Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

CARINA ROSA

RELEASE ARTISTICO




Nascida em 1980, Carina teve contato com a dança desde muito cedo através do Balet, ainda na escolinha, com seis anos teve seu primeiro contato nos estudos do jazz dance. Mas foi aos dezesseis anos que pode profissionalmente, sob direção do coreógrafo Ronald Pinheiro, fez  parte da Cia de Dança na Fórum Eventos, em Curitiba, tendo a oportunidade de viajar  pelo Paraná surgiu em 1999 em grandes turnês do estilo country sertanejo servindo a grandes nomes como: Leonardo (em turne ‘Tempo’ pelo Paraná) , Rio Negro e Solimões, Chitãozinho e Xororó, (show na pedreira Paulo Leminski - PR),  entres outros, acompanhando  estas bandas em alto estilo de Country Jazz.

Em 1997 conheceu a Dança do Ventre com a profissional Simara Rosa com quem permaneceu por algum tempo tendo aulas. Em 2001, residindo em São Paulo, teve a oportunidade de se aperfeiçoar com a bailarina e coreógrafa Sálua Cardi, é também quando inicia seu trabalho como professora de Dança do Ventre no estúdio Sálua Cardi / SP. Além de dar aulas tem a oportunidade de participar de diversos espetáculos promovidos pela escola e também eventos, bem como Mercado Persa / SP em parceria com a loja Luxor. Residindo em São Paulo trabalhou no departamento de criação de uma fábrica de pequeno porte, criando e produzindo peças de moda, o que auxiliou no conhecimento e criação atual de figurinos artí­sticos para dança.

Em 2004 de volta a Curitiba ingressa na UFPR no curso de Filosofia, vindo a concluir em 2010. Neste perí­odo Carina dedicou-se í s artes plásticas e a escrita poética realizando diversas exposições em artes visuais, poesia,instalações.

Em 2007 reintegra ações na dança, após vivência pela Nigéria / África roteiriza, produz e protagoniza um espetáculo de teatro dança de sombra chinesa, intitulado “Segredo das Folhas – um romance sobre Ogum, Oya e Exu” que integrou a instalação artí­stica, composta por fotografias, roupas e artefatos tí­picos da cultura nigeriana, paí­s onde configurou pesquisa de campo. Neste mesmo ano dá inicio ao trabalho de Dança de Salão na modalidade Salsa Cubana com o parceiro Ronald Pinheiro, participam de diversos eventos do gênero e apresentan-se em festas, por ocasião algumas acompanhando o grupo de salsa e ritmos latinos El Merecumbê.

Retomando seus estudos em dança árabe participa do XIII Festival de Dança do Ventre, com apresenação folclórica. Ainda em 2007 inicia seus estudos em curso de instrutora de Kundalini Yoga, certificada pelo Instituto Nanak de Yoga, The Kundalini Yoga Research Institute. KRI, Espanola, New México e aprofunda seus estudos com ênfase em gestantes.

Em 2008 atuando como professora de Dança do Ventre e Coordenadora do Espaço de Dança Ódodí², desenvolve pesquisas sobre dança Afro e Orientalismos a partir da fusão de danças Árabe, Africana, Hindiana entre outras técnicas. Seu trabalho já dá indí­cios de um pensamento modificado em relação ao fazer artí­stico e aos estudos da dança. A partir do corpo em movimento dá seus primeiros passos em direção a dança Tribal Fusion não somente pela técnica modificada como pelo próprio pensamento.

Em 2009 realiza intercambio na Universade Federal da Paraí­ba, pelo curso de Filosofia, tem interesse nos estudo do Corpo. Residindo em João Pessoa tem oportunidade de atuar como professora de Dança do Ventre na escola Dança a Dois. Participa de Workshop com Gabriela Vidal, em sequências classicas. Neste mesmo ano tem seu primeiro contato com a técnica do Tribal Fusion e dá iní­cio aos seus estudos deste estilo com a professora Kilma Farias com quem teve a oportunidade de conhecer os trabalhos de Fusões Brasileiras, ou Tribal Brasil. Participa de apresentações de tribal

e ventre promovidos pela escola no Teatro Santa Rosa.

