Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

 


Bailarino, coreógrafo, professor de dança e pesquisador. Especializado em Estudos da Dança pelo Laban Centre, Londres (1997-99), através da Bolsa APARTES/CAPES. Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Fez workshops com importantes artistas e teóricos do Brasil e do exterior, como Susanne Linke, Rui Horta, Pierre Droulers, Jean-Yves Ginnoux, Gary Stevens, Vera Mantero, Cristiana Morganti (Wuppertal Tanztheater-Pina Bausch), Denise Namura/ Michael Bugdhan, Jonathan Burrows/ Jane Greenfield, Ramsay Burt, Isabelle Launay, Márcia Milhazes, João Saldanha, Roberto Pereira, André Lepecki, entre outros (1998-2006).

Integrou a Companhia dos Homens (1992-97), Recife, dirigida por Airton Tenório, e o Ground Effect Physical Theatre (1998-99), Londres, dirigido por Aneta Novak-Marcus. Iniciou seus estudos em dança contemporânea e teatro em Recife (1990) e sua formação em dança inclui aulas e workshops com diversos professores e artistas brasileiros e estrangeiros.



Desde 1997 realiza suas pesquisas coreográficas, resultando nas seguintes criações: “O Diafragma Fecha” (1999), “Deslocado” (1999), “Dual” (2000), “A Cidade no meu Corpo” (2001), “Interferência Amorfa sobre Ponte da Boa Vista” (site-specific – 2001), “Deslocado-Relocado” (2002), “Bolhas em Interface” (2005), “Vento Poeira Larva” (2005), “Interregnum” (2006) e “Deserto Aresta” (2008). Tem-nas apresentado em importantes festivais e eventos pelo Brasil. Também apresentou na Inglaterra e Portugal.



Ensina técnica de dança contemporânea, improvisação, alongamento, introdução aos Estudos Coreológicos (Laban) e composição coreográfica. Ministrou oficinas em PE, RJ, PB, BA, SP, GO e CE.


Idealizador do projeto Visões Contemporâneas do Recife (2001), produzido por Adriana Faria.


Co-revisor da 2ª edição do livro “O Corpo em Movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação em artes cênicas” (Annablume: 2006) de Ciane Fernandes. Autor da monografia “Representações de masculinidade na dança e no esporte — um olhar sobre a obra ‘Jeux’ de Vaslav Nijinsky” (UFRJ: 2007) e autor do artigo “Dança amorfa: criações e inversões”, uma análise crítica de seus processos de criação, publicado nos Cadernos GIPE-CIT (PPGAC/UFBA: 2007).


Apresentações incluem, dentre outras: Solstice Festival – Laban Centre, Londres (1999), 9º e 12º Panorama RioArte de Dança (2000, 2003), 14º Panorama Rio Dança (2005), O Masculino na Dança – Centro Cultural São Paulo (2001, 2003 e 2004), Plataforma Coreográfica Internacional – Almada, Portugal (2001), Visões Contemporâneas do Recife (site-specific - 2001), Festival de Dança do Recife (2001, 2002, 2004, 2006, 2008), FENART – João Pessoa (2000 e 2001), Festival de Inverno de Campina Grande-PB (2000), Terças de Dança – Estúdio Nova Dança (2000).