Currículo
– Kysy Fischer
FORMAÇíO
·
Mestranda em
Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisa: O Butoh como
significante aberto e seus desdobramentos na produção artística e teórica.
• Graduação:
Bacharelado em Artes Cênicas na Faculdade de Artes do Paraná – FAP. Ano de
conclusão 2011.
• Balé Clássico – Fárida Dell’Antonio. Fundação
Cultural de Lages. 1998 a 2000.
• Dança Moderna – Henrique Beling. Fundação
Cultural de Lages. 1998 a 2000.
• Vídeo-palestra “Dança na Telaâ€; na Fundação
Cultural de Lages, 02 hrs; 2000.
• Vídeo-palestra “O Corpo Diferente no Mundo da
Dançaâ€; na Fundação Cultural de Lages, de 02 hrs; 2000.
• Oficina de Poesia, no SESC-Lages, 08 hrs; 2005.
• Café Literário “Da necessidade de livros e de
bibliotecasâ€, Oficina “O Conto Literárioâ€, no SESC-Lages, 06 hrs; 2005.
• Criação e Produção de Vídeos, no SESC-Lages, 20
hrs; 2005.
• Café Literário “Os Viveres do Livroâ€; Oficina
“Crônica – Tempo de Escrever, O Escrever do Tempoâ€, no SESC-Lages, 10 hrs; 2005.
• Oficina: “1º Contato com a Máscaraâ€; Mesa
Redonda: “Máscara e Bonecos no Teatro – Linguagem e Históriaâ€; no SESC-Lages,
09 hrs; 2005.
• Oficina de Construção e Manipulação de Boneco
em Vara, no SESC-Lages, 06 hrs; 2005.
• Café Literário “Bens Culturais e Dogmatismo na
Idade Média – Uma Leitura Sobre o Femininoâ€; Oficina “A Literatura e suas
Basesâ€; 10 hrs; 2005.
• Oficina: “Processo de Atorâ€, no SESC-Lages, 10
hrs; 2006.
• Oficina: Dramaturgia, no SESC-Lages,com Eliane
Lisboa, 15 hrs; 2006.
• Café Literário “Guimarães Rosa...â€; Oficina
“Escrever na Língua de Guimarães Rosaâ€, no SESC-Lages, 08 hrs; 2006.
• Oficina para Atores e Afins, com Marcos Fayad,
no SESC-Lages, 2006.
• Oficina para Palhaços, com Richard Riguetti, no
SESC-Curitiba, 2007.
• Oficina: “Consciência pelo Movimentoâ€, na Caixa
Cultural-Curitiba, com o grupo Matula, 06 horas; 2007.
• Workshop: O treinamento técnico do Ator, no
Lume, ministrado por Jesser de Souza, 36 hrs; 2008.
• Workshop: O Palhaço e sentido cômico do corpo,
no Lume, ministrado por Ricardo Puccetti, 28 hrs; 2008.
• Workshop: O Clown e sua poética. Ministrado por
Adelvane Néia, 40hrs, 2009.
• Workshop: O Clown e sua poética (acessória
técnica). Ministrado por Adelvane Néia, 40hrs, 2009.
• Workshop: O Palhaço e sentido cômico do corpo
(aprofundamento), no Lume, ministrado por Ricardo Puccetti, 28 hrs; 2009.
• Oficinas realizadas na Casa Hoffmann. Com
Luciana Navarro, Cristiane Woskiak e Bongiovani. 2010.
• Workshop: Butoh-MA, Ministrado por Tadashi Endo
(Japão). São Paulo, 20 hrs, 2010
• Workshop: O visível e o Invisível no trabalho
do ator-dançarino, no Lume, ministrado por Carlos Simioni e Tadashi Endo
(Japão). 105 hrs; 2011.
• Oficina: Anatomia para a Dança com Carlos
Cavalcante. Curitiba, 03 hrs; 2012.
• Oficina: Aikidô e Dança Contemporânea com
Monica Infante. Curitiba, 03 hrs; 2012.
• Oficina: Intermitências e processos de criação
com Cândida Monte. Curitiba, 03 hrs; 2012.
• Oficina de Dança Contemporânea com Mario
Nascimento. Curitiba, 03 hrs; 2012.
• Oficina: Matéria-prima com Olivier de Sagazan.
Florianópolis, 09 hrs; 2013.
·
Particapação no Colóquio para pensar a cena contêmporânea com Patrice Pavis e
Marvin Carlson. UDESC, julho de 2013.
·
Residência e performance de Derretimento
ministrada por Límerson Morales na Casa Selvática, julho de 2013.
·
Oficina:
Instalações efêmeras com Dudude Hermann. Curitiba, 06 hrs; 2013.
·
Curso: Dança
Excêntrica para atores e palhaços ministrado por Dorothy Max Prior. Campinas,
24 hrs; 2014. Curso financiado pelo Edital de Intercâmbio do MinC.
Línguas:
Espanhol (fluente), Inglês (intermediário), Alemão (básico)
ATUAÇíO PROFISSIONAL
• A Caverna. (Teatro Físico). Função: Atriz.
Direção: Patrícia Arruda. 2005 a 2007. Em Lages, SC. Que participou do Fetel
(Festival de Teatro de Lages) e da semana de Psicologia na UNOESC de Joaçaba -
SC.
• Abaquar. (Teatro Físico). Função: Atriz.
