Carmen Jorge
Diretora, coreógrafa e performer. Licenciada em Dança pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná / Teatro Guaíra e Pós graduada em Estudos Contemporâneos em Dança nas Faculdades UFBA / Angel Vianna. Estudou técnicas de dança clássica e moderna desde 1984 com nomes como: Sonia Motta, Décio Otero, Clarisse Abujamra, Jane Blauth, Eva Schull, Claudia Guitelman, Peter Ruiter, entre outros. A partir de 1993 inicia sua carreira como coreógrafa profissional, atuando em várias montagens de dança e teatro em Curitiba PR, recebendo várias indicações e prêmios “Troféu Gralha Azul” em Curitiba (www.teatroguaira.pr.gov.br). Em 2002 funda a Ar Co. – Companhia do Ar, hoje PIP Pesquisa em Dança (www.pip.art.br), montando os espetáculos “A Casa dos Anjos” e “Motion” ganhando vários prêmios locais. No ano de 2003 coordena o espaço Cultural CIM – Centro de Investigação do Movimento e reformula a companhia dando novos rumos à pesquisa de dança e performance art.Coreografa o espetáculo "COM CIÊNCIA" no projeto "CIRCO DA CIÊNCIA" e coordena oficinas de circo, através do Governo Estadual. Ainda em 2003 e 2004 participa das pesquisas da “Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, estudando com nomes como: Deborah Hay, Tere O´Connor, Shelley Senter, Xavier Le Roy, Simone Aughterlony, David Zambrano, La Ribot, John Jasperse, Thomas Lehmen, André Lepecki,Thomas Plischke, Lia Rodrigues, Helena Katz, Fabiana Brito, entre outros.
Em 2005 realiza o projeto “3 Mg - Gingaestética”, estreando em Nova Iorque numa parceria com os coreógrafos Luis Lara Malvacías, Jeremy Nelson (www.fullfatdance.org) e o Danspace Project (www.danspaceproject.org).
Concebe, dirige e performa no projeto de dança “MOBILLE” fazendo parte do programa “Difusão Cultural”, através de contemplação de edital lançado pela Fundação Cultural de Curitiba (www.fccdigital.pr.gov.br), levando a dança contemporânea para a periferia.
Em 2005 participa da Mostra de Artes do Mediterrâneo do SESC São Paulo no evento Mostra Internacional de Novos Coreógrafos em parceria com a Fabbrica Europa (Itália) sendo em seguida convidada para apresentar-se em Florença (www.fabbricaeuropa.net). Apresentou-se nos SESCS Ipiranga, Belenzinho e Santana em SP (www.sescsp.org.br). Em 2006 realiza novo projeto chamado “B A R R A C O” contemplado com o prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança realizando temporada no SESC Avenida Paulista em São Paulo em 2007.
Em outubro de 2007 inicia com a PIP o primeiro de uma série de procedimentos envolvendo dança com mediação tecnológica intitulado “OB-GESTOS” e em abril de 2008 coordena o Projeto “LAB SIMBIOPTICO” onde inicia pesquisas com o uso do software ISADORA, a prática da Telemática e estudos para Vídeo Dança.
Em outubro de 2008 participa com a PIP do FID – Festival Internacional de Dança de Belo Horizonte.
Trabalhou como Diretora de Movimento num total de 50 montagens teatrais em Curitiba.
Vive e trabalha em Curitiba – PR - Brasil.