Objetivos
· Conhecer os princípios e propostas de Rudolf Laban;
· Trabalhar o processo criativo do intérprete a partir dos princípios de Rudolf Laban.
Conteúdo Programático (4 módulos)
· Rudolf Laban hoje:
Conhecer e repensar os princípios de Laban no mundo de hoje;
· Elementos estruturadores do processo criativo:
Corpo, espaço, dinâmicas, ações e relacionamentos;
· Improvisação estruturada:
Do jogo à dança;
· Composição coreográfica:
Procedimentos de composição individual, em duos e em grupos;
· Escrita da dança (motif writing).
Procedimentos
· Mostra e discussão de vídeos;
· Leituras e discussão, diários de bordo;
· Aulas práticas de Improvisação e Composição com base em Laban.
· Aparelho de CD e DVD, datashow, lousa
· Sala ampla (min. 7 x 7m)
Pedagoga, Mestre em Dança pelo Laban Centre for Movement and Dance, Londres, e Doutora em Educação pela USP. Foi professora da FE-UNICAMP, da Universidade Anhembi Morumbi (SP) e professora convidada da ECA-USP. É professora dos cursos de pós-graduação da FAP (PR), UniverCidade (RJ), UFV (MG), entre outros. Apresentou trabalhos, espetáculos e proferiu palestras e cursos vários estados do Brasil (Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás, Pará, Rondônia, Amapá, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, entre outros) e no exterior (Cuba, Canadá, Portugal, Austrália, Finlândia, Estados Unidos, Inglaterra). Foi assessora do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e colaboradora da UNESCO na elaboração de documento de Arte para América Latina. É autora dos livros: Ensino de Dança Hoje e Dançando na Escola, ambos em sua 4ª edição. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança há 13 anos,