Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. Ivani é MESTRE (2000) e DOUTORA
(2003) em COMUNICAÇíO E SEMIÓTICA pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo. Desde 1994 pesquisa a relação da dança com as novas tecnologias.
Neste campo tem atuado intensamente, contando com expressiva produção
artística e científica considerando o tempo da sua titulação no doutorado. Em 2006,
pela apresentação de sua pesquisa no MONACO DANCE FORUM (MDF), Ivani
recebeu o PRÊMIO UNESCO PARA PROMOÇíO DAS ARTES - NOVAS
TECNOLOGIAS e a RESIDÊNCIA ARTÍSTICA no renomado CENTRE
CHOREGRAPHIQUE NATIONAL - PAVILLON NOIR, com direção artística do
coreógrafo Angelin Preljocaj, em Aix-en-Provance, França. As criações de maior
relevância em sua carreira são: Corpo Aberto (2001) resultado do mestrado e
selecionado para o RUMOS Dança Itaú Cultural; Casa de Nina (2004), as danças
telemáticas VERSUS (2005, entre 3 cidades brasileiras), Provecto Paso (2006,
entre 3 países), Nikonen, Paso ao Chile (2007 - entre 4 países) e (In)TOQue (2008
- entre 4 cidades brasileira), Pele (2002) criado na Residencia do Ateliê de
Coreógrafos, "e fez o homem sua diferenca" junto ao GDC/UFBA, dentre outros.
Ivani Santana tem participado dos importantes congressos e encontros de sua área
de atuação como o MDF. Digital Culture, Radiator Art Media, TeDance, ISEA,
Cibernética, dentre outros. Ivani é autora dos livros: CORPO ABERTO:
CUNNINGHAM, DANÇA E NOVAS TECNOLOGIAS (SP:FAPESP/EDUC, 2002) e
DANÇA NA CULTURA DIGITAL (BA:FAPESB/EDUFBA,2006). Possui vários artigos
publicados em periódicos nacionais e internacionais tais como NOUVELLES DE
DANSE (França) e INTERNATIONAL JOURNAL PF PERFORMANCE ARTS AND
MEDIA DIGITAL (Inglaterra). Atualmente é Professora Adjunta 2 da Universidade
Federal da Bahia, alocada na Escola de Dança, no Departamento de Teoria e
Criação Coreográfica. Ministra disciplinas na Especialização e no Programa de Pós
Graduação em Dança, assim como no Programa de Pós Graduação em Artes
Cênicas. É líder do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança desde sua
abertura em 2004 (www.poeticatecnologica.ufba.br) no qual participam alunos de
graduação e de pós. Desde sua abertura o GP Poética desenvolveu vários projetos,
muitos dos quais contemplados com bolsas e auxílios da FAPESB e do CNPq. As
pesquisas estabelecem-se em duas linhas de pesquisa: DANÇA COM MEDIAÇíO
TECNOLÓGICA E 2) ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA DANÇA NA CULTURA
DIGITAL. Tem experiência na área de ARTES, com ênfase em DANÇA, atuando
principalmente nos seguintes temas: CORPO, TECNOLOGIA, COGNIÇíO, DANÇA
CONTEMPORÂNEA, CULTURA DIGITAL.