Flávio Sampaio
·
Envolvido com a dança desde os anos 1970,
acumula 49 anos de experiências no palco e 32 anos no ensino da dança.
·
Estudou na Escola de Danças Clássicas do
SESI-CE, com Dennis Gray e Jane Blauth. Fez formação profissional no
Theatro Municipal do Rio de Janeiro com Tatiana Leskova e Jorge Garcia.
·
Aperfeiçoou-se no Brasil e na Europa com: Raymond
Franchetti, Ferek Havas, Hilary Cathourigt, Henrique Martinez, Jean-Yves
Lormeau, Azari Plisetsky e Desmond Doyle.
·
Aluno do Curso de Teatro da Universidade
Federal do Ceará foi um dos fundadores do Grupo Grita de Teatro, faz
participação no filme O Homem de Papel, do diretor Carlos Coimbra.
·
Bailarino do Theatro Municipal do Rio de
Janeiro dançou balés de Maurice Béjart, Frederick Ashton,
John Cranko, Michel Fokine e Marius Petipa. Trabalhou com os diretores: Franco
Zeffirelli, Geanne Ratto, Yurek Lazovski, Márcia Haydée, Dalal Achcar, Sergio
Brito, entre outros.
·
Estudou metodologia Vaganova com Nina
Sperantskaya (Bailarina principal do Ballet Bolshoi) e Andrey Smirnov
(Professor da Escola Coreográfica de Moscou).
·
Professor Convidado do Ballet da Ópera
de Zurich; ArtStudio de Munique; Ballet da Ópera de Mainz; Ballet Anjelin Preljocaj
- Lyon; Escola Nacional de Danças da Polônia; Ballet da Ópera de Varsóvia; Grupo Corpo; Companhia de Dança Deborah Colker; Quasar
Companhia de Dança; Balé do Teatro Guaíra; Balé do Teatro Castro Alves, Cabo
Verde Ballet Nacional, entre outros.
·
Em 2011, a
convite de Ismael Ivo, foi assistente de direção, no projeto “Archenalle della Danzaâ€, da Bienal
Internacional de Arte Contemporânea de Veneza.
·
Promoveu workshops para professores de
dança em diversas universidades brasileiras; no Festival Internacional de Dança
de Joinville; Escola de Dança do Estado de São Paulo; Escola do Teatro Guaíra
de Curitiba; Escola de Dança do Palácio das Artes de Belo Horizonte; Curso de
Mestrado da Escola Superior de Dança de Lisboa e no Curso de Dança da Escola de
Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
·
Autor dos projetos pedagógicos da
Escola de Dança de Paracuru; Superior de Dança da Universidade Gama Filho; Técnico
em Dança do Ceará, da Escola Nacional de Dança de Cabo Verde e do Curso Técnico
em Dança de Paracuru.
·
Autor dos livros: Ballet Essencial - Ed. Sprint, Rio de Janeiro, 1996 e Balé Passo a Passo - Gráfica Expressão,
Fortaleza, 2013, sobre o ensino da dança clássica e co-autor dos livros: Lições de Dança 2 – Ed. Lidador, Rio de
Janeiro, 2000; Ceará de Corpo e Alma
- Ed. Relume Dumará, Rio de Janeiro, 2002; A
Dança Clássica – dobras e extensões - Ed. Nova Letra, Joinville, 2014 e A Dança da Rede – As Redes da Dança -
Instituto Festival de Dança de Joinville, Joinville, 2019.
·
Idealizador do “Projeto Dançar
Paracuruâ€, que reúne a Escola de Dança de Paracuru, a Mostra Paracuru de Dança
e a Paracuru Cia. de Dança.
·
Recebeu da Fundação Itaú Cultural o
premio Rumos Educação 2011\2013.
CRONOLOGIA
2000 /2020 - Diretor Artístico da Paracuru Cia
de Dança.
2016 /2020 - Professor convidado do Festival
de Dança de Joinville.
2014 / 2016 - Consultor Artístico do
Ministério da Cultura de Cabo Verde.
2014 / 2016 - Professor Residente do Cabo
Verde Ballet Nacional.
2003 / 2016 - Diretor da Escola de Dança de
Paracuru.
2012 / 2013 - Coordenador do Curso Técnico em
Dança do Ceará.
2002 / 2003 - Professor da Escola do Teatro
Bolshoi no Brasil.
1999 / 2001 - Coordenador do Curso de Dança da
Universidade Gama Filho.
1999 / 2001 - Diretor Artístico da Bienal
Internacional de Dança do Ceará.
1999 / 2001 - Diretor do Colégio de Dança do
Ceará.
1993 / 1998 - Maitre de Ballet do Theatro
Municipal do Rio de Janeiro.
1994 / 1998 - Professor do Curso de
Licenciatura em Dança da UniverCidade-RJ.
1992 / 1994 - Diretor Assistente do Balé da
Cidade de Niterói.
1988 / 1992 - Professor da Escola Estadual de
Danças Maria Olenewa.
1978 / 1988 - Bailarino do Corpo de Baile do
Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
1977 - Bailarino do Balé do Teatro Guaíra.
1974 – Inicia seus estudos de dança com Dennis
Gray e Jane Blauth – SESI-CE
1973 – Calígula, de Albert Camus. Teatro
Universitário. Direção Luis Carlos Matos e cenários de Fausto Nilo.
1972 /1973 – Curso de Arte Dramática da
Universidade Federal do Ceará – CAD
1971 – Estréia no teatro com Tino Destino.
Teatro da Rádio Iracema. Direção Kleber Ventura.