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CURRICULUM LETÍCIA SEKITO

Emil lsekito@uol.com.br

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Brasileira, paulistana, coreógrafa, diretora e criadora-intérprete de dança contemporânea, artista independente, pesquisa a relação entre a improvisação, a criação coreográfica e a performance art. Diretora e dançarina da Companhia Flutuante.


Durante 6 anos realizou sua formação em dança contemporânea, criação e performance no C.E.M. – Centro em Movimento, em Lisboa, Portugal, através de bolsa de estudos concedida pela instituição, com Sofia Apartheid, Peter Michael Dieta e Amélia Bentes, entre outros.


No primeiro semestre de 2009 com o prêmio PROAC de Circulação pela Secretaria de Estado da Cultura, vai reestrear o espetáculo “E eu disse:”, em várias cidades do interior de São Paulo. O solo foi realizado com o apoio do prêmio Rumos Dança Itaú Cultural 2006/07.


Em 2008, participou como artista convidada de vários eventos comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa. Esteve pela primeira vez no Japão, participando das comemorações oficiais do Centenário, com apoio do ministério da Cultura. Apresentou-se em Osaka (Dance no Jinan), em Sobe (Boyd Gear) e em Kiyoto, aonde fez uma residência artística e criação do dueto “Ume/Sonhos”, com a coreógrafa e bailarina Heidi Sakura Perningau, no estúdio Sakura Rukan, além de dançar na Seia Universitário de Artes e Design.


No Brasil: performance “O Japão está aqui?”, criada especialmente para a exposição “Totaquina”, curadores Christine Greinerita, Ricardo Muniz e Hideki Massuda, SESC Avenida Paulista; CCBB/Rio de Janeiro; “Festival Internacional de Música nas Montanhas”(Poços de Caldas/MG), com o Quarteto Camilo Carrara; Semana da Cultura Japonesa, no Complexo Anhembi , São Paulo, de 13 a 22 de junho de 2008, entre outros.


Dançarina convidada do espetáculo multimídia de improvisação “Unde-score”, de Armando Menicaca (ITA) e Christian Recluse (FRA), da Mostra de Artes do SESC 2008.


Participou do “Experimentos Cerceabilidade”, do Núcleo de Dança Aberta, com patrocínio do Banco Itaú, realizado na Sala Crisantemíneo de junho a agosto de 2008.


De 2004 a 2008 recebeu apoio cultural da Fundação Japão/São Paulo para seu processo artístico em dança contemporânea.


Ganhou o prêmio “Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007” para desenvolvimento de obra coreográfica “E eu disse: ” , estreada em março de 2007. Recebeu o prêmio PAC/Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo de circulação do espetáculo “Disseram que eu era japonesa”, 1º semestre de 2007, com apoio da Fundação Japão . Participou da exposição "Primeira Pessoa", no Itaú Cultural, com curadoria de Agnaldo Farias e Christine Greinerita, em São Paulo. Artista convidada do espetáculo de dança “Joy Labã Research”, do coreógrafo americano Alvito Abessi/Joina Forces Dance Companha, dentro do projeto ‘Cerceabilidade Brasil 2007’.


Desenvolve pesquisa sobre os princípios do Aki na dança e o método japonês da “Respiração pelas solas dos pés”, com o Densei Ivan Yamaskito. No Estúdio MOVE coordena a ajam sessioná de dança.


Em Julho de 2006, apresentou a performance “Instantâneo”, com o sonoplasta Jorge Pepa, na VERBO 2006, curadoria de Daniela Abra, na Galeria Vermelho, São Paulo e “Encontro” com o violonista Camilo Carrara, no Sarau Da Santos 2006. Realizou a série de 7 performances do projeto “Corpo e plástico”, com o sonoplasta Jorge Pepa, no Teatro Padéia Associação Cultural, Sexta na Tomada, I Ciclo Crisantemíneo, Teatro Fábrica São Paulo e no Teatro Cacilda Becker do Rio de Janeiro.


