Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

ÁREAS DE ATUAÇíO:

Dança para melhor idade, dança infantil, dança moderna e contemporânea, alongamento, condicionamento e percepção física.

 

 

FORMAÇíO ACADÊMICA:

 

Estudos de graduação

Graduação: Licenciatura em Educação Física

Instituição: Escola de Educação Física – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS

Data de obtenção do diploma: dezembro de 2006

 

Estudos de pós-graduação

Nível: Mestrado em Artes

Instituição: Instituto de Artes/ Unicamp

Linha de Pesquisa: Fundamentos Técnico/poéticos do Intérprete

Orientador: Renato Ferracini

Ingresso: 2007 (em andamento)

 

Estudos em Língua Estrangeira

Proficiência em Inglês: CAPPLE/UFRGS- maio 2006

Proficiência em Espanhol: CAPPLE/UFRGS- maio 2006

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADE PROFISSIONAL:

 

Nome do empregador: Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre- Projeto Descentralização da Cultura

Função: Professora/ oficineira de dança com o projeto dança criativa

Data de admissão: março a dezembro de 2004; março a dezembro de 2006.

 

Nome do empregador: Escola de dança Cia. da Dança- Esteio/RS

Função: Professora de dança contemporânea

Data de admissão: março a dezembro de 2001 

 

Nome do empregador: Grupo Teatral PoetasMortosRebeldesRenascidos, cuja direção é de Irajá Cibilis- Camaquã/RS

Função: Professora de dança contemporânea/ preparadora física

Data de admissão: março de 2001 a dezembro de 2003 

 

Estágio na Colônia de Férias da Escola de Educação Física do Exército- Urca/RJ- com projeto da Dança Criativa, em janeiro/2002.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A IMPLANTAÇíO DO PROJETO DE DANÇA CRIATIVA:

 

Estágio na Colônia de Férias da Escola de Educação Física do Exército- Urca/RJ- com projeto da Dança Criativa, em janeiro/2002.

 

Projeto Descentralização da Cultura promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre- 2004 e 2006

 

I Seminário Nacional de Dança e Educação- abril 2006

 

UNIPINHAL- Universidade de Espírito Santo do Pinhal/SP- Encontro promovido pela Faculdade de Pedagogia- Setembro 2007. Curso de extensão a ser implantado a partir de agosto de 2008 em fase de análise institucional.

 

UNIVERSIDADE SíO MARCOS- Paulínia/ SP- Aula teórico/prática promovida pela Faculdade de Pedagogia- junho 2008. Curso de extensão a ser implantado a partir de agosto de 2008 em fase de análise institucional.

 

 

TRABALHO COMO INTÉRPRETE EM DANÇA FLAMENCA:

 

Picasso 96 (1996), cuja direção foi de Robson Gambarra da CIA de Tablado Andaluz, com temporada no teatro do Instituto Goethe em maio de 1996.

 

 

TRABALHOS COMO INTÉRPRETE EM DANÇA CONTEMPORÂNEA:

 

“À flor da pele” (2001), do GAIA Grupo de Dança, grupo do qual fez parte durante 3 anos, cuja direção é de Alessandra Chemello. O trabalho foi apresentado nos seguintes teatros e esteve presente nos seguintes eventos: I USINA BRASIL TELECON DE DANÇA - 7/06/01; PROJETO DOZE E TRINTA - 7/06/01; PROJETO RODA DA DANÇA- Teatro Túlio Piva- 16/09/01; EXPERIMENTANDO A DANÇA - 9/10/01; Temporada na Sala Álvaro Moreira- 12 a 14/10/01; PROJETO PORTO VERíO ALEGRE 2002; PROJETO DANÇAR- outubro 2003

 

“Ninfas da Loucura” (2001), performance dirigida por Alessandra Chemello e apresentada na III Bienal do Mercosul, dentro de instalação de Flávio Wild, construída no Hosspial Psquiátrico São Pedro em Porto Alegre.

 

“Um grito entre nós” (2003), direção de Jussara Miranda, mostrada como encerramento de curso de dança-teatro ocorrido no Teatro Elis Regina, Porto Alegre.

 

“Significado1.2 teste” (2004), coreografia de Magda Loutenzbauer, apresentada como encerramento do curso de improvisação em dança, ocorrido na Usina do Gasômetro, Porto Alegre.

 

“Acessos” (2004), do Grupo Meme- Núcleo de Pesquisa do Movimento, sob direção de Paulo Guimarães, no qual trabalhou como bailarina-criadora, atuando em espaços variados de Porto Alegre, tais como Solar dos Câmara (02/04/04). Este trabalho foi apresentado dentro do projeto Movimentos Incessantes em 18/01/04 na Faculdade de Biociências da UFRGS, no dia 25/06/04 no Solar dos Câmara dentro do projeto Arte no Solar.

