MILZA GAMA é graduada em dança pela Faculdade Angel Vianna, do Rio de
Janeiro, tendo especialização em Análise do Movimento (Pós-graduação Latu
Sensu em Sistema Laban – Bartenieff – Centro LABAN-Rio, Institute of
Movement Studies - LIMS® (NYC) e Faculdade Angel Vianna - FAV, RJ). É,
também, estudante do Curso de Licenciatura em Teatro, do Instituto Federal do
Ceará – IFCE, desde 2016, e pesquisadora do grupo de estudo do IFCE, na
linha de pesquisa Encenação e Dramaturgia Épica: drama, dramaturgia, cena.
Teve inicialmente formação em dança clássica pela antiga Escola Regina atual
Tereza Passos em Fortaleza, de 1980 a 1996, fez cursos na Joffrey Ballet
(Nova York, em 1995), Workshop de Dança Contemporânea no Ballet Stágium
(São Paulo, em 1997); e por diversas oficinas de dança no Rio de Janeiro e em
Fortaleza.
Como professora de dança iniciou dando aulas de bale em academias de
Fortaleza e depois no Rio de janeiro, retornando para Fortaleza deu aula no
Viva Musica, Academia La Vie e Escola de artes Shalom produzindo os
espetáculos do Halleluia evento que acontece nos meses de Julho de 2009 a
2016.
Como artista pesquisadora, participou de diversos congressos e seminários
no Rio de Janeiro, como A Dança é o Pensamento do Corpo, ministrado por
Helena Katz (Rio de Janeiro, em 2002); Produção Artística e Direção de Shows
e eventos na Fundição Progresso, ministrado por João Luiz Bernardo (Rio de
Janeiro, em 2002); Seminários anuais da Faculdade Angel Vianna (Rio De
Janeiro-2007 a 2010); Bienais Internacionais de Dança (Fortaleza, de 2011 a
2017), e, de diversas Mostras de Dança, da Faculdade Angel Vianna (Rio de
Trabalhou na direção de produções artísticas, desde janeiro de 1995, dirigindo
e atuando em diversas montagens de espetáculos da Comunidade Católica
Shalom, no Brasil e no exterior, em eventos, como Jornada Mundial da
Juventude: em Toronto-Canadá (2010); em Madri, na Espanha e na Itália
(2011), no Rio de Janeiro (2013), no qual atuou e dirigiu o musical Filho de
Deus, Menino Meu, no Circo Marcos Frota.Janeiro, de 2004 a 2008.
Nas Artes Visuais, produziu e atuou no Videodança A Mulher que Muito Amou
(Teatro Cacilda Becker – Rio de Janeiro, em 2007); no Videodança: Nova
Primavera (Fundição Progresso, Espaço Intrépida Trupe – Rio de Janeiro,
2008); e, no ensaio fotográfico do Projeto Acqua, que originou o Videodança
TOURO AZUL (Taíba – 2017).TOURO-nova margem (Iparana – 2018)
Atuou na Escola de Canto Maninha Mota, cantando em recitais e sendo
professora de dança para o projeto social da comunidade do pau finim com a
regência de Maninha Mota (Teatro Via Sul – 2013 e 2014).
Como preparadora corporal, no musical Enlace, a loja de Ourives
( Romance Musicado, da obra de Karol Wojtyla, sob a dramaturgia
Elísio Lopes Jr. e a direção de Roberto Lage – Rio de janeiro, em 2013); como
preparadora de elenco do curta-metragem Impulso (2014), e, em
apresentações artísticas de outras companhias.
Ministrou o Workshop de Dança no Congresso Latino-americano de Artes
(Comlarte-Lorena/São paulo), bem como aulas de dança nas Escolas Viva
Música Viva, em 2009 e 2010.
Como diretora, trabalhou em montagens de espetáculos, no Rio de Janeiro
onde morou 12 anos, durante cinco anos dirigiu, coreografou e atuou como
atriz e bailarina nos Autos da Paixão de Cristo, dos Arcos da Lapa. Roteirizou
e dirigiu o musical O Mais Belo dos homens (Fortaleza – TJA e Teatro Via Sul,
respectivamente 2010 e 2011).
Com infantis atuou e dirigiu “O Mundo de Clara†(Fortaleza, em 2014) e O
Barquinho (Fortaleza, em 2015), em musicais dirigiu e atuou como no “O
Homem de Pés descalços†(Fortaleza, em 2014 e 2015).
Na peça “O Filho†(2017), atuou também como atriz, cantora e bailarina em
uma temporada de cinco apresentações, pelo XIV Edital Natal de Luz do Ceará
(2017).
Como bailarina, foi contemplada com o Projeto Acqua, por meio do X Edital de
Incentivo í s Artes (2015), atuando no espetáculo de dança TOURO AZUL
(2017-2018), que esteve em cartaz no antigo Teatro Sesc Iracema (hoje, Porto
Dragão) e no Teatro Dragão do Mar. O referido projeto, idealizado por Milza,
trazia em seu escopo questões, como a pesquisa interdisciplinar acerca do
diálogo das linguagens da dança, do teatro e das artes visuais, tendo Aline
Monteiro, como bailarina e produtora executiva do projeto, e, sob a direção e
dramaturgia de Andréia Pires. Como atriz, atuou na peça Abatidos na Saída de Incêndio (Teatro Dragão do
Mar, em maio/2018; e, no Theatro José de Alencar, em junho/2018), montagem
dirigida por Fran Teixeira para a conclusão da XXVI turma de Licenciatura em
Teatro do IFCE. Milza atuou, também, como coreógrafa e preparadora de
corpo.
Seus trabalhos mais recentes, como atriz e cantora, foi no teatro musical
licenciado da Brodway, Godspell (estreia no Teatro Via Sul, em agosto/2018),
fazendo parte da primeira apresentação da Companhia The Biz, Escola de
Teatro Musical, que atuava comourta Helena (ou Elena): por que as mariposas se
atraem pela luz, produzido pela turma de Cinema, da Unifor (outubro/2018).Atualmente é professora de dança e faz parte do elenco Do Musical dirigido por Andreia Pires "O Barracal"