FORMAÇíO
ACADÊMICA
· Cursando Bacharelado em Dança na EEFD – Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
EEEDUCAÇíO
·
2016 a atual – Associação Apadrinhe um
Sorriso, ministrando o curso de Dança-Teatro.
·
2017 – CIEP 350 Túlio Roberto Cardoso
Quintiliano, ministrando aulas de letramento no projeto Mais Educação
TEATRO
·
Auto
de Natal. 2007 pelo Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de
Caxias (CPT-DC). Direção: Guedes Ferraz;
·
Bastidores,
texto de Boris Vian e Jean Tardieu e criação coletiva. 2007 pelo Centro de
Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT-DC). Direção: Guedes Ferraz;
·
Ópera
do Malandro (leitura dramatizada), texto de Chico
Buarque. 2008 pelo Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT-DC).
Direção: Guedes Ferraz;
·
Um
Massacre por outro, texto de Boris Vian e Jean Tardieu. 2008
pelo Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT-DC). Direção: Guedes
Ferraz;
·
O
auto da Camisinha, texto de José Mapurunga. 2009 pelo Centro
de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT-DC). Direção: Guedes Ferraz;
·
O
Boom da Poluição, texto de Nilson Henrique. 2009 pelo
Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT-DC). Direção: Guedes
Ferraz;
·
Tribobó
City,
de Maria Clara Machado. 2009 pelo Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de
Caxias (CPT-DC). Direção: Guedes Ferraz;
·
A
Farça do Panelada, de José Mapurunga. 2009 pelo Centro de
Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT-DC). Direção: Guedes Ferraz;
·
Osvaldo
e Zenaide, de Jean Tardieu. 2009 pela Cia Teatral Quase Sob
Controle. Dureção: Edilson Sales;
·
Cine
Massacre, texto de Boris Vian. 2010 pelo Centro de Pesquisas
Teatrais de Duque de Caxias (CPT-DC). Direção: Guedes Ferraz;
·
Top
10, em uma semana, criação coletiva. 2010, pela Cia Teatral
Quase Sob Controle. Direção: Agatha Marinho;
·
S.O.S
ao Brasil, de Arthur Azevedo. 2012 pela Cia Teatral Quase Sob
Controle. Direção: Agatha Marinho e Gustavo Castro;
·
O
Sumiço do Papai Noel, de Jessé Cabral. 2013 pela Cia Artística
Sol sem Dó. Direção: Jessé Cabral;
·
Menage
í Beauvoir, criação coletiva. 2014 no Instituto Nossa Senhora do
Teatro. Orientação: Ricardo Andrade Vassíllievitch;
·
Pedro
Mico,
de Antônio Callado. 2014 no Instituto Nossa Senhora do Teatro. Prêmio de melhor
trilha sonora no Festival de Grandes Autores;
·
Fragmentos
ou Manifesto da Crueldade, de Jefter Paulo. Em 2015 pelo
Instituto Nossa Senhora do Teatro. Direção: Jefter Paulo;
·
A
farsa do Boi ou o Desejo de Catirina, texto de Adriano Barroso.
2016 pelo Apadrinhe um Sorriso. Direção: Bruno Alarcon e Luiz Fernando Picanço;
·
Gritaram-me
Negra, de Victória Santa Cruz. 2016 pelo Apadrinhe um
Sorriso. Direção Bruno Alarcon e Luiz Fernando Picanço;
·
Mulata
Exportação, de Elisa Lucinda. 2017 pelo Apadrinhe um Sorriso.
Direção Bruno Alarcon e Luiz Fernando Picanço;
·
Negros
Olhos, criação coletiva. 2018 pelo Apadrinhe um Sorriso.
Direção Bruno Alarcon e Luiz Fernando Picanço;
·
A
Pequena Princesa, Leandro Franz. 2019 pelo Apadrinhe um
Sorriso. Direção Bruno Alarcon e Luiz Fernando Picanço;
DANÇA
· Identidade,
criação coletiva. 2016 pelo Departamento de Artes Corporais (DAc) da UFRJ.
Direção: Luiz Fernando Picanço, orientação Profª Drª Mariana Trotta;
· Corpo/objeto,
criação coletiva. 2016 pelo Departamento de Artes Corporais (DAc) da UFRJ.
