Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

Nova Dança é um método de estudo do corpo e do movimento na dança contemporânea, utilizando, como instrumento de investigação, diversas técnicas de consciência corporal e educação somática. Este trabalho teve início nos anos 70, nos Estados Unidos e tem como enfoque desenvolver possibilidades individuais do corpo e explorar novas organizações do movimento. Não é um método "fixo", e sim, um constante trabalho de exploração e investigação. Nos anos 80, a proposta se expandiu pela Europa, influenciado diversos criadores. Na Holanda foi criada a School for New Dance Development (SNDO) ou, Faculdade para o Desenvolvimento da Nova Dança.

A prática da Nova Dança desenvolve e amplia a percepção do corpo e do movimento. As qualidades de “peso, volume, fluidez, alinhamento ósseo, presença e escuta” são abordadas em exercícios e seqüências de chão, mudanças de plano e deslocamentos no espaço. Partimos então para a exploração e desenvolvimento de repertório pessoal de movimento. Utilizamos como ferramentas de investigação exercícios que estimulam a criação/ invenção de diferentes estados corporais. Esta oficina visa a ampliação de possibilidades individuais do corpo/movimento.


- Estúdio com piso de madeira ou linóleo
- Aparelho de CD


Coreógrafa, graduada pela S.N.D.O (Amsterdã). Dirige o Núcleo Artérias. Foi uma das fundadoras e diretoras da Cia. e estúdio Nova Dança (SP), atualmente coordena o estúdio Nave (SP). Coreografou para grupos e companhias no Brasil e exterior. Recebeu nos últimos anos diversos prêmios, entre eles 3 APCA. Seu trabalho com o Núcleo Artérias tem como enfoque a investigação de estados corporais, o desenvolvimento de repertórios pessoais de movimento e a conexão com outras mídias.


Prêmios:
-  Flávio Rangel/ Funarte 97 (Da Sacada Tudo Passa a Ser Evento)
-  Bolsa Vitae de Artes 97
-  APCA 99 (Grande prêmio da crítica - Estudo Coreográfico / Cia. 2 Nova Dança e Bootstrapsãopaulo! / Cia. Nova Dança.
- Encena Brasil / Funarte 2001 (Artérias)
- Estímulo para Circulação/ Prefeitura de SP 2004 (Artérias)
- Projeto em Dança / Cultura Inglesa 2004 (Porque nunca me tornei um/a dançarino/a)
- 2 APCA 2004 (Pesquisa: Porque nunca me tornei um/a dançarino/a e Projeto:Teorema)
- Rumos Dança/ Itaú Cultural 2007 (Ruído)
- Klauss Vianna/ Funarte 2007 (Ruído 5.1)
- Caixa Cultural 2007 (Circulação do Repertório)
- Fomento à Dança/ Prefeitura de SP 2008 (Manutenção)
- APCA 2008 (Criação: Fronteiras Móveis e Formação, Difusão, Produção: Festival Contemporâneo de Dança)
- PAC 2009/ Secretaria do Estado de SP