Marlenkenia teve como início de sua formação profissional o Ballet Clássico.
Iniciou em métodos de Jazz e dança moderna, com Cristina Helena (BH), Rodrigo Pederneiras (BH) e no Alvin Ailey Dance Center.
Foi se aperfeiçoando em métodos de dança moderna: Graham Limon, Horton, Dunham e dança primitiva, esta última com Carmencita Romero, primeira bailarina de Katherine Dunham (New York), que coreografou exclusivamente para ela o trabalho intitulado "Ecos da África".
Foi a primeira bailarina do grupo "Oz", hoje SesiMinas (BH).
Recebeu o título de melhor bailarina mineira (Troféu Fundacem).
Foi premiada no 24º Festival Internacional de Dança, em Paris.
Primeiro lugar no Concurso Mundial de Técnicos da Dança e Coreografia (CBDD-Unesco), e condecorada com a medalha Isadora Duncan como melhor bailarina de dança contemporânea.
Concomitantemente, a sua formação profissional como bailarina, Marlenkenia desenvolveu ao longo dos anos seu potencial coreográfico que lhe rendeu vários prêmios e grandes sucessos de público e crítica.
Contemplada entre 5.000 participantes com uma bolsa de estudos da Academia de Verão Internacional de Dança, em Viena (Áustria).
Convidada por madame Alice Alonso e Madame Josefina Mendes para representar o Brasil como solista de dança contemporânea no Festival de Havana (Cuba).
Apresentou para Jornalistas da Deutsche Welle em Colônia (Alemanha), chamando a atenção do Sr. Ulrich Tegeder, jornalista, diretor de cinema e perito em dança da Deutsche Tanzfilm Intitut-Bremen e membro da Unesco, com quem aprendeu a desenvolver projetos investigativos, estudos cinematográficos e roteiros coreográficos.
Foi diretora, coreógrafa e bailarina do Ballet do Estado de Goiás, onde desenvolveu o trabalho coreográfico "Cerrado Descerrado", apresentado em vários eventos importantes como: I Feira de Eventos Regionais produzido pela Rede Globo (SP), Encontro Internacional de Arte e Ecologia (EcoDrama) em Salvador (BA), Encontro da Cultura Brasileira no Ibirapuera (SP), e alguns importantes festivais de dança no Brasil.
Foi convidada pelo artista plástico Bernard Fasching (Viena-Áustria), para coreografar o tema de seu trabalho "12 dias e 12 noites".
Foi diretora executiva do Departamento de Dança da Secretaria do Trabalho e Solidariedade do governo do Distrito Federal.
Em uma investigação sobre folclores, criou o trabalho coreográfico "Remato", com artistas de vários segmentos e a fusão com algumas companhias, tendo o apoio da Secretaria de Turismo do Governo de Goiás (AGETUR) e da Lei de Incentivo í Cultura (Goiânia-GO).
Dirigiu o projeto social "Dançar na Íntegra" com o apoio da Lei de Incetivo í Cultura, patrocinada pelo Instituto Iamar Tribanco e pela Secretaria Municipal de Cultura.
Hodiernamente, atua como bailarina e coreógrafa e dirige o projeto social na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.