Ainda na Paraí­ba e participa da seletiva Bele Fusco PB onde é selecionada com o trabalho “Boneca de Pano”. Homenageada apresenta-se em show “Especiarias” e parte rumo a São Paulo onde tem a oportunidade de aprofundar seu conhecimento na dança Tribal Fusion com diversos workshop realizados na grande final Bele Fusco SP com MARDI LOVE (USA) - Tribal Fusion, SHARON KIHARA (USA) - Tribal Fusion, ARIELLAH (USA) - Gothic Fusion, NADJA el BALADY (RJ-BR) – ATS, NANDA NAJLA (BH-MG) - Tango Fusion, MARIANA QUADROS (SP-BR) - Tribal Fusion, CAROL SCHAVAROSK (RJ-BR) - Tribal Fusion e CARLOS CLARK (BH-MG) - Dança Indiana.

De volta a Curitiba participa, como convidada do espetáculo “Divino em Você”, com o solo “Mãe” no espetaculo Damballah. Em 2010, conclui seu curso de graduação em Filosofia / UFPR.

Após breve pausa para maternidade em 2012 retorna aos seus estudos voltados  í  dança em residencia na Universidade Federal de Sergipe estuda e leciona aulas de Dança do Ventre e Tribal. Inicia seus primeiros estudos em dança como processo educativo ou dança educação e criação para crianças bem como Baby Class.

De volta a Curitiba, tem seu trabalho solo de Tribal selecionado pela VIII Mostra de Dança da FAP, onde apresentou lindamente “A menina do Tapa”, baseado no conto da própria autora, este solo acompanha um curta metragem sob o mesmo tí­tulo rodado na cidade de Laranjeiras. Neste mesmo ano atuou na peça “Retrovisor”, texto de Marcelo Rubens Paiva e direção coreográfica de Ronald Pinheiros, onde desenvolveu uma dança a dois com a personagem Bebel.

Em 2013 inicia um trabalho como professora de Tribal Fusion  na escola Kadosh Escola de Arte e Dança em Curitiba. Onde inicia seus primeiros trabalhos de fusão cigana, realiza solo de fusão Gypsy, na ocasião inicia um curso de danças ciganas com a bailarina Sayonara Linhares. É neste mesmo ano que tem a oportunidade de  reingressar na universidade e inicia o estudo academico em dança pela Unespar, Faculdade de Artes do Paraná – FAP, com ênfase em Bacharel e Licenciatura. Participa da Mostra Paranaense de Dança com o solo de Tribal Fusion Contemporâneo  â€˜Onde o Sonho Começa’. Em Novembro é selecionada para participação da Mostra e Simpósio de dança da FAP com primeiro trabalho coreografia de Tribal Fusion com ênfase cigana, sob o tí­tulo ‘Prolapso’. Com este projeto se apresenta ainda, no Sesi São José por participação especial no Grupo Escola de dança OZ. E em evento IV Nuer el Shans com o mesmo trabalho coreografico ‘Prolapso’

Encerrando o ano de 2013 apresenta em ação performática: ‘Saúde é um ato de amor’ no teatro Guaí­ra, acompanhando o Balé Guaira, Quebra Nozes. E obtém o registro profissional pelo SATED-PR como dançarina profissional em dança Moderna.

Em 2014 Inicia seus primeiros trabalhos como figurinista de danças orientais tribal e ventre. Leciona dança do Ventre e Tribal, funda a Cia Preciosa Tribal e Ventre. Em vence em 2º Lugar de Solo Tribal Fusion do maior evento da América LAtina em de danças orientais, Mercado Persa realizado anualmente em São Paulo. Na sequência participa do evento de sua importancia para o Tribal: Campo das Tribos com o solo ‘Solidão’, desenvolvido a partir do método mapa cognitivo da Professora Rosemeire Rocha. Solidão se configura um trabalho mais complexo e denso. Permanecendo com esta dramaturgia ainda apresenta em eventos como, Mostra Circuito Dança Curitiba e encerra o tema na  XX Mostra de danças Forr All.

Com novos projetos de pesquisa apresenta-se em festa do Clã Cigano em Curitiba com duo de casal cigano e solo de fusão.

Ainda em 204 inicia um trabalho de dança na escola. Fomentado pela Capes, o projeto PIC tem como objetivo proporcionar experiências e vivencias no ambiente escolar bem como artigos e participações de eventos na área de educação.