ÁREAS DE ATUAÇíO:
Dança para melhor idade, dança infantil, dança moderna e contemporânea, alongamento, condicionamento e percepção física.
FORMAÇíO ACADÊMICA:
Estudos de graduação
Graduação: Licenciatura
Instituição: Escola de Educação Física – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS
Data de obtenção do diploma: dezembro de 2006
Estudos de pós-graduação
Nível: Mestrado em Artes
Instituição: Instituto de Artes/ Unicamp
Linha de Pesquisa: Fundamentos Técnico/poéticos do Intérprete
Orientador: Renato Ferracini
Ingresso: 2007 (em andamento)
Estudos
Proficiência em Inglês: CAPPLE/UFRGS- maio 2006
Proficiência em Espanhol: CAPPLE/UFRGS- maio 2006
INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADE PROFISSIONAL:
Nome do empregador: Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre- Projeto Descentralização da Cultura
Função: Professora/ oficineira de dança com o projeto dança criativa
Data de admissão: março a dezembro de 2004; março a dezembro de 2006.
Nome do empregador: Escola de dança Cia. da Dança- Esteio/RS
Função: Professora de dança contemporânea
Data de admissão: março a dezembro de 2001
Nome do empregador: Grupo Teatral PoetasMortosRebeldesRenascidos, cuja direção é de Irajá Cibilis- Camaquã/RS
Função: Professora de dança contemporânea/ preparadora física
Data de admissão: março de
Estágio na Colônia de Férias da Escola de Educação Física do Exército- Urca/RJ- com projeto da Dança Criativa, em janeiro/2002.
INFORMAÇÕES SOBRE A IMPLANTAÇíO DO PROJETO DE DANÇA CRIATIVA:
Estágio na Colônia de Férias da Escola de Educação Física do Exército- Urca/RJ- com projeto da Dança Criativa, em janeiro/2002.
Projeto Descentralização da Cultura promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre- 2004 e 2006
I Seminário Nacional de Dança e Educação- abril 2006
UNIPINHAL- Universidade de Espírito Santo do Pinhal/SP- Encontro promovido pela Faculdade de Pedagogia- Setembro 2007. Curso de extensão a ser implantado a partir de agosto de 2008 em fase de análise institucional.
UNIVERSIDADE SíO MARCOS- Paulínia/ SP- Aula teórico/prática promovida pela Faculdade de Pedagogia- junho 2008. Curso de extensão a ser implantado a partir de agosto de 2008 em fase de análise institucional.
TRABALHO COMO INTÉRPRETE
Picasso 96 (1996), cuja direção foi de Robson Gambarra da CIA de Tablado Andaluz, com temporada no teatro do Instituto Goethe em maio de 1996.
TRABALHOS COMO INTÉRPRETE
“À flor da pele” (2001), do GAIA Grupo de Dança, grupo do qual fez parte durante 3 anos, cuja direção é de Alessandra Chemello. O trabalho foi apresentado nos seguintes teatros e esteve presente nos seguintes eventos: I USINA BRASIL TELECON DE DANÇA - 7/06/01; PROJETO DOZE E TRINTA - 7/06/01; PROJETO RODA DA DANÇA- Teatro Túlio Piva- 16/09/01; EXPERIMENTANDO A DANÇA - 9/10/01; Temporada na Sala Álvaro Moreira-
“Ninfas da Loucura” (2001), performance dirigida por Alessandra Chemello e apresentada na III Bienal do Mercosul, dentro de instalação de Flávio Wild, construída no Hosspial Psquiátrico São Pedro
“Um grito entre nós” (2003), direção de Jussara Miranda, mostrada como encerramento de curso de dança-teatro ocorrido no Teatro Elis Regina, Porto Alegre.
“Significado1.2 teste” (2004), coreografia de Magda Loutenzbauer, apresentada como encerramento do curso de improvisação em dança, ocorrido na Usina do Gasômetro, Porto Alegre.
“Acessos” (2004), do Grupo Meme- Núcleo de Pesquisa do Movimento, sob direção de Paulo Guimarães, no qual trabalhou como bailarina-criadora, atuando em espaços variados de Porto Alegre, tais como Solar dos Câmara (02/04/04). Este trabalho foi apresentado dentro do projeto Movimentos Incessantes em 18/01/04 na Faculdade de Biociências da UFRGS, no dia 25/06/04 no Solar dos Câmara dentro do projeto Arte no Solar.
