Individual Cadastrado

Nome Requerido
Nome Requerido

Nome Requerido
Local Requerido
Favor Preencer o cep

Por favor digite seu endereço.
Por favor digite seu bairro.
Por favor digite sua Cidade.
Please enter your shipping address.

 

Gabriela Gonçalves

 

Formação geral

Iniciou seus estudos de dança aos três anos de idade nas escolas Joyce Ballet e Estúdio da Dança Kitty Bondehing, onde estudou dança clássica. Mais tarde passou a estudar dança nas escolas Cisne Negro e Paula Castro.

 

Formação Acadêmica

 Mestranda do Programa de Comunicação e Semiótica da Puc-SP, orientada pela Profa Dra Christine Greiner. Formada pelo Departamento de Artes Corporais da Unicamp, no ano de 1998 e pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo, no Curso de Comunicação e Artes do Corpo em 2002, fez projeto de iniciação científica sobre dança para crianças portadoras de PC, intitulado, “Estratégias de ensino de Dança para Crianças Portadoras de Paralisia Cerebral”, financiado pelo CNPq, e orientada pela Profa Dra Consolação Tavares. Este projeto teve oportunidade de ser apresentado em vários congressos e também de ser desenvolvido no HC da Universidade de São Paulo. Participou como bailarina do Projeto “Laban - A Versatilidade Coreográfica e Expressiva”, com coreografias de Carlos Delgado, e direção da Profa. Dra. Mônica Allende Serra, financiado pela Fapesp.

 

Trabalhos Profissionais

Alguns dos Profissionais com quem fez aulas e trabalhou: Neide Rossi, Ilara Lopes, Iêle Bittencourt, Carlos Delgado, Holly Cavrell, Ângela Nolf, Eusébio Lobo, Paula Nestorov, Regina Miranda, Marilia de Andrade, Eveline Borges, Julia Ziviani, Gisela Rocha, Gaby Imparato, Lara Pinheiro, Vera Sala, Rosa Hercoles, Thelma Bonavita, Christine Greiner entre outros. Foi Criadora-Intérprete do espetáculo “A Deus Kom Unik Assão”, orientado pela profa. Holly Cravell. Foi criadora-intérprete e produtora da Cia Domínio Público, dirigida por Holly Cavrell. Participou da edição 2000 do evento “O Feminino na Dança”, S{ae}lig e “Semanas de Dança”, Subsolo, ambos realizados no Centro Cultural São Paulo. Participou do Seminário Imagem e Violência, realizado no Sesc Vila Mariana, de 27 à 31 de março de 2000, com a performance “Violetas”, dirigida por Gaby Imparato. Participou da 2º Bienal de Dança com a coreografia “Paper house” direção de Holly Cavrell, realizado pelo Sesc Santos em Setembro 2000.

Foi criadora-intérprete da “Finação” Companhia de Arte, com o espetáculo 2 ou + corpos no mesmo espaço, da obra homônima de Arnaldo Antunes, que teve sua estréia no X festival de teatro de Curitiba, em 2001. Participou dos projetos Pororoca do Centro Cultural São Paulo, Trapizonga do Centro cultural Banco do Brasil, todos com a bailarina e pesquisadora Gaby Imparato. No ano de 2001 participou juntamente com Lara Pinheiro, das comemorações dos 50 anos da Bienal de São Paulo, com o espetáculo “Paisagens”, que ganhou o prêmio Sergio Motta de Cultura. Participou com intérprete da performance “Rituais”, criada pela coreógrafa Lara Pinheiro e apresentada no Kennedy Center em Washington, no evento Americanartes. Fez parte da Cia Dança Povera, junto com Lara Pinheiro e Marcos Gallon. Criadora-Intérprete e produtora do espetáculo Variação, junto com Lara Pinheiro, que participou de diversos festivais e eventos ( Sesc Ipiranga, Santo André e Pompéia, e esteve em Berlim em 2003). É Criadora-Intérprete e produtora do Espetáculo Paisagens Secretas que participou do evento Imagens da Dança do Sesc Consolação.

Trabalhou com a Coreógrafa e Criadora Thelma Bonavita.

Foi professora de dança e diretora de cena do grupo Arrasta Lata da ONG Arrastão.(2002/2003)

Participou da IV Bienal de Dança do Ceará onde fez residência com o coreógrafo Gilles Jobin.

Trabalhou no Sesc Vila Mariana com Animadora Cultural. Principal trabalho que desenvolveu lá foi o projeto “+ Dança” 2004 e a produção do espetáculo “Tierno Bokar” de Peter Brook.

Atualmente trabalha como produtora de dança de Helena Vieira, Micheline Torres, Claudia Muller e  Wagner Schwartz .

É professora de Criação, Técnica e História e produção cultural na Escola Livre de Dança de Santo André.

Idealizadora da Associação (oscip) sem fins lucrativos Corpo Rastreado, destinada a manutenção e conservação da memória da dança feita no Brasil.

Ganhou o Prêmio de Cultura da Cultura Inglesa, na modalidade Dança, junto com Lara Pinheiro, com o espetáculo, Nós, Elas e Eu.

Coordenadora de Produção do Fórum Internacional de Economia Criativa (Sec. Estadual de Cultura SP 2007), Encontro Internacional de Contato Improvisação (Sec. Municipal de Cultura SP 2008) e Virada Cultural Paulista (Sec. Estadual de Cultura SP 2009).