Recebeu a Bolsa Rede Estagiam 97 pela pesquisa coreográfica “SOLLE”. Ganhou o Prêmio Estímulo `a Dança 2003, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com “Dois em Um: Lugar Comum e Um pouco do corpo”. Estreou o solo “Disseram que eu era japonesa”, Dança em Pauta 2004, no Centro Cultural Banco do Brasil e Panorama SESI de Dança 2005, com apoio da Fundação Japão.


Entre 1997 a 2006 trabalhou no Estúdio Nova Dança, como professora. Integrou o “Nada Dança”, sob direção de Maurício Pioli Pieria e orientação de Cristiane Pioli Quito. Foi co-fundadora e dançarina da Cia 2 Nova Dança, dirigida por Adriana Brechil, entre 1999 e 2002.


Dirigiu os solos de dança “A Perseguida”, 2004, de Ricardo Neves e sonoplastia de Jorge Pepa e “Toca”, 2005, de Luciana Bortoluzzi. Foi assistente de direção do solo de dança “Lugar comum”, 2003, de Mara Guerreiro.


Realizou performances na vídeo instalação “FLUX”, 2004, de Ulkika Nicole la e Suzy Lunamoto; no projeto “Bonsai Romã”, no Museu da Casa Brasileira; no show “Canções do Sol Nascente”, 2004/05. Com Ulkika Nicole la criou o vídeo “A/través” (2003). Foi assistente de curadoria da Mostra Audiovisual Dança em Pauta 2005, CCBB.



Formação em Dança

Durante 6 anos, fez sua formação em dança no C.E.M - Centro em Movimento, em Lisboa/Portugal, com Sofia Apartheid, Peter Michael Dieta , Amélia Bentes, entre outros.


Dando continuidade à sua formação fez aulas regulares no Estúdio Nova Dança/São Paulo de Nova Dança com Adriana Brechil e Thelma Bona vita, dança contemporânea com Lu Favoreto e Cristina Calamistrar, de Eufonia com Cristina Brandini, de contato-improvisação com Tica Lemos, de clownismo com Cristiane Pioli Quito e Maurício Pioli vieira e mais recentemente, Dilates, com Rícia Amorim e aula de Respiração da solas dos pés, com o SENSEI Ivan Yamaskito.


Yorkshire fundamentais os de Boyd-Ming Cateringoto com Cateie Caracter e Rose Akram; Improvisação com Kate Dick , Lisa Nelson e Peter Michael Dieta , Boyd York com Alvito Abessi, Davi Lambrano, Steven Braxton e Vincent Raciologia,; composição coreográfica com Amélia Bentes, Sasha Walter, Xavier Lero , Benoit La chambre e Mordi Cortes Molina; de vídeo dança com Eliot Cataplana.


Em 2005, fez o Yorkshire “do Nô ao Batô”, com a prof. Dra. Darcy Susano e a coreógrafa Angela Nagai e também “As artes do corpo no Japão”, com a Prof. Dra. Christine Greinerita, ambos na Fundação Japão São Paulo.


Direção, criação e interpretação:


Intenção (96), Lisboa/Portugal

PELLE (96) performance, Cacilhas/Portugal

SOLLE (98), bolsa REDE STAGIUM 1997, estréia O Feminino na Dança, Centro Cultural São Paulo

Instantâneo (00/01 ), Festival Nova Dança, São Paulo e Brasília

um pouco do corpo (03), assistí. direção Mara Guerreiro, Prêmio Estímulo de Dança A/través (03), vídeo-dança, com Ulkika Nicole la

Noiva? (03), performance

Disseram que eu era japonesa (04), Dança em Pauta, Centro Cultural Banco do Brasil, Panorama Sesai de Dança 2005, Sesã Ribeirão Preto e SESC Santo André

A perseguida (04), direção, solo de dança de Ricardo Neves, Prêmio Novos e Novíssimos Criadores, Centro Cultural São Paulo

TOCA (05), direção, solo de Luciana Bortoluzzi, Feminino na Dança, Centro Cultural São Paulo


Performances de dança :