“Das partes para o todo” (2004), trabalho cuja direção é de Jezebel de Carli, em comemoração ao Dia Internacional da Dança e apresentado no Centro Municipal de Cultura/ POA.
“Costumes by God” (2005), criação da Chamecki/Lerner (USA), apresentado no IV Conesul Dança 2005, no Teatro São Pedro,
“A tempestade” (2005), do grupo de teatro Zecoura Ora (ING), mostrado no III Feverestival, evento realizado em Campinas/SP no ano de 2005
“Limites” (2005), direção de Marco Fillipim, projeto que ganhou Fumproarte/ 2005, e teve estréia em agosto do mesmo ano, sendo apresentado na Usina do Gasômetro e dentro da Mostra Melhores do Ano realizada em Fevereiro de 2006, no Teatro Renascença/Porto Alegre. O espetáculo também fez temporada neste mesmo teatro em Maio/2006. Este trabalho recebeu 4 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança, nas categorias: melhor produção, figurino, trilha sonora original e cenografia, sendo premiado pelo último
“Vem Vadiá Mais Eu” (2005), trabalho com cultura popular, do grupo Paralelo 30, cuja direção é de Jair Ulmann, apresentado em novembro/2005 dentro do Projeto Gestação Cultural- Usina das Artes.
Bailarina-criadora da Eduardo Severino Cia de Dança, sob a direção de Eduardo Severino, desde 2005,
“In/Compatível?” (2005), tem como objetivo pesquisar a abundância de imagens e sensações sugeridas pelo cotidiano das relações. O trabalho esteve em cartaz na Usina do Gasômetro dentro do Projeto Gestação Cultural- Usina das Artes, nos meses de Junho, Julho e Outubro do mesmo ano e nos meses de maio e junho de 2006. O espetáculo foi apresentado nos seguintes eventos: IV Conesul Dança (Porto Alegre), Conexão Dança 2006, Mostra Melhores do Ano 2005, Aldeia Sesc Capilé (2006), Teatro Sete de Abril (Pelotas), Teatro Museu do Trem (São Leopoldo), Mercadão Cultural do SESC (2006). Recebeu 6 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança 2005, nas categorias: melhor espetáculo, produção, figurino, coreografia, bailarino, e trilha sonora adaptada, sendo premiado nas 3 últimas categorias citadas.
“Y’ Kua- o silenciar de um rio” (2006), projeto que ganhou Fumproarte/ 2005, e teve estréia em junho de 2006, sendo apresentado na Usina do Gasômetro. Temporada prevista para setembro de 2006 na sala 504 da Usina do Gasômetro
Como estudante da Escola de Educação Física da UFRGS (ESEF), desenvolveu um trabalho de dança criativa na Vila Cruzeiro/POA, dentro do projeto Descentralização da Cultura, organizado pela prefeitura de POA. Foi selecionada no ano de 2006 para integrar o projeto novamente, desenvolvendo sua proposta na Casa de Passagem Yle Mulher. Trabalhou no Celari- Centro de Recreação e Lazer do Idoso da ESEF/UFRGS, ministrando aulas de dança de salão. Trabalhou na Escola de dança CIA da Dança, Esteio/RS- março a dezembro de 2001- e estagiou na Colônia de Férias da Escola Superior de Educação Física do Exército (Urca- RJ)-
FORMAÇíO EM DANÇA:
Dança moderna e contemporânea – aulas regulares
- Eva Schul (Técnica de Hanya Holm, Porto Alegre,
- Nair Moura (Técnica de Martha Graham, Porto Alegre, 2000- em andamento)
- Dagmar Dornelles (Dança Contemporânea- Porto Alegre)
Dança moderna e contemporânea – cursos, workshops e mostras
- DESAFIOS DO CORPO COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÕES MÚLTIPLAS- Dagmar Dornelles- ALE- 15/08/06 a 12/12/06
- Festival El Cruce- Rosario/ARG- 7/10/06
- Conexão Sul- Porto Alegre/2006- Teatro de Câmara. Mostra de dança contemporânea. Participação com o espetáculo In/Compatível?.