Direção: Patrícia Arruda. Período: de 2006 a 2007. Em Lages, SC. Que participou
do Fetel 2007, e do Encontro de Agroecologia na cidade da Lapa – PR.
·
Performance La
petit princess et son chat com Guilherme Marks. Curitiba, 2007. Levada ao SESC
Lages.
• Intervenção urbana com elenco de Ouro.
Curitiba. 2007.
·
Cabaré Glicose.
Função: Dançarina. Direção Cleber Braga. Curitiba. 2007.
·
Integrante do
GRUTA-CEP com foco em Treinamento do ator/dançarino.
• (A)tentados. Função: Atriz e Assistente de
Direção. Criação Coletiva. Com o grupo Gruta. 2008.
• Performance de calçadas. Função: Performer.
Direção coletiva. 2008.
• Projeto Comunidade Escola. Função: Professora
de Teatro. 2009
• Laranja Mecânica. Compartilhamento na
preparação corporal. Direção: Dimis Sores. Cia de Bife Seco. 2009.
• Voltaic. Função: Atriz e Preparadora corporal.
Direção: Dimis Sores. Cia de Bife Seco. 2009.
• O Faqueiro de Górgona ou as Mil Facas
Encantadas. Função: Atriz e Preparadora corporal Direção Coletiva, 2009.
• Vivienne. Função: Preparadora corporal da atriz
Gabi Fregones. Direção: Dimis Sores. Cia de Bife Seco. 2010.
• Exposição: Casa para que te uso (Fotografia,
Pintura e Poesia). Na II Mostra SESC de Artes universitárias. SESC da Esquina –
Curitiba. Coletivo Abrupto. 2010.
• Réquiem para o Bife. Função:
Atriz-contra-regra, Direção: Coletiva, 2009.
• Adir – canto para uma avó morta. (trabalho solo
de dança). Função: Atuação e concepção geral. Orientação: Sueli Araújo.
Direção: Maikon K. 2010.
• Alguma coisa que não precisa de coisa alguma.
(Monólogo). Função: Atriz. Direção: Marisa Francisca. 2010.
• Atentados. Função: Atriz, preparadora corporal
e tradutora (espanhol e alemão). Direção: Márcio Mattana. 2011.
• Partida. Função: Atriz, preparadora corporal,
composição de dramaturgia. Direção: Marisa Francisca. 2011.
• Espaço Outro. Função: Contra-regra. A Cruel Cia
de Teatro, 2011.
• 6ª Mostra Cena Breve de Curitiba. Função:
Contra-regra. 2010.
• Performer na Intervenção parte do projeto
Narrativas Urbanas na Terra sem Lei (Rumos Teatro Itaú Cultural) com a Cia
Senhas e Núcleo Argonautas . 2011.
• 7ª Mostra Cena Breve de Curitiba. Função:
Contra-regra. 2011.
• Desenvolveu na FAP pesquisa em treinamento
pré-expressivo, Butoh e maquiagem. Lá, conduziu treinamento corporal para
professores e alunos desde 2008. Em 2008 orientou o treinamento dos alunos do
2o Ano de Licenciatura em Teatro da FAP na disciplina de Interpretação I (Prof.
Ms. Francisco Gaspar Neto).
• Participou do Programa Institucional de
Iniciação Científica, onde desenvolveu uma pesquisa prático-teórica acerca da
maquiagem como desestabilizador do corpo no Butoh.
• Artigo publicado: A maquiagem e o incompleto no
Butoh. Revista Científica da FAP: O Mosaico.
• Selecionada em 1o lugar no Edital de
Pesquisa em Dança da Fundação Cultural de Curitiba. Artista-pesquisadora. Com a
residência artística: “O corpo morto no Butohâ€. Orientadores: Mário Nascimento,
Cândida Monte, Carlos Cavalcante e Monica Infante.
• Performer convidada em “O desejo e as Margens
do Poder – um filme sobre performance arteâ€, projeto contemplado pelo Programa
Rede Nacional de Artes Visuais da FUNARTE. 2012
• Performer no trabalho "O outro lado do
cão" – mostra final da residência "O corpo morto no butoh". Na
Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento. 2012.
·
Organização do III Seminário de Pesquisa em
Artes Cênicas da UDESC, abril a junho de 2013.
·
Apresentação oral da pesquisa Como se ensina o que não se sabe? – possibilidades
para pensar o treinamento e o seu ensino no III Seminário de Pesquisa
em Artes Cênicas da UDESC, 18 de junho de 2013.
·
Preparadora
corporal e diretora de movimento no espetáculo de dança/instalação DNA de DAN, projeto contemplado pelo
Prêmio Klauss Vianna da FUNARTE. 2013.
·
Ministrou as
oficinas “Butoh†na Casa Hoffmann (2012), “Encontro para Arriscar: o Butoh e
suas pistas para a criação†na UDESC e “O corpo do Abismo†pelo Prêmio Klauss
Vianna, ambos em 2013.
·
Integra o grupo
de pesquisa em Artes e Performance da FAP.
·
Participou do
III Circuito Regional de Performance Bode Arte Corpos Ausentes na Pinacoteca do
Estado do Rio Grande do Norte, exposição que aconteceu de dez. de 2013 a jan.
de 2014.
·
Contemplada no
prêmio FUNARTE Artes na Rua 2013 no projeto “Portátilâ€.