Valquiria Vieira – DRT 16223
Graduando em Comunicação e Artes do Corpo - PUC/SP (habilitações em Dança e Performance) e formada em Teatro pelo SENAC/SP. Atua em artes desde 1994.
Estudou diversas técnicas e linguagens tais como Balé Clássico, Dança Moderna e Contemporânea (Laban e Klaus Vianna), Eutonia, Dança-Teatro, Clown, Mímica, Comedia Dell’Arte, Meditação Ativa do Osho.Também estudou Filosofia, Semiótica, Crítica, Dramaturgia e Performance.
De 1994 a 2002 trabalhou com a Companhia de Teatro Propedêuticos, tendo atuado, entre outras, nas peças “Os Físicos” de Friderich Dürematt e “Por Todos Os Séculos Amém!”, texto e direção de Antonio Ginco.
De 2002 a 2004 trabalhou com a Companhia de Teatro Os Satyros, tendo atuado em “A Filosofia na Alcova” de Rodolfo Garcia Vazquez, a partir da obra do Marquês de Sade e “O Terrível Capitão do Mato”, de Martins Pena ambos dirigidos por Rodolfo Garcia Vazquez. Nesse período, produziu outros trabalhos da mesma Cia., entre eles: Antígona (2003), indicado ao prêmio Shell nas categorias Melhor Direção e Melhor Atriz e “Satyrianas, Uma Saudação à Primavera”, evento do qual participou também da curadoria (2002 e 2003).
Em 2005, em parceria com Antonio Ginco e Juliana Calligaris, criou a peça “Passagem das Horas”, a partir da poesia de Álvaro de Campos e da obra do pintor Rène Magritte. Trabalho híbrido em linguagens contemporâneas.
Integra a equipe de orientadores do Projeto “Ademar Guerra” da Secretaria Estadual de Cultura como orientadora em “preparação corporal” e “interpretação”, desde 2004.
Funda em 2006 o Coletivo Corpo de Cena com o qual vem desenvolvendo pesquisa tendo como tema as relações humanas no contexto urbano e composição cênica em linguagens contemporâneas. Como frutos desta pesquisa estão: A Morte dos Olhos (2006), coreografia inspirada na poesia de Contador Borges apresentada na Casa das Rosas, “Ensaios Para a Solidão” (Performance, 2007/2008), a oficina “Ator-Compositor” e “On Sale” (Performance, 2008), TUCARENA/SP.