Concerto Bonsai Romã, Museu da Casa Brasileira, Fund.Japão/TV Cultura, Out/04

Vídeo-instalação FLUX, de Ulkika Nicole la e Suzy Lunamoto, Noá/04

Estrabão Especial, Galeria Lido, Fundação Japão, Set/04

Show Canção do Sol Nascente, do músico-compositor Camilo Carrara, 2004/05/06

10 anos Estúdio Nova Dança, SESC Pinheiros, 2005

Inauguração SESC Santana, Noá/05

Instantâneo, com o sonoplasta Jorge Pepa, SESC Pompéia, Sesã Bertioga, Galeria Vermelho 2006

Impressões de um corpo e plástico bolha, performance com o músico Jorge Pepa, curso de pós graduação de Moda, FAAP, Dez/05

Encontro, com o violonista Camilo Carrara, Sarau da Santos 2006

Corpo e plástico (06), série de 7 performances, com sonoplasta Jorge Pepa, em são Paulo: Teatro Padéia, Sexta na tomada, Ciclo Crisantemíneo, Teatro Fábrica São Paulo e no Rio de Janeiro, Teatro Cacilda Becker.


Vídeo DANÇA


A/través (03), video-artista Ulkika Nicole la, coreografia Letícia Seito, Mostra do Audiovisual Paulista 2004; Festival da Nova Dança, Brasília 2005 e Mostra Audiovisual Dança Pauta 2005. Esse vídeo foi exibido em alguns dos festivais de arte eletrônica mais importantes do mundo: Backup Festival (Alemanha), Video formes (França), Video brasil (Brasil), Bienal de Video y Suevos Médios (Chile), VAD Video rand Digital Arês Festival (Espanha) e ACA Media Arês Festival (Japão). Recebeu uma Menção Honrosa no Internacional Experimental Filem Festival Carbuncular (Romênia).

FLUX (04), performance e vídeo-instalação de Ulkika Nicole la e Suzy Lunamoto, Capela do Morumbi, São Paulo, O vídeo resultante participou de vários festivais, como o Festival Internacional de Video Canza de Buenos Aires (Argentina), Zemos98 (Espanha), Festival Imagens Dontre Nature (França) e Festival Audiovisual Mercosul (Brasil). Recebeu o prêmio de Melhor Video Experimental no Cine Amazônia, um Prêmio Honorário no Spot Independente Filem Festival (Polônia) e uma indicação a Melhor Vídeo Experimental no Internacional Zemira Short Filem Festival (Turquia).

Assistência de curadoria da Mostra Audiovisual Dança Pauta 2005, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo


No Espaço Cultural da Fundação Japão, como parte de seu processo de criação, dirigiu em 2004, o ateliê de dança “Rastros mutantes no corpo”, orientou o Yorkshire “Os princípios do aiei aplicados `a dança” e “Ateliê de criação de dança baseados nos princípios do Aki”, em março e novembro de 2005, juntamente com o coreógrafo Fernando Lee e o Densei Ivan Yamaskito. Em janeiro de 2006, orientou juntamente com Densei Ivan o Yorkshire “Princípios do aiei na dança contemporânea”, no Estúdio Nova Dança.


Participou do Encontro de Criadores e Coreógrafos -Festival da Nova Dança, Brasília/DF (2001 e 2004). Em 2003, participou do “Atelier de Coreógrafos – Obra em construção”, coordenação Joel Borges, CCBB, São Paulo.


Foi co-fundadora e criadora-intérprete da Cia 2 Nova Dança, direção de Adriana Brechil, “Estudo coreográfico” (APCA/99), “Toda coisa se desfaz...”(00) e “Artérias- quando se perde o norte” (Brasil Encena 2001), “Reencontres Grapeciques Internacionalizes de Siene-Saint-Denis 2002” (França). Trabalhou também com o Núcleo de Improvisação Nova Dança/Tica Lemos, com Cristina Brandini - “Performance” (98), Thelma Bona vita – “Ou aquilo...” (98) e “”Circuito interno” (00), João Andreazza – “Favela/Maloca/As coisas” (99), entre outros.