Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.


 

Anahí Santos é videomaker, performer e dançarina. Formada em 2004 na faculdade de Comunicação das Artes do Corpo na PUC/SP com habilitação em Dança e em Performance. Cursou 5 semestres da faculdade de Comunicação na FAAP com habilitação em Cinema (1997 a 2000). Pesquisa hibridismo entre linguagens artísticas em seu trabalho pessoal e em processos coletivos de criação.


Ocupação atual

· 2008 a 2009 – Desenvolve pesquisa em projeto selecionado pelo "Prêmio Pesquisador 2008" oferecido pelo Centro Cultural São Paulo, com o titulo: “Artes de fronteira – Hibridismos e experimentações: Uma leitura expandida do material de performance e videoarte no Arquivo Multimídia do CCSP”:

· Desde 2004 – Trabalho com criação e edição de vídeo;

· Desde 2004 – Trabalho com educação nas áreas de artes plásticas e vídeo;

· Desde 2000 – Trabalho com educação na área de dança contemporânea e conscientização corporal;

· Desde 1997 – Trabalho com documentação de eventos e espetáculos, em fotografia e vídeo.


Trabalhos cênicos

2007 – Realiza instalação de corpo e vídeo: Lapsos de quase silêncios (eu queria construir uma ruína, concepção própria, no evento RODA no espaço GAG – SP;

2006 – Apresentação de Taquigrafia do Movimento, um acontecimento pictórico. Improvisação sobre o papel registrando os movimentos de uma dançarina. Impressões do efêmero. Instantes da plasticidade de um corpo. Com os artistas plásticos: Flávio Castellan, Federico de Aquino, Fabrício Lopes, Ulisses Bôscolo e Cleiri Cardoso. No evento CORPOINSTALAÇíO no Sesc Pompéia – SP;

2005/2006 – Diretora e Dramaturgista do Grupo Sol – Criação em Dança-Teatro;

Junho de 2005 – Apresentação de Performance Deforma – 2º estudo para cartografia do corpo, de concepção própria, onde desenvolve a pesquisa de interação das linguagens de dança, teatro, artes plásticas e canto, no evento II CooperativaemCena, homenagem a Renato Cohen, São Paulo – SP;

Maio de 2005 – Performance Desuso – 1º estudo para cartografia do corpo, de concepção própria, onde inicia pesquisa de interação das linguagens de dança, teatro, artes plásticas e canto, na Primeira Mostra Experimental do bar Cuore, São Paulo – SP;

Fevereiro de 2005 – Performance de instalação-corporal realizada no foyer do Teatro Nacional de Brasília – Sala Martins Pena, no Festival Internacional de Novadança, em Brasília – DF;

Outubro de 2004 – Apresentação da performance Memória Poética na inauguração da sede da Associação Cultural Jatobá AJA, integrando o projeto Travessa Santana – Documentação Poética;

Setembro de 2004 – Apresentação da performance Memória Poética na praça central de São Francisco Xavier – SP, integrando o projeto Travessa Santana – Documentação Poética, realizado pela Associação Cultural Jatobá AJA;

Julho de 2004 – Apresentação de performance-instalação Sala B – Risco de Sonho, com grupo Recontexto – instalação performance e ação, na mostra ENTREMEIOS, Estúdio Nova Dança;

Junho de 2004 – Apresentação de performance O velho da fonte co-criação com Dani Boni, no campus da PUC – SP;

Abril de 2004 - Apresentação da performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela em inauguração do Núcleo Fotográfico do Espaço Coringa – Oficina da Luz, e abertura da exposição Primeiro Passo, em São Paulo – SP;

Fevereiro de 2004 - Apresentação da performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela em sarau no bar Garrafus em Recife - PE;

Fevereiro de 2004 - Apresentação da performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela, em Recife - PE;

Janeiro de 2004 - Apresentação da performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela em espaço alternativo, em Brasília - DF;

