Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

CURRICULUM VITAE

 

ELISA TEIXEIRA DE SOUZA

Nome artí­stico: Elisa Teixeira

 

 

1. DADOS PESSOAIS

 

Nome: ELISA TEIXEIRA DE SOUZA

Profissão: Dançarina, instrutora de Pilates e professora na área das artes cênicas.

Data de Nascimento: 20/09/1979

Endereço: SQS - 206, Bloco K, Ap. 105, Brasí­lia/DF.

Nacionalidade: brasileira                    Naturalidade: Brasí­lia/DF

Telefone: (61) 3443.7074 e (61) 8182.0527                                       

E-mail: elisatex@gmail.com

Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9297500055484383

DRT/DF: Dançarina, n° 2977

www.amoradanca.com.br

 

2. Formação Acadêmica

 

2012: Doutorado em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasí­lia, na linha Processos Composicionais para a Cena. (Em andamento).

 

2009-2011: Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasí­lia, na linha Processos Composicionais para a Cena.

 

2006: Aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.

 

2003-2006: Graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia.

 

1999-2001: Aluna do curso de Educação Artí­stica – Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade de Brasí­lia.

 

3. FORMAÇíO COMPLEMENTAR

 

2013: Programa Brasileiro de Educador do Movimento Somático (SEM) (em andamento). Curso licenciado pela Shool for Body-Mind Centering. São Paulo/SP.

 

2005-2006: Curso de capacitação profissional: Sistema de Avaliação e Treinamento Corporal. Metodologia de ação fundamentada na técnica de Pilates. Instituto de Educação Superior Unyahna & Corpore Pilates, Salvador/BA.

 

1990-1996: Curso de balé clássico. Certificações pela Royal Academy of Dancing. Academia Lúcia Toller, Brasí­lia/DF.

 

 

4. Experiência Profissional

 

 

Trabalhos Artí­sticos

 

2013: Dança para o Desejo. Solo de dança. Criação e atuação. Realização: AmoraDança. Parte da programação do VII Mexido de Dança, realizado pelo CDPDan/PPG-Arte UnB/Cênicas UnB. Teatro Silvio Barbato do SESC Presidente Dutra. Setor Comercial Sul, Brasí­lia/DF.

 

2012: Solo Abstrato no Concreto e no Silêncio. Performance de improvisação em dança. Concepção e atuação. Área externa do Museu Nacional da República. Brasí­lia/DF.

 

2011: Danaides. Dança contemporânea. Participação como dançarina intérprete-criadora. Realização: Basirah Dança Contemporânea. Direção: Giselle Rodrigues. Teatro SESC Gama, Teatro SESC Ceilândia, Teatro FUNARTE Plí­nio Marcos. Brasí­lia/DF.

 

2009: Desconexa Dança. Dança Contemporânea. Participação como dançarina intérprete criadora. Realização: Projeto Desconexa Dança. Direção: Ary Coelho. Teatro da Faculdade Dulcina de Moraes. Brasí­lia/DF.

 

2006: Chapéu. Solo de dança. Criação e interpretação. Realização: Projeto Três Solos e Um Trio. Parte da programação do projeto Quarta que Dança, da Secretaria de Cultura do estado da Bahia. Teatro Xisto Bahia. Salvador/BA.

 

2004: Construindo Janice. Dança contemporânea. Participação como dançarina intérprete criadora. Direção e coreografia: Kleber Damaso. Realização: Ateliê de Coreógrafos Brasileiros Ano III. Teatro Castro Alves. Salvador/BA.

 

2004: A Gosto. Solo de dança. Criação e interpretação. Parte da programação do Painel Performático da Escola de Dança da UFBA. Teatro da Escola de dança da UFBA. Salvador/BA.

 

2003: Metas de Contato. Dança contemporânea. Participação como dançarina intérprete. Direção e coreografia: Izabele Cordeiro. Parte da programação do projeto Quarta que Dança, da Secretaria de Cultura do estado da Bahia. Teatro Xisto Bahia. Salvador/BA.

