Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

 


Camila Alves Ribeiro


Nome artístico: Preta Ribeiro


DRT nº 24.032/SP


Função: Artista-Bailarina e Produtora Cultural.


Iniciou seu trabalho corporal em 2000 no Centro Cultural Mathias Gianolla, onde trabalhou técnicas de balé clássico e jazz com o professor Ney Lima.


Em 2001 iniciou seus estudos em dança contemporânea na cidade de Votorantim. Iniciou seu trabalho como intérprete-criadora em dança no Projeto “Livre Feira Livre”.


Em 2002 participou como interprete do espetáculo “Banheiro” e continuou como interprete do projeto “Livre Feira Livre”


Em 2003 participou como criadora e interprete dos espetáculos “A sombra daqui de casa” e “Xis para mulheres”, participou da Oficina Dança e Cidadania com o curso de terapia ocupacional na Uniso/Sorocaba, dos projetos “Imagem da Dança” e ”Leituras do Corpo” e foi oficineira no projeto “Fazedores de Cultura” .Iniciou seus estudos teatrais com o professor Carlos Ribeiro na Oficina Cultural Grande Otelo/Sorocaba, e participou como criadora e interprete do espetáculo de teatro “Anos de Chumbo”.


Em 2004 ministrou aulas no projeto “Cenas na Cidade “da Secretaria de Cultura de Votorantim.Participou como criadora e interprete dos trabalhos “Chá das 5”, “Corpo estranho”,”Aves” e como sonoplasta dos trabalhos “TPM”, “Claudinete,Luzinete e Rosinete”, “A cantiga lá da serra” “Ana que amava Ana que amava Ana”, dentro do projeto “Investigação na Dança” e dos trabalhos infantis “Coisa Feia” e “Escravos de Jó” .


Participou como intérprete do espetáculo “Pés e Chão”.


Foi convidada a ministrar aulas de dança contemporânea no Centro Cultural Mathias Gianolla pelo projeto “Núcleo de Dança de Votorantim” onde esteve dando aulas até 2007


Em 2005 foi intérprete do espetáculo “Hoje a lua é cheia”, com o qual se apresentou no “Festival de Dança de Araraquara”, no Fórum Pública Dança e no “Memorial da cidade de Curitiba” (PR), participou da conversa pública sobre “Processo Criativo em Dança” com Holly Cavrell (Nova Iorque) e fez intercâmbio na Casa Hoffmann pela Fundação Cultural de Curitiba (PR). Participou como criadora e interprete do trabalho de abertura do Festival Curta Vídeo. Iniciou seus estudos na linguagem cinematográfica pelo SESC com a cineasta Elizabeth Shanampa (Argentina) e a ONG Cineduc (RJ), fez também oficina de animação com Marcelo Branco do “Estúdio F7” (MG), foi bolsista no programa Vídeo-Vídeo onde dirigiu e produziu seu próprio vídeo-dança “Sobre”, e foi intérprete do vídeo-dança “Irreversibilidade” que estão disponíveis na videoteca do CND – Centre National de la Danse em Paris e no acervo do estúdio Siobhan Davies em Londres.


Em 2006 se apresentou no encontro “Olhares Sobre o Corpo (Uberlândia – MG)” com o espetáculo “Tsunami no Mundo da idéias” e com o espetáculo “Dois bombons e muitas pessoas” abriu a programação do 1° Fórum de Dança de Ourinhos e se apresentou no Parque Central de Santo André (SP), foi intérprete do trabalho “Sonoridades” junto com artistas de Hip Hop e músicos.


Participou da organização do projeto ganhador do PAC “12 mentiras sobre a mesma garrafa” e do projeto infantil “Bagunça Organizada”


Em 2007 foi artista convidada para a residência artística “Espaço Solúvel” com a participação de André Masseno (RJ), Karenina de Los Santos (RS), Enora Riviere (França), Valentina Desideri (Itália), Miguel Jaime (Uruguai), Margot Videcoc (França), Helena Vieira (RJ), Paula Bianchi (Uruguai), Andréia Nhur (Sorocaba), Maria Cloenes (MG), Dani Evelise (SP), Carolina Silveira (Uruguai), Leonardo Taques (PR), Gabriela Gonçalves (SP),Thiago Alixandre (SP), onde criou um trabalho com direção de Paula Bianchi. Promoveu a residência artística no Espaço Cultural Usiminas em Ipatinga (MG). Foi criadora e intérprete do espetáculo “Existia”, que foi apresentado no Fórum Pública Dança. Foi criadora e intérprete do espetáculo “A (não) violência destas coisas (ou) o que faremos a seguir” que foi apresentado no II Ciclo de Dança Crisantempo (SP) e na programação do ENARTCI – Encontro de dança contemporânea de Ipatinga (MG).Participou como criadora e interprete do trabalho “Segundo estudo absurdo para Preta Ribeiro e Felipe Vian”, dançou no Teatro Alfa com o espetáculo “Engrenagens”.


