Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

 

PROJETO


CURSO DE INICIAÇíO AO TEATRO



EDUCADORA : Lilian Patrícia Mercês Mendes


PÚBLICO ALVO: PESSOAS INTERESSADAS EM TEATRO.




I – INTRODUÇíO


O fazer teatral e a pedagogia utilizada para esse fim tem a priori dois objetivos: a formação de atores e/ou apenas o desenvolvimento individual e em grupo no que compete: ampliação de expressão oral e corporal, autoconhecimento; estimulo de todos sentidos; incentivo a criação, percepção e memorização; apresentação de técnicas que auxiliam na interpretação e na representação; aprimoramento da sua comunicação em relação a ele mesmo e todos ao seu redor. No entanto a pedagogia utilizada será trabalhar todos esses elementos encaminhando o aluno para uma vivência teatral que poderá ser utilizada em qualquer tipo de ofício.




II - OBJETIVOS DA PROPOSTA DE ENSINO


Objetivando propiciar ao aluno conhecimentos básicos do fazer teatral, esta oficina tem como princípio pedagógico e didático, inserir tais ensinamentos através de exercícios que estimulam, acima de tudo, a criação do aluno, através da orientação dada pela professora. A partir de exercícios e jogos teatrais será apontado técnicas que podem ser utilizadas pelos alunos ao longo do curso.




III - PROGRAMA DE AULAS


Jogos teatrais, tendo como estímulos e investigações: percepção auditiva, espacial, coletiva, de si mesmo; experimentações de outras personas, vivências em outras situações, controle corporal, domínio rítmico, comunicação conjunta e comunicação individual; leitura de textos.



Improvisações teatrais, investigando:


Temas;


quem”, o “onde” e o “quando”;


Objetivos e obstáculos;


Identificação dos conhecimentos citados no item anterior.



Interpretação Teatral:


Os conceitos abaixo relacionados serão estudados, mas tendo novamente como base, jogos teatrais. A partir destas experiências criativas, tais conceitos poderão ser aprofundados, mas sempre a partir da experiência lúdica.


Exercício de técnicas teatrais: objetivos, obstáculos, ação interior, sub texto, vontade, contra-vontade, etc.;


Leitura e discussão dos itens exercitados, objetivando aguçar o gosto pela leitura e apresentar as origens de tais técnicas;



Análise de textos:


Despertar o gosto pela leitura é outro objetivo deste projeto. Para tanto, tal atividade terá como base a vida escolar do aluno; aproximando essa atividade daquela que já está inserida em seu contexto cultural. Vale ainda esclarecer que, após a análise dos textos, os mesmos serão improvisados com os objetivos estudados.


- Leitura de cenas;


Análise dos objetivos;


Identificações do “quem”, do “onde” e “quando”;


Improvisações de cenas.



Técnica Vocal e Dicção:


A técnica vocal aqui mencionada será ministrada através de situações cotidianas, tais como: falar para o colega que está ao lado, falar para o colega que se encontra do outro lado da rua, ou ainda: através de jogos teatrais, os quais terão como personagens os órgãos fisiológicos e musculaturas envolvidas no processo vocal.


Jogos que identifiquem a fisiologia do aparelho vocal: diafragma, cordas vocais, caixa torácica; garganta, laringe, etc.;


Exercícios para alongamento diafragmal;


Ressonâncias ósseas e fisiológicas;


Impostação vocal ou voz projetada;


Exercícios de dicção



Consciência Corporal:


O alunos passará por vivências que permitam o conhecimento e a percepção de seu corpo em cena. Exercícios de movimentação, dinâmica de gestos, postura corporal, agilidade e flexibilidade serão trabalhados para que o aprendiz possa ampliar sua consciência corporal, e saber utilizar o corpo conforme suas capacidades físicas e sua particularidade corporal.


Exercícios de aquecimento antes dos jogos e interpretações;


Percepção do espaço


Danças corpóreas


Habilidades de movimentos


Detectar a neutralidade do corpo


Descobrir maneiras e formas de se expressar através somente da linguagem corporal