 

“Das partes para o todo” (2004), trabalho cuja direção é de Jezebel de Carli, em comemoração ao Dia Internacional da Dança e apresentado no Centro Municipal de Cultura/ POA.

 

“Costumes by God” (2005), criação da Chamecki/Lerner (USA), apresentado no IV Conesul Dança 2005, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre.

 

“A tempestade” (2005), do grupo de teatro Zecoura Ora (ING), mostrado no III Feverestival, evento realizado em Campinas/SP no ano de 2005

 

“Limites” (2005), direção de Marco Fillipim, projeto que ganhou Fumproarte/ 2005, e teve estréia em agosto do mesmo ano, sendo apresentado na Usina do Gasômetro e dentro da Mostra Melhores do Ano realizada em Fevereiro de 2006, no Teatro Renascença/Porto Alegre. O espetáculo também fez temporada neste mesmo teatro em Maio/2006. Este trabalho recebeu 4 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança, nas categorias: melhor  produção, figurino, trilha sonora original e cenografia, sendo premiado pelo último

 

“Vem Vadiá Mais Eu” (2005), trabalho com cultura popular, do grupo Paralelo 30, cuja direção é de Jair Ulmann, apresentado em novembro/2005 dentro do Projeto Gestação Cultural- Usina das Artes.

 

Bailarina-criadora da Eduardo Severino Cia de Dança, sob a direção de Eduardo Severino, desde 2005, em Porto Alegre. Formada em 2000, a Eduardo Severino Cia. de Dança é um grupo de dança contemporânea gaúcho, radicado em Porto Alegre/RS, local no qual desenvolve junto ao Projeto Gestação Cultural- Usina das Artes, uma ampla trajetória de pesquisa cênica. Composta pelos bailarinos-criadores Carol Peter, Luciano Tavares e Eduardo Severino, a companhia tem como característica a constante experimentação de novas linguagens, respeitando as formações diversificadas de seus componentes para, a partir disso, desenvolver seu trabalho. O grupo ocupa, dentro do projeto Usina das Artes- Usina do Gasômetro, a sala 504, realizando atividades culturais diversas, tais como oficinas, aulas regulares e espetáculos.  Nos dois últimos anos, participou dos seguintes espetáculos:

 

 “In/Compatível?” (2005), tem como objetivo pesquisar a abundância de imagens e sensações sugeridas pelo cotidiano das relações. O trabalho esteve em cartaz na Usina do Gasômetro dentro do Projeto Gestação Cultural- Usina das Artes, nos meses de Junho, Julho e Outubro do mesmo ano e nos meses de maio e junho de 2006. O espetáculo foi apresentado nos seguintes eventos: IV Conesul Dança (Porto Alegre), Conexão Dança 2006, Mostra Melhores do Ano 2005, Aldeia Sesc Capilé (2006), Teatro Sete de Abril (Pelotas), Teatro Museu do Trem (São Leopoldo), Mercadão Cultural do SESC (2006). Recebeu 6 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança 2005, nas categorias: melhor espetáculo, produção, figurino, coreografia, bailarino, e trilha sonora adaptada, sendo premiado nas 3 últimas categorias citadas.

 

“Y’ Kua- o silenciar de um rio” (2006), projeto que ganhou Fumproarte/ 2005, e teve estréia em junho de 2006, sendo apresentado na Usina do Gasômetro. Temporada prevista para setembro de 2006 na sala 504 da Usina do Gasômetro

 

Como estudante da Escola de Educação Física da UFRGS (ESEF), desenvolveu um trabalho de dança criativa na Vila Cruzeiro/POA, dentro do projeto Descentralização da Cultura, organizado pela prefeitura de POA. Foi selecionada no ano de 2006 para integrar o projeto novamente, desenvolvendo sua proposta na Casa de Passagem Yle Mulher. Trabalhou no Celari- Centro de Recreação e Lazer do Idoso da ESEF/UFRGS, ministrando aulas de dança de salão. Trabalhou na Escola de dança CIA da Dança, Esteio/RS- março a dezembro de 2001- e estagiou na Colônia de Férias da Escola Superior de Educação Física do Exército (Urca- RJ)- 7 a 25 de Janeiro de 2002.

 

 

FORMAÇíO EM DANÇA:

 

Dança moderna e contemporânea – aulas regulares

- Eva Schul (Técnica de Hanya Holm, Porto Alegre, 1999 a 2001)

- Nair Moura (Técnica de Martha Graham, Porto Alegre, 2000- em andamento)

- Dagmar Dornelles (Dança Contemporânea- Porto Alegre)

 

Dança moderna e contemporânea – cursos, workshops e mostras

- DESAFIOS DO CORPO COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÕES MÚLTIPLAS- Dagmar Dornelles- ALE- 15/08/06 a 12/12/06

- Festival El Cruce- Rosario/ARG- 7/10/06

- Conexão Sul- Porto Alegre/2006- Teatro de Câmara. Mostra de dança contemporânea. Participação com o espetáculo In/Compatível?.

