Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

DRT: 11.175

 William Freitas é acadêmico do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS. Ator e bailarino credenciado pelo SATED/RS . Iniciou seus estudos em dança em 2002, com aulas de danças urbanas, jazz, dança moderna e ballet clássico. Posteriormente especializou-se nas tendências das danças urbanas e dança contemporânea como bailarino, pesquisador e coreógrafo. Durante sua trajetória como bailaino e coreógrafo desenvolveu trabalhos artí­sticos no grupo Art&Dança Espaço Cultural – Canoas/RS. Onde foi dirigido por Eduardo Menezes, dividiu processos coreográficos com Mickael Ramos e dirigiu pesquisas coreográficas que resultaram em coreografias de competição, performances e  espetáculos. Tendo, também, atuado com grupos, como: Batida de Rua - Porto Alegre/RS, dirigido por Carlos Nunes e Heart Company – Curitiba/PR, dirigido por Octávio Nassur. Integrou o elenco da peça “Adolescer”, como ator, bailarino e coreógrafo de 2011 í  2013; e teve participação na peça “Pipocas de Papiro” 2013, ambas dirigidas por Vanja Cá Michel -Porto Alegre/RS. 

Atualmente desenvolve pesquisas coreográficas com um olhar contemporâneo sobre as danças urbanas e suas tensões, a fim de questionar/borrar as fronteiras aparentes entre as inúmeras tendências que influenciam o fazer em dança. Atua como intérprete/criador na Muovere Cia de Dança Contemporânea, sob a direção geral de Jussara Miranda, onde participou dos espetáculos: “Re – Sintos 2008”, “Desvio” 2011 e “TÓin” 2012; Estuda uma compilação de informações denominada The Axis Syllabous. Que pesquisa a estrutura anatômica do corpo para, com isso, obter um melhor aproveitamento da energia cinética, visando í  longevidade e saúde do corpo em movimento. 

Trabalhos como Diretor, coreógrafo e intérprete criador: 


Em 2009 recebeu o incentivo do edital, Rumos Dança 2009/2010 do Instituto Itaú Cultural, para desenvolver uma pesquisa coreográfica em dança contemporânea, intitulada “Consequência do Som”.

Espetáculo Eros + Psiquê 2011 
-Coreógrafo e bailarino (em parceria com a artista Didi Pedone)
Onde: Temporada em teatro Municipal de Porto Alegre/RS, por meio de edital de ocupação.
Prêmio de melhor coreografia e indicação a melhor bailarino no Prêmio Açorianos de Dança de 2011.

Solo Trans(me)formar 2012
- Intérprete criador
1° lugar no Festival de Dança de Joinville/SC na categoria solo avançado de dança contemporânea.
Apresentou um desdobramento da pesquisa, como convidado, na mostra de processos do festival Outras Danças Brasil/Uruguai/Argentina, realizado em de Porto Alegre/RS no mesmo ano. 

Espetáculo Consequências 2012 - Art&Dança Espaço Cultural
- Diretor, bailarino e coreógrafo
Onde: Temporada em teatro Municipal por meio de edital de ocupação. Apresentou, como convidado, no festival Dança.com Porto Alegre/RS, já em 2013.

Espetáculo Meu nome é você – Cia de Dança Opem Extreme
- Direção artí­stica/coreográfica e desenho de luz
Onde: Teatro Mauá em Santa Cruz do Sul/RS

Solo Corpo Travestido 2013
- Intérprete criador
Onde: Festival de Dança de Joinville/SC

Espetáculo Corpo Transduzido 2013
- Concepção, atuação, direção e desenho de luz
Onde: Fortaleza - IX Bienal Internacional de Dança do Ceará, no ano de 2013. E temporada em teatro municipal de Porto Alegre/RS, por meio de edital de ocupação. 
Indicado nas categorias Espetáculo do ano, Bailarino, Iluminação, Produção e Trilha sonora no Prêmio Açorianos de Dança 2013. Agraciado com o prêmio de Bailarino do ano.