Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

Artista bailarina, professora de dança.

Iniciou seus estudos de dança em 1983 no Ballet Nahra Azevedo com aulas de jazz, dança moderna e dança clássica.

Em1990 iniciou sua carreira profissional trabalhando como bailarina, assistente de direção e de coreografia junto a diferentes grupos e artistas independentes.

De 1990 a 1993 atuou nos grupos Camaleão (dir. Marjorie Quast e Bettina Bellomo) e Meia Ponta (dir. Marisa Monadjemi). Em 1993 integrou o Grupo de Dança 1º Ato (dir. Suely Machado) onde atuou até 2001 tendo participando ativamente da criação dos espetáculos (Tigarigari, Desiderium, Beijo nos olhos...na alma...na carne, A Breve Interrupção do Fim - Sônia Mota, Tuca Pinheiro, Gerald Thomas dentre outros).

Recebeu o Prêmio SESC/SATED – MG como melhor bailarina em 1996 por Desiderium e diversas indicações como: melhor bailarina em 1996 (Prêmio Amparc/Bonsucesso) e em 1999 (Prêmio Ampar/Bonsucesso e SESC/SATED).

Atuou no filme "Cinzas de Deus", primeiro longa-metragem de dança do Brasil produzido pela Zikzira Physical Theatre.

De 2002 a 2004, viveu na Alemanha onde iniciou seu próprio trabalho, pesquisando, em vários paí­ses da Europa, diferentes abordagens na dança contemporânea e improvisação. Na França, Inglaterra e Bélgica participou de workshops e cursos ministrados por artistas expoentes da dança contemporânea europeia (Katie Duck, Fin Walker, Pierre Droulers, Hisako Horikawa, Felix Ruckert). Participou de espetáculos, festivais e mostras de dança em solo e em grupo, em projetos de coreógrafos como Lourenço Homem e Constanza Macras.

De volta ao Brasil desde 2004, trabalhou como assistente de direção e professora de dança contemporânea da Cia. Palácio das Artes, como bailarina junto í  Benvinda Cia de Dança e iniciou seu trabalho solo como intérprete criadora focado na dança contemporânea e improvisação. Estreou seu primeiro solo (“Solo sem Fim”) na Mostra “1,2 na Dança”.

Em 2005 foi contemplada com a Bolsa Vitae de Artes para desenvolver o projeto de pesquisa "Sobre o Não Ver" cujo objeto de estudo é o corpo cego.

Dirigiu o espetáculo E Se… vencedor do Prêmio Estí­mulo í s Artes da Fundação Clóvis Salgado em 2006. 

Em 2009 fundou, junto com os artistas Carlos Arão e Marcelo Kraiser, o Creuza, grupo de improvisação em dança.

Em 2011 foi contemplada com o Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte que viabilizou a criação e estreia do espetáculo solo “Dos meus olhos saem rosas”, dirigido por Gabriela Christófaro.

Em 2014, criou com os artistas Alex Silva, Fernanda Coffers, Gabriela Christófaro, Raquel Pires e Sérgio Penna, a intervenção “Paisagens Insolúveis Para a Cidade”, especialmente para a Mostra Internacional de Dança em Espaço Urbano – Horizontes Urbanos.

Em 2015, estreou, em parceria com Ailtom Gobira, o projeto Incerto Instante, composição instantânea transversal que prevê uma série de proposições e formatos a partir da interseção da dança, poesia, música, fotografia e ví­deo.

Em 2017 desenvolve juntamente com Ailtom Gobira, Celso Nascimento, Gabi Guerra e Patrí­cia Werneck, o projeto “Con(fluências)” que segue na pesquisa da improvisação e composição em diálogo com múltiplas linguagens.

De março a novembro de 2019 participou de residência com o Coletivo Black Horizonte (Gabi Guerra e Gil Amâncio) do Ciberterreiro no Centro Cultural da UFMG. A partir das experimentações, surgiram os Exercí­cios de Vadiagem que, em 4 encontros, propunha compartilhar com o público de jogos de improvisação surgido a partir de um diálogo hí­brido entre a música, a dança, as artes visuais e a literatura.

Como bailarina dos grupos nos quais atuou e como artista independente, participou de diversas turnês, mostras e festivais pelo Brasil, América do Sul e Europa (VIII Madrid en Danza, Espanha, XIV Festival Ibero-Americano de Teatro de Cádiz - Espanha, Florida Dance Festival - Miami, USA, Tanzplattform Deutschland Dí¼sseldorf , Mostra “1, 2 na Dança”, Belo Horizonte, Mostra “Mediterrâneo” –  SESC São Paulo e interior, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, Rio Cena Contemporânea , Verão Arte Contemporânea, Festival Internacional de Dança de Recife, dentre outros).

Atuou como professora de dança: na escola de Dança 1º Ato, no Estúdio Dudude Herrmann, no Espaço Cultural Ambiente, no curso profissionalizante do Centro de Formação Artí­stica do Palácio das Artes (2010 -2014) e no curso de Pós Graduação da PUC Minas (2015). Desde 2018 é professora de dança da Escola Livre de Artes Arena da Cultura.

De 2011 a 2016 esteve í  frente da coordenação da área de dança da Escola Livre de Artes Arena da Cultura e, de 2017 a abril de 2020 atuou como Supervisora do Núcleo de Formação em Dança do Sesc MG, curso de formação para crianças de 7 a 12 anos.

Como bailarina atua na cena independente e em parceria com artistas, grupos e coletivos (Grupo Espanca!, Quik Cia de Dança e Coletivo Movasse – Congresso Internacional do Medo; Clariceanas, PlaylistA).