Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

 

SOLANGE BORELLI - ARTISTA DA DANÇA E PRODUTORA CULTURAL


Especialista em Elaboração e Formatação de Projetos Culturais, Agenciamento nas Leis de Incentivo, Produção executiva, orçamento, Negociações, Formação e Coordenação de equipe para realização de Eventos, Montagem, Desmontagem e Finalização da produção. Setores: Cultural, Social, Educacional e Esportivo.


Formação Cultural: MESTRE EM ARTES pela UNICAMP


TRAJETÓRIA PROFISSIONAL:


Iniciou seus estudos nas Artes Cênicas aos 16 anos após a sua inserção no cenário artístico teatral em 1976 (Teatro Nydia Licia/SP) enveredando pela dança em seguida. Teve sua formação influenciada principalmente por Nydia Licia, Clarisse Abujamra, Victor Aukstin, Toshie Kobayashie, Edson Claro, Klauss Vianna entre outros. Estudou na Escola Municipal de Bailados e obteve graduações pelo Método Royal Academy of Dancin.


Desenvolveu pesquisas cênica-coreográficas atuando como intérprete-criadora e posteriormente dirigindo núcleos de dança. Sua formação acadêmica concentra-se na área corporal (Licenciada em Educação Física , Especializações em Dança, Dança Educação e Ginástica).


Concluiu o Mestrado em Artes Corporais pela UNICAMP em 2004, investigando os Processos de criação coreográfica e as interferências do Acaso. Atuou na docência universitária de 1997 a 2006 (UNIABC – Universidade do Grande ABC e UNICASTELO- Universidade Camilo Castelo Branco).


Atuou na Gestão Pública (2001/2004) na Secretaria de Cultura coordenando Projetos de Dança (Ribeirão Pires/SP). Dentre os projetos que mais se destacaram podemos citar: a Implantação do Projeto Artístistico-Pedagógico da Escola Municipal de Dança de Ribeirão Pires, Direção Geral do Grupo Experimental de Dança de Ribeirão Pires e demais Ações Culturais que envolveram a dança e o teatro no município.


Dedica-se a Produção Cultural desde 1995, desenvolvendo projetos em parceria com Prefeituras, ONGs e OSCIPs, tendo como foco tanto a dança como o teatro.


Especializou-se em Elaboração e Formatação de Projetos Culturais e Produção Executiva a partir de 2004, desenvolvendo inúmeros Projetos de Dança e Direção de Produção (Pré-Produção, Produção e Pós-Produção) para companhias, dentre as quais se destacam a Cia. Borelli de Dança (2004-2007), Caleidos Cia. De Dança (2008), Núcleo Artístico Luis Ferron (2008-2009), Núcleo Artístico Marcos Moraes (2007-2008), Núcleo Artístico Trilhos (2009), entre outros.


Prestou assessoria à instituições públicas e privadas, artistas e companhias de dança e teatro na elaboração e formatação de projetos com o intuito de obter recursos financeiros para sua realização atuando também na PRODUÇíO EXECUTIVA, tais como:



SECRETARIA DE CULTURA DE SANTO ANDRÉ (1999), com o projeto PENSANDO A DANÇA.


BOLSA VITAE DE ARTES (2001), com o projeto INSANIDADE com a concepção de Sandro Borelli.


WOOZ – ARTE E CULTURA (2003), com o projeto DANÇA À DERIVA


CARAVANA DA FUNARTE/MINC (2004), com o espetáculo GÁRGULAS da Cia. Borelli de Dança.


PRÊMIO KLAUSS VIANNA ( 2006), com o espetáculo CARTA AO PAI da Cia. Borelli de Dança.


PANORAMA SESI DE DANÇA/2005, com o Espetáculo GÁRGULAS da Cia. Borelli de Dança.


PANORAMA SESI DE DANÇA/ 2006, com o projeto A METAMORFOSE da Cia. Borelli de Dança.


EDITAL DE FOMENTO À DANÇA NO MUNICÍPIO DE SíO PAULO/2006, com o projeto O PROCESSO da Cia. Borelli de Dança.


EDITAL DE FOMENTO À DANÇA NO MUNICÍPIO DE SíO PAULO/ 2008, com o projeto JOGOS CASUAIS sob a direção e concepção de Marcos Moraes.


EDITAL DE FOMENTO À DANÇA NO MUNICÍPIO DE SíO PAULO/2008, com o projeto SAPATOS BRANCOS, sob a direção e concepção de LUIS FERRON.


PANORAMA SESI DE DANÇA/2007, com o espetáculo KAFKA IN OFF da Cia. Borelli de Dança.


PANORAMA SESI DE DANÇA/ 2008, com o espetáculo DESMUNDOS, direção de LUIS FERRON.

PAC – DANÇA CRIAÇíO DE ESPETÁCULOS INÉDITOS (2006) – pela SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, com o projeto POR ENQUANTO... sob a direção e concepção de Sandro Borelli.

PAC – DANÇA CRIAÇíO DE ESPETÁCULOS INÉDITOS (2008) – pela SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, com o projeto DUAS CABEÇAS E UMA ORELHA QUE ESCUTA...sob a direção e concepção de Luis Ferron.


PAC – TEATRO CRIAÇíO DE ESPETÁCULO INÉDITO(2008) – pela SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, com o projeto CONTO DAS MULHERES SÁBIAS, sob a direção da CIA. PÉ NA PORTA.


Enquanto atuação política na cena cultural brasileira, integrou a CÂMARA SETORIAL DE DANÇA/ FUNARTE/MINC como representante (suplente) pelo estado de São Paulo, e integrou a executiva do Movimento Mobilização Dança.


Integrou a Equipe (2007 e 2008) que coordena o Projeto do Núcleo Vocacional (Secretaria Municipal de Cultura/Departamento de Expansão Cultural), colaborando na Implantação desse Projeto e atuando também como Artista-Orientadora em Dança dentro do mesmo Projeto.


Ministra cursos e palestras sobre Produção Cultural, Política Cultural e Elaboração e Formatação de Projetos Culturais para diversas instituições públicas e/ou privadas (SESCs, SECRETARIAS MUNICIPAIS, ONGs, etc).



Participou de Comissões de Avaliação de Projetos Culturais nos seguintes editais:


Edital de Fomento à Dança 2ª (2007) e 3ª Edição (2007)


Prêmio Klauss Vianna 2008.



Solange Borelli / atualizado em 31 março 2009.




.