Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

Rui Moreira - bailarino e coreógrafo

 

Bailarino, coreógrafo e investigador cultural. Rui Moreira é original de São Paulo e está radicado em Belo Horizonte desde 1984. A carreira deste bailarino e coreógrafo tem inicio em 1979 e é fortemente marcada por sua participação como intérprete no reconhecido Grupo Corpo, de Minas Gerais e nas companhias paulistanas Cisne Negro e Balé da Cidade de São Paulo. Atualmente, dedica-se à companhia SeráQuê? onde desde 1993 desenvolve criações a partir de pesquisas de linguagens cênicas tendo como mote principal as culturas populares do Brasil. Construindo repertório como coreógrafo ou como intérprete criador interage com atores, músicos, bailarino, dançarinos populares, de street dance, poetas, vídeo makers, Dj s, materializando uma linguagem gestual contemporânea. A formação artística de Rui Moreira mescla a formação de dança acadêmica (dança clássica e moderna) com o interesse pelas manifestações populares; trabalhou com representativos elencos e criadores no Brasil e em outros países; seja com as companhias e agrupamentos artísticos do qual fez parte ou de maneira solo.

 

Além da bem sucedida e premiada trajetória artística, na área de promoção de eventos, fez a curadoria da Mostra de dança contemporânea Telemig Celular Arte em Movimento (2004) e do FAN - Festival Internacional de Arte Negra (2003,2005/2006, 2007), promovido pela prefeitura de Belo Horizonte. Participou do grupo de trabalho que redigiu a CBO - Classificação Brasileira de Ocupações da dança realizada pela faculdade de educação de Campinas – UNICAMP, foi representante escolhido em assembléias da classe de dança em Minas Gerais na Câmara Setorial proposta pelo MinC/ Funarte para levantar dados para a implantação de um Plano Nacional de Cultura.

 

Dirige a produtora SeráQuê? Promoções e Eventos Ltda. e está na presidência da associação de fins não econômicos SeráQuê?Cultural, ONG da qual é fundador.  Entre as atividades da instituição está execução de projetos de sensibilização e formação artística direcionados a crianças e adolescentes e a implantação de um Ponto de Cultura no bairro Lagoinha (ação desenvolvida com a parceria do MinC. através do programa Cultura Viva).

 

Obras.

 

Coreografou os seguintes espetáculos

 

Espetáculos de Dança: “Quilombos Urbanos”, “Urucubaca na Roda do Mundo”, “Duas linhas paralelas e uma na diagonal”, “Insólito”, “Cora”, “Homens”, “Coralinda”, “Esquiz” e “Q eu isse” para Cia. SeráQuê?,

 

 “Trama” e “C/ Cordas” para o Cisne Negro Cia de Dança,

 

“De Uma Margem a outra” na Cia. Azanie, na cidade de Lyon – França.

 

“Rito de Passagem” – Cia. de Dança do Amazonas

 

Espetáculos de teatro: Don Chicote Mula Manca - direção Andréa Garavello (infantil) e “Lola” de Roberto Cordovani

 

Espetáculo Musical: “Emoções Baratas” – direção de José Possi Neto.

 

Programa de TV: Criança Esperança – Rede Globo – direção de coreografias – Bete Oliose

 

Eventos de rua: Duas edições do tradicional “Defilé” que integra a programação da Bienal de Dança da cidade de Lyon – França.

 

Eventos especiais: Direção geral e coreografia do evento de premiação de designers de jóias do concurso promovido pela empresa Anglo Gold - Ashanti e produzido pela Pólo Produções (MG)

 

Premiações

 

APCA – (SP)

 

CAUÊ – (MG)

 

BONSUCESSO/AMPARC – (MG)

 

SESC/SATED – (MG)

 

Bolsa de arte para pesquisa do Instituto Vitae 2005. Argumento - Festejos Afro-Mineiros

 

 

 

Principais indicações à prêmios

 

 Indicação ao prêmio MAMBEMBE/ FUNARTE (RJ)

 

Indicação ao Prêmio Jorge Amado pelo Centro de Cultura Nansem Araújo (Sesi Minas/Fiemg).