Direção coletiva e orientação: Letícia Teixeira;
· Inobvio,
criação coletiva. 2017 Mostra InDsciplinas do Departamento de Artes Corporais
(DAc) da UFRJ . Direção: Tatiana Damasceno;
· Dois exercícios sobre esforços
dinâmicos, 2018 Mostra InDsciplinas do Departamento de Artes
Corporais (DAc) da UFRJ . Direção: Lígia Tourinho;
· O meu tempo?,
criação coletiva. 2018 na Mostra InDsciplinas do Departamento de Artes
Corporais (DAc) da UFRJ . Direção: Marina Elias;
· TransMoção,
criação coletiva. 2018 pelo projeto de pesquisa O Despertar da Sensibilidade
Corporal: Por uma Prática de Si, coordenado por Letícia Teixeira. Direção
Letícia Teixeira;
· Tem Gente Aqui,
criação coletiva. 2019 pelo projeto de pesquisa O Despertar da Sensibilidade
Corporal: Por uma Prática de Si, coordenado por Letícia Teixeira. Direção
Letícia Teixeira.
AUDIOVISUAL
·
PIPA,
roteiro de Bruno Alarcon. 2018 pelo Laboratório de Vídeodança da UFRJ (LaVida).
Direção de movimento: Bruno Alarcon.
Histórico
de exibição:
. Mostra InDisciplinas, Escola de
Educação Física e Desportos da UFRJ. Dezembro de 2018;
. V UniversiEncontro de Dança
Carioxaba, Belas Artes Projetos Culturais – São Mateus ES. Abril de 2019;
. Prêmio FAN (Festival de Audiovisual
Negritude) Baixada, matéria no Jornal “O Diaâ€. Junho de 2019;
. Festival Visões Periféricas, CCBB-RJ.
Setembro de 2019;
. Festival Artes em Rede, Escola de
Educação Física e Desportos da UFRJ. Setembro de 2019;
. 10ª Semana de Integração Acadêmica
da UFRJ, Menção Honrosa pelo trabalho, Escola de Educação Física e Desportos da
UFRJ. Outubro de 2019;
. FAIN – Festival de Artes em Imbariê.
Novembro de 2019;
. UniversiEncontro de Dança, Escola de
Educação Física e Desportos da UFRJ. Novembro de 2019;
.
2° Mostra Frente Teatro RJ, Biblioteca Leonel Moura Brizola em Duque de
Caxias. Fevereiro 2020.
ARTIGO
·
Partilha
entre luagres: um encontro entre Prática de Si e Apadrinhe um Sorriso,
autor Bruno Alarcon, orientação de Letícia Teixeira. 2019.
.
Comunicação oral no 11° Seminário Angel Vianna – Travessias e Itinêrrancias, na
mesa 6 – Afirmações Marginais Por Vir. 2019 no Teatro Cacilda Becker;
. Comunicação oral no 10° Semana de Integração
Acadêmica da UFRJ. 2019 na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.
QUALIFICAÇí•ES
·
Iniciação
Teatral – Escola de Artes Barbosa Leite 2007
(conteúdo
programático: Liberação, sensibilização, expressão corporal, expressão oral,
construção de personagem, elaboração de cena e prova pública), professor e
diretor Guedes Ferraz.
·
Preparação
e desenvolvimento do Ator – Instituto Nossa Senhora do Teatro
2014
(conteúdo
programático: Introdução a história mundial do teatro, introdução a história do
teatro brasileiro, introdução as técnicas e teorias de Stanislavski, Brecht,
Artaud e Grotwiski, preparação vocal, preparação corporal, técnica de
interpretação teatral, produção de espetáculo e introdução a direção teatral),
professores e diretores: Luana Vitor, Jefter Paulo e Ricardo Andrade
Vassíllievitch.
· O Ator compositor - Instituto Nossa Senhora do Teatro 2015 Estudo da vida e obra de Artaud
·
Projeto
de pesquisa “O Despertar da sensibilidade corporal: por uma Prática de Si†–
Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ – 2018 a atual
Coordenado
pela professora Letícia Teixeira vinculada ao Departamento de Arte Corporal
EEFD/UFRJ, a partir de laboratórios e improvisos, cuja estrutura de movimentos
transita entre sensações e atravessamentos dos sentidos, destacando a potência
da expressão singular de cada um. Laboratórios de sensações/oficinas de
sensibilização corporal que reviverá as passagens do processo de construção do
trabalho de criação, tendo como principal foco a metodologia Angel Vianna e
Eutonia de Gerda Alexande.
.
Articulador da atividade de extensão “Partilha entre lugaresâ€, onde consiste em
levar os jovens do curso de dança-teatro da ONG Apadrinhe um Sorriso a ter
contato com os pesquisadores e fazer residência com a metodologia do projeto.
·
Imersão
em MAV/ Metodologia Angel Vianna – Escola e Faculdade
Angel Vianna – 2019
Participação
na 3ª edição nos dias 19,20 e 21 de julho, tendo vivenciado propostas
conduzidas por Alexandre Bhering, Ignez Calfa, Ilka Nazareth, Maria Alice
Poppe, Marília Nogueira e Thereza Feitosa.