Luciana Ponso é graduada em Licenciatura em Dança na Faculdade de Dança Angel Vianna (Rio de Janeiro). Sua formação se deu em Porto Alegre-RS na Escola de Ballet Salma Chemale e posteriormente no Rio de Janeiro com Eliana Karin, Fauzi Mansur, Boris Storojkov, Eugênia Feodorova e Giselle Tápias, participando como bailarina do Grupo Tápias e do Grupo Eliana Karin.
Como professora, ministra aulas de ballet clássico e alongamento em diversas escolas e academias de dança. Foi convidada pela Scuola Di Danza Maria Taglione (Itália) onde atuou como professora e bailarina da companhia da escola sob orientação de Cláudia Zaccari (Ópera de Roma).
Junto ao Espaço Café Cultural e a Cavídeo, idealizou a Mostra Move de Videodança que conta com mais de 10 edições de mostra de filmes relacionados com a dança e sua representação nas artes visuais. A mostra fez parte de eventos importantes como Correios em Movimento, Festival Tápias e Dança Criança no Centro Cultural da Caixa. Ainda na área de videodança participou das oficinas do Projeto Dança em Foco ministradas por: Willi Dorner (Áustria), Silvina Szperling (Argentina), Zaven Pare (França), Tomas Aragay e Sofia Asencio (Espanha) onde com estes últimos fez também assessoria num projeto de residência.
Coordenou por dois anos o Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro (CDPD-RJ), onde pôde realizar pesquisas diante do acervo de vídeo (Videodança: tendências e potencialidades), livros (Levantamento da bibliografia em dança no Brasil), revistas e catálogos de festivais nacionais e internacionais. Desenvolveu o trabalho de digitalização do acervo pessoal de Angel Vianna.
Foi selecionada pelo Circuito de Videodança do Mercosul para realizar uma residência artística no Rio de Janeiro, Montevideo e Buenos Aires onde desenvolveu uma pesquisa videográfica sobre corpo, dança e prostituição e como resultado dessa pesquisa dirigiu o videodança “Quando aprendeu a pular...” lançado no dança em Foco de 2008.
Atualmente é bailarina da Atelier Coreográfico Cia de Dança.