Rui Moreira - bailarino e coreógrafo
Bailarino, coreógrafo e investigador cultural. Rui Moreira é original de São Paulo e está radicado
Além da bem sucedida e premiada trajetória artística, na área de promoção de eventos, fez a curadoria da Mostra de dança contemporânea Telemig Celular Arte em Movimento (2004) e do FAN - Festival Internacional de Arte Negra (2003,2005/2006, 2007), promovido pela prefeitura de Belo Horizonte. Participou do grupo de trabalho que redigiu a CBO - Classificação Brasileira de Ocupações da dança realizada pela faculdade de educação de Campinas – UNICAMP, foi representante escolhido em assembléias da classe de dança
Dirige a produtora SeráQuê? Promoções e Eventos Ltda. e está na presidência da associação de fins não econômicos SeráQuê?Cultural, ONG da qual é fundador. Entre as atividades da instituição está execução de projetos de sensibilização e formação artística direcionados a crianças e adolescentes e a implantação de um Ponto de Cultura no bairro Lagoinha (ação desenvolvida com a parceria do MinC. através do programa Cultura Viva).
Obras.
Coreografou os seguintes espetáculos
Espetáculos de Dança: “Quilombos Urbanos”, “Urucubaca na Roda do Mundo”, “Duas linhas paralelas e uma na diagonal”, “Insólito”, “Cora”, “Homens”, “Coralinda”, “Esquiz” e “Q eu isse” para Cia. SeráQuê?,
“Trama” e “C/ Cordas” para o Cisne Negro Cia de Dança,
“De Uma Margem a outra” na Cia. Azanie, na cidade de Lyon – França.
“Rito de Passagem” – Cia. de Dança do Amazonas
Espetáculos de teatro: Don Chicote Mula Manca - direção Andréa Garavello (infantil) e “Lola” de Roberto Cordovani
Espetáculo Musical: “Emoções Baratas” – direção de José Possi Neto.
Programa de TV: Criança Esperança – Rede Globo – direção de coreografias – Bete Oliose
Eventos de rua: Duas edições do tradicional “Defilé” que integra a programação da Bienal de Dança da cidade de Lyon – França.
Eventos especiais: Direção geral e coreografia do evento de premiação de designers de jóias do concurso promovido pela empresa Anglo Gold - Ashanti e produzido pela Pólo Produções (MG)
Premiações
APCA – (SP)
CAUÊ – (MG)
BONSUCESSO/AMPARC – (MG)
SESC/SATED – (MG)
Bolsa de arte para pesquisa do Instituto Vitae 2005. Argumento - Festejos Afro-Mineiros
Principais indicações à prêmios
Indicação ao prêmio MAMBEMBE/ FUNARTE (RJ)
Indicação ao Prêmio Jorge Amado pelo Centro de Cultura Nansem Araújo (Sesi Minas/Fiemg).