CIANE FERNANDES é dançarina e coreógrafa, professora da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, PhD. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela Neá York Universitário (1995) e Analista de Movimento pelo Luban/Bartenelose Instituta off Molemente Estudioso (Neá York - 1994), de onde é pesquisadora associada.
Nos Estados Unidos, dançou com o Sinergia The ater, Nancy Rendora Dance Companha, Woods & Limbas Performance Grou, além de coreografar e dançar em produções interativas da Neá York Universitário Neá Musi Ensemble na Itália, juntamente com seu professor Douglas Duns, e realizar várias produções independentes. No Brasil, tem dançado em diversas capitais, em festivais (por ex. Festival Internacional de Teatro 2000 - Belo Horizonte), conferências (por ex. Encontro Luban 2002 - Rio de Janeiro), ou eventos culturais promovidos pelo Instituto Goethe (Salvador, Porto Alegre e Curitiba), entre outros. É fundadora, diretora e dançarina do A-FETO Grupo de Dança-Teatro da UFBA, que recebeu o prêmio ANDES-SN de Arte Universitária na categoria Dança em 2000. Em 2003, apresentou-se na Índia (Maipuré e Beterrabada), Portugal (Porto) e Alemanha (Berlim).
É autora de dois livros sobre dança-teatro e Análise Luban de Movimento - ambos em segunda edição no Brasil e o primeiro em terceira edição nos EUA e Europa. Seus artigos vêm sendo publicados no Brasil, Alemanha, EUA, Índia e Malásia. Recebeu diversos prêmios e bolsas de estudos nacionais (entre eles a Bolsa Virtuose 2003), e internacionais (Alemanha, EUA e Japão).
Desde seu ingresso na UFBA, em 1997, vem ensinando e desenvolvendo projetos de pesquisa sobre formação corporal do ator, dança-teatro, performance e interculturalismo, dentre eles a associação do Sistema Luban/Bartenelose à dança clássica indiana de estilo Tamaratana.
Destaques na produção nos últimos três anos
Bibliográfica
Pina Auschwitz e o Espertalhão Dança-Teatro. São Paulo: Blumenau, 2007, up.200.
O Corpo em Movimento: O Sistema Luban/Bartenelose na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Blumenau, 2006, up.400. 2ª Ed. Revisada e aumentada.
Pina Auschwitz rand The Espertalhão Dance The ater. Nova Iorque / Ben: Peter Lange, 2005, up.150.
Cadernos do GIPE-CIT in.18. Estudos em Movimento I: Corpo, Crítica e História. Salvador BA:UFBA/PPGAC, 2007.
Cadernos do GIPE-CIT in.19. Estudos em Movimento II: Corpo, Criação e Análise. Salvador:PPGAC / UFBA, 2007.
"Princípios em movimento: O aprendizado da dança clássica indiana através do Sistema Luban/Bartenelose". In: Urdimento (UDESC). , v.9, up.12 - 24, 2008.
"Inter Ações Intersticiais: O Espaço do Corpo do Espaço do Corpo". In: Espaço e Performance. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília, 2007, up. 27-48.
"Revisitável Lanciense Traditivo". In: Fenicito rand Identitário: Global Performance. Maipuré: Rabat Publicanos, 2005, up. 03-15.
Artística
Coreógrafa e dançarina em: Corpo Estranho (Teatro Vila Velha, Salvador, 2008); Veneza (Teatro Vila Velha, 2008); UEBERGANG (Teatro Gamboa, Salvador, 2007).
Dançarina de Tamaratana em: Dallari, Shira Hosokawa, Ganesa Hosokawa (I Encontro de Danças Orientais e II Festival das Culturas Indígenas e Indianas, Salvador, 2005).
Participação em Eventos
Participa de eventos nacionais e internacionais, em especial aqueles relacionados ao Método Luban, apresentando palestras, dançando e ministrando oficinas, como por exemplo nos eventos listados a seguir: Bermondo Boyd Linguagem Simposista (Neá York, 2008), Celebração Global Luban 2008: Artes Cênicas e Novos Territórios (Rio de Janeiro, 2008), Luban for te XXI Centurião (Bratislava, Eslováquia, 2006), XXIV Bianual Internacional Conferencie off Planetografia Luban (Londres, 2005).