PROJETO
CURSO DE INICIAÇíO AO TEATRO
EDUCADORA : Lilian Patrícia Mercês Mendes
PÚBLICO ALVO: PESSOAS INTERESSADAS EM TEATRO.
I – INTRODUÇíO
O fazer teatral e a pedagogia utilizada para esse fim tem a priori dois objetivos: a formação de atores e/ou apenas o desenvolvimento individual e em grupo no que compete: ampliação de expressão oral e corporal, autoconhecimento; estimulo de todos sentidos; incentivo a criação, percepção e memorização; apresentação de técnicas que auxiliam na interpretação e na representação; aprimoramento da sua comunicação em relação a ele mesmo e todos ao seu redor. No entanto a pedagogia utilizada será trabalhar todos esses elementos encaminhando o aluno para uma vivência teatral que poderá ser utilizada em qualquer tipo de ofício.
II - OBJETIVOS DA PROPOSTA DE ENSINO
Objetivando propiciar ao aluno conhecimentos básicos do fazer teatral, esta oficina tem como princípio pedagógico e didático, inserir tais ensinamentos através de exercícios que estimulam, acima de tudo, a criação do aluno, através da orientação dada pela professora. A partir de exercícios e jogos teatrais será apontado técnicas que podem ser utilizadas pelos alunos ao longo do curso.
III - PROGRAMA DE AULAS
Jogos teatrais, tendo como estímulos e investigações: percepção auditiva, espacial, coletiva, de si mesmo; experimentações de outras personas, vivências em outras situações, controle corporal, domínio rítmico, comunicação conjunta e comunicação individual; leitura de textos.
Improvisações teatrais, investigando:
Temas;
“quem”, o “onde” e o “quando”;
Objetivos e obstáculos;
Identificação dos conhecimentos citados no item anterior.
Interpretação Teatral:
Os conceitos abaixo relacionados serão estudados, mas tendo novamente como base, jogos teatrais. A partir destas experiências criativas, tais conceitos poderão ser aprofundados, mas sempre a partir da experiência lúdica.
Exercício de técnicas teatrais: objetivos, obstáculos, ação interior, sub texto, vontade, contra-vontade, etc.;
Leitura e discussão dos itens exercitados, objetivando aguçar o gosto pela leitura e apresentar as origens de tais técnicas;
Análise de textos:
Despertar o gosto pela leitura é outro objetivo deste projeto. Para tanto, tal atividade terá como base a vida escolar do aluno; aproximando essa atividade daquela que já está inserida em seu contexto cultural. Vale ainda esclarecer que, após a análise dos textos, os mesmos serão improvisados com os objetivos estudados.
- Leitura de cenas;
Análise dos objetivos;
Identificações do “quem”, do “onde” e “quando”;
Improvisações de cenas.
Técnica Vocal e Dicção:
A técnica vocal aqui mencionada será ministrada através de situações cotidianas, tais como: falar para o colega que está ao lado, falar para o colega que se encontra do outro lado da rua, ou ainda: através de jogos teatrais, os quais terão como personagens os órgãos fisiológicos e musculaturas envolvidas no processo vocal.
Jogos que identifiquem a fisiologia do aparelho vocal: diafragma, cordas vocais, caixa torácica; garganta, laringe, etc.;
Exercícios para alongamento diafragmal;
Ressonâncias ósseas e fisiológicas;
Impostação vocal ou voz projetada;
Exercícios de dicção
Consciência Corporal:
O alunos passará por vivências que permitam o conhecimento e a percepção de seu corpo em cena. Exercícios de movimentação, dinâmica de gestos, postura corporal, agilidade e flexibilidade serão trabalhados para que o aprendiz possa ampliar sua consciência corporal, e saber utilizar o corpo conforme suas capacidades físicas e sua particularidade corporal.
Exercícios de aquecimento antes dos jogos e interpretações;
Percepção do espaço
Danças corpóreas
Habilidades de movimentos
Detectar a neutralidade do corpo
Descobrir maneiras e formas de se expressar através somente da linguagem corporal