- III e IV Feverestival- Campinas/SP entre os anos de 2005 e 2006.
- Mostra Melhores do Ano 2005- Porto Alegre- Teatro Renascença. Participação com os espetáculos - In/Compatível?e Limites
- IV Conesul Dança- Porto Alegre/2005- Teatro São Pedro. Evento de dança contemporânea ocorrido nos meses de julho e agosto de 2005. Participação com os espetáculos In/Compatível?, Limites e Costumes by God.
- ENCONTROS DO CORPO- Dagmar Dornelles/-ALE-(31/07 e 1/8/04) e (17/01/05 a 21/01/05)
DAS PARTES PARA O TODO- oficina- montagem em comemoração ao Dia Internacional da Dança, ministrada por artistas de diversas áreas-
- IMPROVISAÇíO EM DANÇA - Magda Loutenzbauer (Alemanha)- novembro/03 a janeiro/ 04. Apresentações nos dias 31/01 e 1/02/04 na Usina do Gasômetro
- ACROBACIA COM CIÊNCIA- Helena Varvaki (RJ)-
- MITOPOÉTICAS E DRAMATURGIA NA DANÇA- Valéria Bravi (SP)-
- DANÇA – TEATRO- Jussara Miranda (RS)-
- Com apresentação do espetáculo “Um grito entre nós”, ocorrida no Teatro Elis Regina em 22/01/03.
- ENTELEQUIA- O CORPO MUSICAL- Natalie Fari (SP)- 26/10/02
- A CONSTRUÇíO DO CORPO NO ESPAÇO-
- PERCEPÇíO FÍSICA – Julho/01- Alejandro Ahemed (SC)
- LABAN- ANÁLISE DO MOVIMENTO-
Danças brasileiras
- Grupo Paralelo 30 (Jair Ulman, Porto Alegre/2005)
Congressos e seminários
- ECUM 2008- Encontro Mundial de Artes Cênicas- São Paulo- março 2008
- Seminário Nacional de Dança e Educação- Porto Alegre-
- III Seminário de Comportamento Motor- Gramado-
- II CONDANÇA - Porto Alegre- 12 e 13/08/02
Treinamento em técnicas circenses
- TÉCNICA DE AÉREOS - Leonardo Senna (RJ), Alexandre Bado e Vera Carvalho (POA)- 2000-2002
Treinamento de ator
- VOZ E AÇíO VOCAL- Carlos Simioni- LUME/UNICAMP
30/04/07 a 04/05/07-SP
21/08/06 a 25/08/06- POA/RS.
- POSSIBILIDADES DE CONCEITUAÇíO DO CORPO-EM ARTE- Renato Ferracini-LUME/UNICAMP-
- A FORMA DA EMOÇíO- Denise Namura (FRA)-abril 2007; abril 2006.
- MÍMESIS CORPÓREA- Raquel Scorsti- LUME/UNICAMP- 17/02/06 a 24/02/06
- O CORPO COMO FRONTEIRA- Renato Ferracini- LUME/ UNICAMP- 28/02/05 a 04/03/05.
- O CORPO MULTIFACETADO- Ana Cristina Colla- LUME/ UNICAMP- 21/02/05 a 27/02/05
- O CORPO COMO CANAL- Jorge Lopes Ramos- ZECOURA ORA/ Inglaterra- 14/02/05 a 18/02/05
- A CONSTRUÇíO DA PRESENÇA DO ATOR- Carlos Simioni- SP-
- A DANÇA DAS AÇÕES- Tatiana Cardoso-RS-
- CURSO DE ATORES PARA PRINCIPIANTES- Márcio Augusto Fonseca-RJ-dezembro 1996.
Festivais estaduais
- Participação nos seguintes festivais do interior do Estado, representando os grupos Gaia e Contato grupo de dança contemporânea
- Bento
- Porto Alegre em Dança/RS- 2000
- Santa Maria em Dança/RS-2000
- Novo Hamburgo Dance Festival/RS- 2000
- XIV Encontro de danças Sociedade Orpheu- São Leopoldo/RS- 2000