Formação Profissional
Iniciou seus estudos de dança em 1983 no Ballet Nahra Azevedo com cursos de Jazz e Clássico. Posteriormente, integrou o grupo amador da Escola de Dança 1º Ato tendo aulas de clássico, moderno e preparação teatral com os professores Bettina Bellomo, Paulinho Babreck e Paulinho Polika.
Atua profissionalmente desde 1990 trabalhando como bailarina, assistente de direção e de coreografia junto a diferentes grupos e artistas independentes.
Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Experiência Profissional
De 1990 a 1993 atuou nos grupos Camaleão (dir. Marjorie Quast e Bettina Bellomo) e Meia Ponta (dir. Marisa Monadjemi). Em 1993 integrou o Grupo de Dança 1º Ato (dir. Suely Machado) onde atuou até 2001 tendo aulas com professores como Bettina Bellomo(clássico), Dudude Hermmann (contemporâneo e improvisação) e Babaya (preparação vocal), participando ativamente da criação dos espetáculos (Tigarigari, Desiderium, Beijo nos olhos...na alma...na carne, A Breve Interrupção do Fim - Sônia Mota, Tuca Pinheiro, Gerald Thomas dentre outros).
Recebeu o Prêmio SESC/SATED – MG como melhor bailarina em 1996 por Desiderium e diversas indicações: melhor bailarina em 1996 (Prêmio Amparc/Bonsucesso) e em 1999 (Prêmio Ampar/Bonsucesso e SESC/SATED).
Atuou no filme "Cinzas de Deus", primeiro longa metragem de dança do Brasil.
Vivendo 2 anos na Alemanha iniciou seu próprio trabalho e pesquisou, em vários países da Europa, diferentes abordagens na dança contemporânea e improvisação. Na França, Inglaterra, Bélgica e outros países participou de workshops e cursos ministrados por artistas expoentes da dança contemporânea européia (Katie Duck, Fin Walker, Pierre Droulers, Hisako Horikawa, Felix Ruckert) Participou de espetáculos de dança em solo e em grupo, em projetos de jovens coreógrafos como Constanza Macras.
De volta ao Brasil desde 2004, trabalhou como assistente de direção e professora de dança contemporânea da Cia. Palácio das Artes, como bailarina junto à Benvinda Cia de Dança e desenvolve seu trabalho solo como intérprete criadora focado na dança contemporânea e improvisação.
Em 2005 foi contemplada com a Bolsa Vitae de Artes para desenvolver o projeto de pesquisa "Sobre o Não er" cujo
Formação Profissional
Iniciou seus estudos de dança em 1983 no Ballet Nahra Azevedo com cursos de Jazz e Clássico. Posteriormente, integrou o grupo amador da Escola de Dança 1º Ato tendo aulas de clássico, moderno e preparação teatral com os professores Bettina Bellomo, Paulinho Babreck e Paulinho Polika.
Atua profissionalmente desde 1990 trabalhando como bailarina, assistente de direção e de coreografia junto a diferentes grupos e artistas independentes.
Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Experiência Profissional
De 1990 a 1993 atuou nos grupos Camaleão (dir. Marjorie Quast e Bettina Bellomo) e Meia Ponta (dir. Marisa Monadjemi). Em 1993 integrou o Grupo de Dança 1º Ato (dir. Suely Machado) onde atuou até 2001 tendo aulas com professores como Bettina Bellomo(clássico), Dudude Hermmann (contemporâneo e improvisação) e Babaya (preparação vocal), participando ativamente da criação dos espetáculos (Tigarigari, Desiderium, Beijo nos olhos...na alma...na carne, A Breve Interrupção do Fim - Sônia Mota, Tuca Pinheiro, Gerald Thomas dentre outros).
Recebeu o Prêmio SESC/SATED – MG como melhor bailarina em 1996 por Desiderium e diversas indicações: melhor bailarina em 1996 (Prêmio Amparc/Bonsucesso) e em 1999 (Prêmio Ampar/Bonsucesso e SESC/SATED).
Atuou no filme "Cinzas de Deus", primeiro longa metragem de dança do Brasil.
Vivendo 2 anos na Alemanha iniciou seu próprio trabalho e pesquisou, em vários países da Europa, diferentes abordagens na dança contemporânea e improvisação. Na França, Inglaterra, Bélgica e outros países participou de workshops e cursos ministrados por artistas expoentes da dança contemporânea européia (Katie Duck, Fin Walker, Pierre Droulers, Hisako Horikawa, Felix Ruckert) Participou de espetáculos de dança em solo e em grupo, em projetos de jovens coreógrafos como Constanza Macras.
De volta ao Brasil desde 2004, trabalhou como assistente de direção e professora de dança contemporânea da Cia. Palácio das Artes, como bailarina junto à Benvinda Cia de Dança e desenvolve seu trabalho solo como intérprete criadora focado na dança contemporânea e improvisação.
Em 2005 foi contemplada com a Bolsa Vitae de Artes para desenvolver o projeto de pesquisa "Sobre o Não Ver" cujo objeto de estudo é o corpo cego.
Dirigiu o espetáculo E Se… vencedor do Prêmio Estímulo às Artes da Fundação Clóvis Salgado em 2006.
Atualmente trabalha como bailarina e professora em colaboração com o Grupo Espanca! e Coletivo Movasse.
objeto de estudo é o corpo cego.
Dirigiu o espetáculo E Se… vencedor do Prêmio Estímulo às Artes da Fundação Clóvis Salgado em 2006.
Atualmente trabalha como bailarina e professora em colaboração com o Grupo Espanca! e Coletivo Movasse.