- III e IV Feverestival- Campinas/SP entre os anos de 2005 e 2006.

- Mostra Melhores do Ano 2005- Porto Alegre- Teatro Renascença. Participação com os espetáculos - In/Compatível?e Limites

- IV Conesul Dança- Porto Alegre/2005- Teatro São Pedro. Evento de dança contemporânea ocorrido nos meses de julho e agosto de 2005. Participação com os espetáculos In/Compatível?, Limites e Costumes by God.

- ENCONTROS DO CORPO- Dagmar Dornelles/-ALE-(31/07 e 1/8/04) e (17/01/05 a 21/01/05)

DAS PARTES PARA O TODO- oficina- montagem em comemoração ao Dia Internacional da Dança, ministrada por artistas de diversas áreas- 19 a 29/04/04. Trabalho apresentado no SMC/ POA no dia 29/04/04.

- IMPROVISAÇíO EM DANÇA - Magda Loutenzbauer (Alemanha)- novembro/03 a janeiro/ 04. Apresentações nos dias 31/01 e 1/02/04 na Usina do Gasômetro

- ACROBACIA COM CIÊNCIA- Helena Varvaki (RJ)- 5 a 8/9/03

- MITOPOÉTICAS E DRAMATURGIA NA DANÇA- Valéria Bravi (SP)- 4 a 7/9/03

- DANÇA – TEATRO- Jussara Miranda (RS)- 9 a 22/01/03 

- Com apresentação do espetáculo “Um grito entre nós”, ocorrida no Teatro Elis Regina em 22/01/03.

- ENTELEQUIA- O CORPO MUSICAL- Natalie Fari (SP)- 26/10/02

- A CONSTRUÇíO DO CORPO NO ESPAÇO- 9 A 13/09/02- Inês Marocco e Regina Giacomini       

- PERCEPÇíO FÍSICA – Julho/01- Alejandro Ahemed (SC)

- LABAN- ANÁLISE DO MOVIMENTO- 18 a 22/01/00- Cibele Sastre

 

Danças brasileiras

- Grupo Paralelo 30 (Jair Ulman, Porto Alegre/2005)

 

Congressos e seminários

- ECUM 2008- Encontro Mundial de Artes Cênicas- São Paulo- março 2008

- Seminário Nacional de Dança e Educação- Porto Alegre- 06 a 08/04/06

- III Seminário de Comportamento Motor- Gramado- 4 a 6/09/02

- II CONDANÇA - Porto Alegre- 12 e 13/08/02

 

Treinamento em técnicas circenses

- TÉCNICA DE AÉREOS - Leonardo Senna (RJ), Alexandre Bado e Vera Carvalho (POA)- 2000-2002

 

Treinamento de ator

- VOZ E AÇíO VOCAL- Carlos Simioni- LUME/UNICAMP

17 a 21/04/07-RJ

30/04/07 a 04/05/07-SP

21/08/06 a 25/08/06- POA/RS.

- POSSIBILIDADES DE CONCEITUAÇíO DO CORPO-EM ARTE- Renato Ferracini-LUME/UNICAMP- 11 a 17/02/07.

- A FORMA DA EMOÇíO- Denise Namura (FRA)-abril 2007; abril 2006.

- MÍMESIS CORPÓREA- Raquel Scorsti- LUME/UNICAMP- 17/02/06 a 24/02/06

- O CORPO COMO FRONTEIRA- Renato Ferracini- LUME/ UNICAMP- 28/02/05 a 04/03/05.

- O CORPO MULTIFACETADO- Ana Cristina Colla- LUME/ UNICAMP- 21/02/05 a 27/02/05

- O CORPO COMO CANAL- Jorge Lopes Ramos- ZECOURA ORA/ Inglaterra- 14/02/05 a 18/02/05

- A CONSTRUÇíO DA PRESENÇA DO ATOR- Carlos Simioni- SP- 18 a 22/10/04.

- A DANÇA DAS AÇÕES- Tatiana Cardoso-RS- 9 a 13/09/02

- CURSO DE ATORES PARA PRINCIPIANTES- Márcio Augusto Fonseca-RJ-dezembro 1996.

 

Festivais estaduais

- Participação nos seguintes festivais do interior do Estado, representando os grupos Gaia e Contato grupo de dança contemporânea

- Bento em Dança- Bento Gonçalves/RS- 2000 e 2001

- Porto Alegre em Dança/RS- 2000

- Santa Maria em Dança/RS-2000

- Novo Hamburgo Dance Festival/RS- 2000

- XIV Encontro de danças Sociedade Orpheu- São Leopoldo/RS- 2000