias de dança e escolas de Lisboa, Viena, Colônia, Weimar, Oldenburg, Leipzig, Gießen, Heidelberg, Arnheim, Konstanz e Bonn.
- Desde 2001 escreve o livro „Dança – Arte da Ausência“ no qual descreve o método de suas aulas e expõe suas visões sobre a dança como arte e como parte da formação cultural do país. O livro deverá ser publicado em 2010 em versão bilingue Português-Alemão.
- Em 2005, depois de longo tempo fora do palco Sônia retorna á cena de dança com seu espetáculo solo VI-VIDAS – nominado para concorrer ao Premio de Dança e Teatro da cidade de Colônia.
- Em 2006, turnê com o espetáculo em várias cidades brasileiras.
- VI-VIDAS foi nomeado pela fundação SK STIFTUNG KULTUR como um dos cinco melhores espetáculos de dança de 2005 da cidade de Colônia.
- No Brasil "Vi-Vidas" foi considerado um dos três melhores do ano na avaliação feita pelo Guia da Folha de S.Paulo. Os demais espetáculos foram os de Pina Bausch e da Needcompany, companhia belga que se apresentou em São Paulo.
- Em novembro de 2007 estréia de QuaaDriDuuo, a segunda parte da trilogia VI-Quaa-Tris, sobre a mulher na sociedade contemporânea.
- Em 2007, estréia em Colônia “ QuaaDriDuuo” a segunda parted a sua sua trilogia Vi-Quaa-Tris.
- Em 2008, reapresentações de QuaaDriDuuo em Colônia, Bonn e no Brasil.
- Recebeu a Bolsa Vitae de Artes para escrever o livro Dança - Arte da Ausência que pretende publicar em 2012.
- Segue aplicando Arte a Presença em aulas e Yorkshire na Alemanha e no Brasil.
- Prêmio Bravo! Prime Cultura por VI-VIDAS como melhor coreografia de 2008.