 

2002: Noites do Improviso. Teatro. Participação como intérprete-criadora. Direção: Meran Vargens. Realização: Cia de Teatro Bobos da Corte. Projeto Terças do Improviso. Teatro Castro Alves, Sala do Coro. Salvador/BA.

 

2002: Lua Adversa. Dança contemporânea. Participação como dançarina intérprete-criadora. Direção e coreografia: Bel Souza. Parte da programação do Painel Coreográfico da Escola de Dança da UFBA. Teatro Xisto Bahia. Salvador/BA.

 

2001: Un Ballo In Maschera. Ópera. Participação como dançarina. Direção de cena: Pí­er Francesco Maestrini. Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sala Villa Lobos. Brasí­lia/DF.

 

2000: Diólogos. Solo de teatro gestual. Criação e interpretação. Festival de Esquetes do SESI. Teatro Garagem. Brasí­lia/DF. Baú das Artes. Universidade de Brasí­lia. Brasí­lia/DF.

 

Trabalhos no ambiente acadêmico

 

            Como professora

 

2013: Instituto de Educação Superior de Brasí­lia (IESB). Bacharelado em Teatro. Professora nas disciplinas: Dança 1 e Dança 2.

 

2012-2013: Programa Segunda Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasí­lia (IFB). Bolsista. Professora orientadora de estágio. Disciplinas: Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II.

 

2009-2012: PROLICEN – Programa Pró-Licenciatura – Licenciatura em Teatro da Universidade de Brasí­lia (UnB). Bolsista. Professora-tutora e professora orientadora de TCC.

 

            Como orientadora

 

2012: Arteduca – Arte-educação a Distância no Instituto de Artes/UnB. Orientação de monografia de conclusão de pós-graduação lato sensu. Tí­tulo: Novela Gráfica Urbana.

 

2011-2012: PROLICEN – Programa Pró-Licenciatura – Licenciatura em Teatro da UnB. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Tí­tulo: Preparação corporal para a cena: a importância da consciência corporal e as perspectivas de Klauss Vianna e Angel Vianna.

 

2011-2012: PROLICEN – Programa Pró-Licenciatura – Licenciatura em Teatro da UnB. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Tí­tulo: Construindo  o texto dramático no contexto escolar: fundamentos e registro de um processo colaborativo.

 

            Como membro de banca

 

2013: IFB, Programa Segunda Licenciatura em Dança. Trabalho de Conclusão de Curso. Tí­tulo: Educação sensí­vel.

 

2013: IFB, Programa Segunda Licenciatura em Dança. Trabalho de Conclusão de Curso. Tí­tulo: O processo de construção de conhecimento por meio da dança.

 

2012: Arteduca – Arte-educação a Distância no Instituto de Artes/UnB. Monografia de conclusão de pós-graduação lato sensu. Tí­tulo: Digo quem sou pela dança.

 

2012: PROLICEN – Programa Pró-Licenciatura – Licenciatura em Teatro da UnB. Trabalho de Conclusão de Curso. Tí­tulo: Pedagogia do teatro: reflexões para uma perspectiva da educação teatral no processo de aprendizagem no Ensino Médio.

 

Trabalhos como professora no ambiente extra universitário

 

2008/2009: Equilibrium Pilates. Instrutora de Pilates. Brasí­lia/DF.

 

2007: Personal Pilates. Instrutora de Pilates. Brasí­lia/DF.

 

2006: Buscapé. Projeto de arte-educação inclusiva e cidadania com crianças e adolescentes. Ong. Vida Brasil. Estágio como professora de dança. Salvador/BA.

 

2005/2006: Academia Pedras Fittnes. Professora de alongamento. Salvador/BA.

 

2005/2006: Estúdio de Pilates Corpore. Assistente de instrução. Salvador/BA.

 

2003: Projeto Paciência Viva (projeto social para crianças e adolescentes) – Ong. Paciência Viva / Escola de Dança da UFBA. Estágio como professora de dança. Salvador/BA.

 

2000: Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo. Professora auxiliar. Brasí­lia/DF.

 

1999: Estúdio de Ballet Kátia Gontijo. Professora de Ballet Clássico. Brasí­lia/DF.