Em 2008 trabalha no coletivo de dança contemporânea Coletivo o12, na cidade de Votorantim. Foi bailarina convidada pela empresa Goodyear para desenvolver um trabalho de interação do corpo com a imagem para um evento da empresa, o qual viajou por 09 estados brasileiros, SP, RJ, RS, PA, PR, PE, GO, MG e MS, participou da programação do Festival Contemporâneo de Dança com o trabalho “Mãos sujas de tinta e algumas idéias de dança”.


Cursos com: Fafá Daltro (BA), Denise Namura (França), Michael Bugdahn (França), Tâmara Cubas (Uruguai), Célia Gouvêa (SP), Letícia Sekito (SP), Vera Sala (SP), Cláudia Palma (SP), Juliana Moraes (SP), Kei Sawao (SP), Fanta Konatê (África), Ana Catarina Vieira (SP), Ângelo Madureira (RE), Ana Botosso (Diadema), Lela Queiroz (SP), Jorge Garcia (SP), Carla Leite (BA), Newton Moraes (Canadá), Mariana Muniz (SP), João de Moraes (S.J. Campos), Gabriela Dellias (S.J. Campos), Zélia Monteiro (SP), Erica Bers (SP), Rodolfo Amorim (SP),Leila Garcia (SP), Michele Moura (PR), Márcia Strazzacapa (SP), Anadel Lynton (México) entre outros.


Experiência em produção de eventos:


Trabalhou na equipe de produção de 06 edições do evento Pública Dança – Cultura e Desenvolvimento Humano 2003, 2004, 2005, 2006, maio de 2007 e novembro de 2007.


Esteve na coordenação dos projetos “Comunidade em Produção” e “Vídeo Idéia”.


Em 2008 esteve na produção do evento “1001”.


Como sonoplasta:


Dos espetáculos “TPM”, “Claudinete,Luzinete e Rosinete”, “A cantiga lá da serra” “Ana que amava Ana que amava Ana”, trabalhos infantis “Coisa Feia” e “Escravos de Jó” no teatro de Votorantim, “35 + 10” da Quadra Cia na Galeria Olido (SP), 1° ciclo de dança Crisantempo (SP), Espaço Cultural Usiminas (MG), entre outros.


Artigos:


Escreveu sobre processos criativos para o Tablóide Traição edição 2006, Jornal do Município, Tablóide Cais (Curitiba), e como colaboradora no texto “Em busca da autonomia” que está no site Idança entre outros.


Áudio Visual:


Iniciou seus estudos na linguagem cinematográfica pelo SESC com a cineasta Elizabeth Shanampa (Argentina) e a ONG Cineduc (RJ), fez também oficina de animação com Marcelo Branco do “Estúdio F7 (MG)”, foi bolsista no programa Vídeo-Vídeo onde dirigiu o vídeo-dança “Sobre” que está disponível na videoteca do CND – Centre National de la Danse em Paris e no acervo do estúdio Siobhan Davies em Londres.


Participou da produção técnica dos vídeos-dança “Matéria”, “Assente” “Irreversibilidade”, fez programa de vídeo-web para o site TV banana (www.tvbanana.com.br), dirigiu vinhetas para o festival Curta vídeo Votorantim, trabalhou na produção de comerciais de televisão vinculados na tv Globo em abril e maio de 2007


Em arte-educação:


Ministrou aulas nos projetos “Fazedores de Cultura”, ECO (Expressando o conteúdo) da Secretaria de Educação de Votorantim, ministrou oficinas nos PROAME’s (Programa de apoio ao menor) pela Secretaria de Cultura de Votorantim e Secretaria de Educação de Votorantim.

Tem experiência com: captação de imagens, produção de eventos, técnicas comerciais.