Silvia Wolff realizou mestrado em dança na New York University / Tisch School of the Arts, com bolsa na área de videodança. Durante seus estudos, teve a oportunidade de coreografar e dançar diversas obras, trabalhando com renomados profissionais como Deborah Jowitt, Stephen Petronio e Bill T. Jones.
Bailarina, publicitária e produtora cultural, iniciou seus estudos de dança em Porto Alegre, local de sua origem, com Maria Cristina Flores Fragoso. Nesta cidade, estudou ainda com Walter Árias e Victória Milanez. Antes de mudar-se para Nova Iorque pela primeira vez em 1990, Silvia Wolff cursou a escola de verão Cuballet / 1989, junto à Escola Nacional de Ballet de Havana, Cuba.
Durante os cinco anos em que viveu em Nova Iorque, cursou a School of American Ballet e a Joffrey Ballet School. Entre seus professores, consta uma lista de renomados profissionais como Whilhelm Burmann, Stanley Williams, Suzanne Farrel, Suki Schorer, David Howard, Francesca Corkle e Gelsey Kirkland. Trabalhou como bailarina nas montagens de O Quebra-Nozes, de George Balanchine, com o Pennsylvania Ballet e com a coreógrafa Lynn Parkerson. Sua carreira no exterior inclui, ainda, uma temporada na Deutsche Oper Berlin, na Alemanha, onde teve a oportunidade de participar da montagem de clássicos do repertório como Giselle, O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes, de Peter Schaufuss, de óperas como Aida e de trabalhos de coreógrafos contemporâneos como Maurice Béjart e Karole Armitage.
De volta ao Brasil, trabalhou como bailarina e produtora no Ballet Concerto durante seis anos. Ao mesmo tempo, trabalhou com outros coreógrafos, tendo sido indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina de 2000 pelo espetáculo Náufragos in Manhattan, de Airton Tomazzoni.
Em 2000, graduou-se em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela PUCRS, recebendo o Prêmio Formando Destaque. Em 2001, passou a integrar o Núcleo de Cinema e Televisão da Zeppelin Filmes, onde produziu o documentário O Cárcere e a Rua e os curtas-metragens História Natural, para a série Histórias Curtas da RBSTV 2002, e Travessia, para a série Histórias do Sul da TVE/RS. Produziu, ainda, o evento O Melhor do Input em Porto Alegre em 2002 e 2003.
Atualmente, Silvia Wolff reside em São Paulo, desenvolvendo trabalhos como bailarina, coreógrafa e videomaker, além de ministrar cursos e oficinas de dança. Em 2006, foi bailarina e assistente de direção do Núcleo de Pesquisas Bongiovanni, dirigido por Luis Fernando Bongiovanni. Em 2007, estreou o espetáculo Wotan, com direção de Fabio Mazzoni e coreografia de Sandro Borelli, no qual trabalhou como intérprete e assistente de direção, e o espetáculo Embriologia e Arte, com direção de Robson Lourenço. Paralelamente, Silvia Wolff dá continuidade a seus estudos acadêmicos como candidata ao Doutorado em Artes na Unicamp.