Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

 

Janaína André é artista plástica, video maker e performer desde 1996 e desenvolve seu trabalho em torno do corpo e a imagem em movimento.



Dirigiu e produziu os curtas metragens , Filhas das águas(2004) , Mar Morto (2006), Rosa (2007), Bárbara (2008). Com exibições em João Pessoa (CinePORT- 2006), Berlim- Alemanha (Festival Trixiewiz 2005), Rio de Janeiro(cineclube ABD e C) e Brasília ( mostra Última Quarta- 2008).



Há dez anos desenvolve um trabalho solo e com parcerias entorno da performance e a imagem criando vídeos que questionam a relação do corpo e o movimento. Em 2006, representou o Brasil no festival TRIXIEWIZ em Berlim na Alemanha com o vídeo Mar Morto, inspirado no Livro de mesmo nome escrito por Jorge Amado.



É diretora do Projeto PILOTIS, criado em 2006 para pesquisa e produção de trabalhos onde as diversas linguagens da arte se dialogam numa rede onde artistas de diferentes partes do Brasil e do mundo discutem e produzem trabalhos à distância.



Começou seus estudos em dança em 1991, participando de festivais de dança moderna e contemporânea. Em 1995, integrou-se ao grupo Alaya Dança, dirigido por Lenora Lobo que desenvolve técnicas de dança e dança-teatro.



De 1998 a 2000, fez formação da técnica de Contato e Improvisação com Giovane Aguiar e participou de vários workshops oferecidos pela Usina dentro do Projeto Zona Z e outros profissionais de dança contemporânea.



Em 2001, graduou em Formada em Artes Visuais pela Faculdade de Arte Dulcina de Moraes em Brasília, participou de diversas exposições em Brasília como TransForma - Casa da América Latina, Múltiplas- Aliança Francesa, Comidas Típicas- Galeria Parangolé e individuais e coletivas no Rio de Janeiro, cidade onde reside desde 2002.



É integrante do Projeto de Arte ENTORNO, grupo de artistas que utiliza a Intervenção Urbana como linguagem para aproximar o público da cidade e a arte. O ENTORNO realiza vários projetos em Brasília e em todo o Brasil, propondo obras artísticas não vinculadas às galerias e instituições.



No Rio de janeiro, criou e executou o Projeto Linha Verde, projeto que revitaliza o Caminho do Corcovado no Rio de Janeiro, sendo diretora e idealizadora de programa cultural e galeria em percurso em direção ao Cristo Redentor.