Janeiro de 2004 - Apresentação da performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela, em Chapada dos Guimarães – MT;

Dezembro de 2003 – Apresentação do espetáculo Eco Sum?, no qual atua como criadora-intérprete, na conclusão da Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo – PUC – SP, no teatro Viga;

Novembro e dezembro de 2003 – Temporada de apresentação do espetáculo Eco Sum?, no qual atua como criadora-intérprete, na conclusão da Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo – PUC – SP, no teatro TUCA Arena;

Outubro de 2003 – Apresentação da performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela onde experimenta a interação direta, a partir de técnicas de improvisação em dança, com música e poesia recitada; concepção própria a partir de fragmentos poéticos de Manoel de Barros, com criação musical de Flavio Castellan, no Instituto Ser Humano, São Paulo – SP;

Outubro de 2003 – Apresentação do espetáculo Eco Sum?, no qual atua como criadora-intérprete, na conclusão da Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo – PUC – SP. Casa de Cultura Chico Science, São Paulo – SP;

Março de 2003 – Apresentação de performance interativa que mescla artes plásticas, dança e interação com o público, de concepção própria, na inauguração da nova sede do atelier Espaço Coringa, São Paulo – SP;

Dezembro 2002 – Dezembro 2002 – Apresentação de dança “Improvisação”, dirigida por Zélia Monteiro, no teatro do Clube Alto de Pinheiros, São Paulo – SP;

Dezembro 2002 – Apoio e participação na apresentação da Dança Coral “Caleidoscópio” realizada com as crianças da Associação Morungaba, no Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP;

Setembro de 2002 – Apresentação de performance corporal interativa de concepção própria “Uma Fagulha de Reflexos”, com interação sonora de Henrique Piccinato Xavier, no E.vento (G(C)U(L)TURAL) – Casa Ocupada, São Paulo – SP;

Setembro de 2002 – Apresentação da performance de dança “À Flor da Pedra”, dirigido por Gaby Imparato, em evento de re-inauguração da Praça Patriarca, São Paulo – SP;

Agosto 2002 – Apresentação da performance de dança “À Flor da Pedra”, dirigido por Gaby Imparato, realizada no Anhembi, na I Conferência Municipal de Mulheres da Cidade de São Paulo, São Paulo – SP;

Junho e julho 2002 -Temporada de apresentação de performance de dança “À Flor da Pedra”, dirigido por Gaby Imparato no Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP;

Junho de 2002 – Apresentação de experimento em dança Interação, de concepção própria, acompanhada com texto e música ao vivo realizados respectivamente por Henrique Piccinato Xavier e Mavutsinim Plaça Santana, na III Mostra de Dança do Colégio Equipe, São Paulo – SP;

Maio 2002 – Apresentação de “Labanianas I”, estudos coreográficos com base nos temas de movimento de Laban, sob direção de Isabel Marques no Caleidos Arte e Ensino, São Paulo – SP;

Outubro 2001 - Apresentação do espetáculo experimental Pandora sob direção de Gaby Imparato no Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP.


Realizações audiovisuais

Nov/2007 Vídeo-performance: Isso não vai ficar assim. Função no vídeo: Realização, juntamente com Ana Goldenstein, e edição. Exibido na mostra 29 HORAS DE ARTE ORGÂNICA.

Mar/2007 Vídeo documentário experimental: um bom retiro?. Função no vídeo: Coordenação de criação coletiva, realizada na oficina Criação em Vídeo - Poesias do Cotidiano. Oficina Cultural Oswald de Andrade. Exibido na Oficina Cultural Oswald de Andrade (2007), na mostra do Audiovisual Paulista (2007) e na mostra Cinemateca SP (2008).

