Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

OBJETIVOS

· Discutir e apresentar propostas metodológicas para o ensino de dança em academias de dança, projetos sociais e escolas formais;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

· A dança no mundo contemporâneo:

  O que mudou? Como devemos pensar hoje as aulas de dança?

· O ensino de dança nas academias, nas escolas e nos projetos sociais:

  É a mesma coisa? O que devemos levar em consideração?

· Dança e ensino: a arte e a educação:

  Quem ensina dança? Professor ou artista?

· Definições e conceitos:

  O que é Pedagogia, Didática, Metodologia, Procedimentos;

· Proposta metodológica da “dança no contexto”:

  Como ensinar dança? O quê ensinar? Por que ensinar dança?

· As práticas de dança: o ensino da linguagem.

  

PROCEDIMENTOS

· Aulas teóricas e discussões em grupo;

· Leituras e discussão, diários de bordo;

· Aulas práticas de Improvisação e Composição com base em Laban.

 

PÚBLICO ALVO

· Professores de dança, monitores de projetos sociais, professores de escolas formais que já ensinam dança, interessados em geral com experiência docente na área de dança;

 

NÚMERO DE VAGAS

· mínimo: 10 - máximo: 30


· Aparelho de CD e DVD, datashow, lousa e giz ou equivalente

· Sala ampla (min. 7 x 7m)


Pedagoga, Mestre em Dança pelo Laban Centre for Movement and Dance, Londres, e Doutora em Educação pela USP. Foi professora da FE-UNICAMP, da Universidade Anhembi Morumbi (SP) e professora convidada da ECA-USP. É professora dos cursos de pós-graduação da FAP (PR), UniverCidade (RJ), UFV (MG), entre outros. Apresentou trabalhos, espetáculos e proferiu palestras e cursos vários estados do Brasil (Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás, Pará, Rondônia, Amapá, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, entre outros) e no exterior (Cuba, Canadá, Portugal, Austrália, Finlândia, Estados Unidos, Inglaterra). Foi assessora do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e colaboradora da UNESCO na elaboração de documento de Arte para América Latina. É autora dos livros: Ensino de Dança Hoje e Dançando na Escola, ambos em sua 4ª edição. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança há 13 anos, em São Paulo, capital. Ganhou Bolsa Vitae de Artes 93, Prêmio Estímulo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 2003 com o espetáculo Silêncio, co-dirigido por Fábio Brazil, Lei de Fomento à Dança do Município de São Paul/2ª edição, em 2007/08, Prêmio de Melhor Espetáculo do ano pelo ACEPE júri popular com o espetáculo Coreológicas-Recife, do Acupe Grupo de Dança. Em 2009, ganha o PAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Desde 2001, juntamente com Fábio Brazil, dirige o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo projetos de pesquisa e criação nas áreas de Dança e Educação.