Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança
flamenca. É mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul; pós-graduação em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul e possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela
mesma universidade. Diplomada em “Estudios Avanzados en Flamenco†pelo Programa
de Doutorado Flamenco: una aproximación a su estúdio†da Universidade de
Sevilha.
Iniciou sua carreira como bailarina profissional em 1993, tendo
realizado cursos de formação e aperfeiçoamento em dança flamenca em renomados
centros da Espanha como Centro
Internacional Amor de Dios de Madrid
e Estudio de Baile Flamenco Abierto
Andrés Marín de Sevilla. Entre seus maestros destacam-se La Truco (Madrid),
Vicky Barea (Sevilla), Yara Castro (São Paulo), Miguel Alonso (São Paulo/Cuba),
Cíntia Ruela (Curitiba), Olga Marcioni “La China†(Madrid/Argentina), La Tacha
(Madrid), Alfonso Losa López (Madrid), Amália Moreira ‘La Morita’
(Curitiba/Argentina) e Robson Gambarra (Porto Alegre/Rio de Janeiro).
Dirigiu,
atuou e coreografou diversos espetáculos, entre eles: Flamenco de Hoy y de Ayer (1999), Lorquianas (2001), Mosaico -
As Múltiplas Faces do Flamenco (2002), Flamenco
Fusión (2003), Encuentros Andaluces
(2003), Luces y Sombras de Espaí±a (2007), Solos y bien acompaí±aos (2008), Como montar um baile (2012/2013), Usina Tablao (2016) e Ainda
que seja noite (2018).
Em 2007,
realizou o espetáculo A Casa no
Centro Cultural IAB - Instituto de
Arquitetos do Brasil, baseado no texto original de Federico García Lorca, A Casa de Bernarda Alba. A obra,
financiada pelo Fumproarte da
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, obteve oito indicações e recebeu quatro
Prêmios Açorianos entre os quais, o de Melhor
Espetáculo de Dança e o de Melhor
Trilha Sonora. Contou ainda, com a direção cênica de Decio Antunes e a
direção musical de Felipe Azevedo. Em 2018, com o espetáculo Ainda que seja noite recebeu 8
indicações ao Premio Açorianos e, e no seguinte, concorreu ao Prêmio Braskem no Festival Porto
Alegre Em Cena.
Como
jornalista, colaborou como correspondente internacional da revista argentina A Contratiempo (especializada em dança
espanhola e flamenco), como colaboradora do site brasileiro Argumento (especializado em cultura e
comportamento) e como crítica de dança flamenca do site espanhol Jerez Jondo (especializado em
flamenco). Foi editora do site Flamenco
y Contemporaneidad, dedicado ao flamenco e suas diversas manifestações no
cenário contemporâneo.
Atua como
bailarina e coreógrafa independente e dirige a Companhia Silvia Canarim –
Flamenco e Contemporaneidade. Como professora, ministra aulas regulares em
Porto Alegre na escola Naira Nawroski Centro de Artes Integradas e no Centro
Espanhol, além realizar de palestras e workshops em diversas cidades
brasileiras. Em 2018, completou 25 anos de
carreira.
Contatos: (51) 98146-4045 / s.canarim@hotmail.com