Dez/2006 Vídeos-dança: Pele Pulso; Memória do Mar e A Ser Seda. Função nos vídeos: Criação, captação e edição. Video-Danças que integram a pesquisa “Criação em Dança no Universo simbólico Brasileiro”, ganhadora do premio Klauss Vianna de Dança de apoio à pesquisa. Realização: FUNARTE e Associação Cachuera!. Exibidos na Associação Cachuera! (2006) e na Mostra do Audiovisual Paulista (2007).

Mar/2006 Vídeo-arte: Enquete Sobre o Nosso Entorno. Função no vídeo: Assistência de direção e captação de som. Direção de Alejandra Riera (Argentina/França) realizado com a Cia Teatral Ueinzz.

Set/2004 Vídeo documentário: Memória Poética – São Francisco Xavier. Função no filme: Direção, concepção, produção e edição. Exibido em São Francisco Xavier no projeto Travessa Santana – Documentação Poética (2004), em São Paulo no Espaço Coringa (2004) e na mostra Cinema e Religião no CCSP (2007);

2000 - Participação em exposição coletiva no espaço Ar Cênico, com fotografias;

1999 - Participação de exposição coletiva no Espaço Coringa, com fotografias – Santos – SP.


Experiência como arte-educadora

2007 – Ministra oficina Criação em Vídeo – Poesias do Cotidiano, (introdução à linguagem do vídeo, na relação com a fotografia, poesia visual, artes do corpo, inseridas num processo de criação coletiva a partir de referências do cotidiano urbano e da arte contemporânea), juntamente com Gabriela Leirias, na Oficina Cultural Oswald de Andrade - Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, São Paulo – SP;

2006 – Ministra curso de dança em escola infantil Meu Solzinho, São Paulo – SP.

2005/2006 – Coordena grupo de Meditação, Percepção e Movimento, juntamente com Maria do Socorro Santos e Cris Burguer, no Estúdio Nova Dança, São Paulo – SP;

2005 – Ministra curso Corpo, Percepção e Movimento, em espaço próprio, São Paulo – SP;

2005 – Trabalha como arte educadora no projeto de IA (Iniciação Artística) no CEU (Centro Educacional Unificado) Butantã, da Prefeitura de São Paulo, ministrando cursos de Dança e Dança-Teatro para crianças e pré-adolescentes de 5 a 14 anos, São Paulo – SP;

2004 – Ministra oficina de artes plásticas e auto-imagem Espelho, espelho meu... para crianças da EMEF Mercedes Rachid Edwards, em parceria com a geógrafa, fotógrafa e arte-educadora Gabriela Leirias, integrando o projeto Travessa Santana – Documentação Poética, em São Francisco Xavier – SP, realizado pela Associação Cultural Jatobá AJA;

2004 – Ministra curso de Conscientização Corporal e Dança para adultos no CEU Butantã;

2004 – Trabalha como arte educadora no projeto da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) no CEU (Centro Educacional Unificado) Butantã, da Prefeitura de São Paulo, ministrando cursos de Dança e Dança-Teatro para crianças e pré-adolescentes de 5 a 14 anos, São Paulo – SP;

2004 – Ministra curso de Conscientização Corporal e estudos de processos de criação em dança contemporânea, no espaço do Instituto Ser Humano, São Paulo – SP;

Janeiro de 2003 - Ministra workshop de Consciência Corporal e Princípio da Criação em Dança no Centro Cultural Chico Science, 509 sul, em Brasília – DF;

Janeiro de 2003 – Ministra workshop de Consciência Corporal e Princípio da Criação em Dança no espaço Cosmus em Chapada dos Guimarães – MT;

2003 – Ministra curso de Consciência Corporal, Relaxamento e Alongamento, para os funcionários do Cursinho da Poli - SP;

2003 – Ministra curso de Dança-teatro – Laboratório de Criação e Montagem Cênica, para os alunos do Cursinho da Poli - SP;

2003 – Ministra curso de Dança – Consciência Corporal e Exploração do Movimento, para os alunos do Cursinho da Poli - SP;

Agosto a dezembro 2002 – Estágio na Associação Morungaba, no Projeto Estimulação, que realiza aulas de dança gratuitas para crianças da comunidade, participando das etapas de planejamento, execução e avaliação do projeto, no Centro Cultural São Paulo;

Outubro de 2002 - Ministra aula de Dança e Exploração do Movimento na Comunidade de Agricultura Orgânica Yamagishi - SP;

Janeiro de 2002 – Ministra aula aberta de Dança e Exploração do Movimento na ong CENAP em Recife – PE;

2002 a 2003 – Ministra curso de Consciência Corporal e Criação em Dança, no Espaço da Curva, São Paulo;

2000 e 2001 – Ministra curso de Dança e Criação –Corpo e Movimento, no espaço do Instituto Ser Humano, São Paulo.


Trabalhos acadêmicos

2002 / 2003 – Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica subsidiada pelo CEPE da PUC-SP, com o título “Levantamento e mapeamento de diferentes concepções dentro da prática da improvisação em dança contemporânea na cidade de São Paulo”, sob orientação de Rosa Hercoles.


Extensão

2008 – Participa da 8a. Conferência Internacional do Documentário - O Documentário Experimental, parte integrante do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários sediada no SESC Avenida Paulista;

2007 – Aluna especial na disciplina Processos de Criação – Poética e Crítica no programa de pós graduação em Ciências da Comunicação na área Estudos dos Meios e da Produção Mediática – ECA / USP;

2007 – Seminários Vídeobrasil – (DES)LIMITES: HIBRIDIZAÇÕES NA IMAGEM CONTEMPORÂNEA – Sesc Avenida Paulista;

2007 – Seminários Videobrasil – IMAGEM E ALTERIDADE, Sesc Avenida Paulista;

2007 – Seminários Videobrasil – IMAGEM: OUTRAS MEDIAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES, Sesc Avenida Paulista;

2007 – Seminários Videobrasil – A IMAGEM EM NARRATIVAS MÚLTIPLAS, Sesc Avenida Paulista;

2007 – Seminário Mutações – Novas Configurações do Mundo – Cultura e Pensamento em Tempos de incerteza, no Sesc Avenida Paulista;

2007 – Oficina História da Vídeo-Arte com Camila Sposati, na Oficina Cultural Oswald de Andrade;

2004/2006 – Curso Sistemas Do Corpo a partir do método BMC com Tarina Quelho, no Estúdio Nova Dança;

2005 – Workshop de Improvisação com Zélia Monteiro, na Sala Crisantempo, São Paulo – SP;

2005 – Workshop Artes do Corpo no Japão, com Christine Greiner, na Fundação Japão, São Paulo – SP;

2005 - Curso de Palhaço com Alex Rattoon e Maurício Paoli, no Estúdio Nova Dança, São Paulo – SP;

2005 - Workshop O Principio Aiki na Dança Contemporânea, com o Sensei Ivan M. Okuyama e os coreógrafos e dançarinos Letícia Sekito e Fernando Lee, na Fundação Japão, São Paulo – SP;

Fevereiro de 2005 - Workshop Jornada pelo Espaço do Corpo com Hisako Horikawa no Festival Internacional de Novadança, em Brasília – DF;

Fevereiro de 2005 - Workshop Um Aperfeiçoamento do trabalho de Companhia com Damián Muñoz no Festival Internacional de Novadança, em Brasília – DF;

2004/2005 - Curso de Contato Improvisação com Alex Ratton, no Estúdio Nova Dança;

2004 - Curso de Interpretação com Érika Moura, no Estúdio Nova Dança;

2004 - Curso de Dança Contemporânea com Marina Caron, no Estúdio Nova Dança;

2004 - Curso: Documentários: história, crítica e produção, com coordenação pedagógica de Andrea Paula dos Santos, Carla Miucci e Flavio Brito;

2004 - Aula máster do método Bailarino – Pesquisador – Intérprete, com Graziela Rodrigues na Oficina Cultural Oswald de Andrade;

julho de 2004 - Workshop com Hiroshi Koike, diretor da companhia japonesa Pappa Tarahumara, que alia a dança ao teatro japonês, à ópera, à música e às artes plásticas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB);

julho de 2004 - Aula de Caboclinho com Luciano Fagundes no Teatro Brincante;

2004 - Oficina de Dança Africana na Associação Cultural Cachuêra;

2003 - Oficina de Danças Dos Orixás, na Associação Cultural Cachuêra;

2003 - Curso de Dança e Educação Somática com o tema fluidos, a partir da técnica Body Mind Centering com Rose Akras;

2003 - Curso de Dança e Educação Somática com o tema órgãos, a partir da técnica Body Mind Centering com Rose Akras, no Caleidos: Arte e Ensino;

2003 - Curso de Danças Populares Brasileiras com Tião Carvalho, no Espaço Nzinga;

2003 - Grupo de estudos de Teatro Contemporâneo com Miriam Rinaldi, do Teatro da Vertigem, na Casa 1;

2003 - Curso de Contato Improvisação com Cristiano Karnas, no Estúdio Nova Dança;

2002/2004 - Participação nos Encontros mensais para a prática do improviso, no Estúdio Nova Dança;

2002/2003 - Participa do grupo de estudo de improvisação, mensal, a partir do método Klauss Vianna, dirigido por Zélia Monteiro;

2002 - Curso de Contato Improvisação com Alex Ratton, no Estúdio Nova Dança;

2002 - Participa do grupo de estudos de Matrizes da Dança Popular Brasileira, coordenado pela professora mestranda Heloísa Domenicci, da UNICAMP;

2002/2003 - Curso de Balé Clássico e Consciência Corporal com Zélia Monteiro no Estúdio A & B;

2002 - Curso de Improvisação Dança Teatro com a cia. Nova Dança 4, sob supervisão de Cristiane Paoli Quito e Tica Lemos, no Estúdio Nova Dança;

2002 - Curso: Rudolf Laban: Introdução aos estudos do movimento, módulo 1 – espaço, com a Profa. Dra. Isabel A. Marques, no espaço Caleidos: Arte e Ensino;

2002 - Curso: Rudolf Laban: Introdução aos estudos do movimento, módulo 2 – shape, com a Profa. Dra. Isabel A. Marques, no espaço Caleidos: Arte e Ensino;

1999/2002 - Curso de Seitai-ho, técnica japonesa de centramento do corpo, com o mestre Toshi Tanaka;

2001 - Workshop de Clown com Vera Abbud no espaço do Instituto Ser Humano;

2001 - Workshop de Kempo Indiano com o mestre Jô Azer no Espaço da Curva;

1999 - Workshop de Cinema Japonês na Fundação Japão com professor da UFF;

1998 - Workshop de Body Mind Centering no Estúdio Nova Dança;

jan e fev de 1998 - Curso intensivo de inglês em Nova York, EUA;

1998 - Workshop de Dança Contemporânea em Nova York, EUA;

julho de 1996 - Curso de inglês intensivo em San Francisco, EUA;

1994/1995 - Curso de Canto com a professora Consiglia Latorre;

1994 - Curso de Capoeira com o mestre Vagnão no espaço do Projeto Equilíbrio;

1994 - Curso independente de Teatro com Celso Fratesky;

1994 -Curso de Dança e Improvisação com José Maria Carvalho, no Espaço Viver;

1993 a 1995 - Curso de Teatro no Teatro Vento Forte;

1993 - Curso de Consciência Corporal e Dança (método Klauss Vianna) com Beth Bastos;

1992 - Curso independente de Teatro com Raquel Fuser.


Experiência com projetos e eventos

2008 – Participa do II Fórum de Performance, em São José dos Campos;