Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

 

Workshop de dança-teatro que propõe a integração de pessoas com e sem deficiência física, usando os conceitos de Teoria do Movimento desenvolvidos por Rudolf Laban, com o intuito de explorar a diversidade das qualidades dos movimentos dos corpos e o que esta possibilita e inspira na criação do movimento.


Frases do Corpo propõe a pesquisa do movimento próprio, particular; através da valorização das diferentes qualidades de movimento de cada um, como meio de expressão da emoção contida em todo e qualquer corpo.


Explorar artisticamente as diferentes qualidades de movimento a fim de extrapolar os padrões estabelecidos às condições físicas tendo como meio as ferramentas utilizadas no processo de criação do espetáculo, in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente solo de dança/teatro+multimídia da criadora/intérprete Estela Lapponi.


Neste workshop visa-se, salientar de forma artística a expressividade que cada indivíduo possui tendo ou não deficiência física.


Não se trata de provar se a pessoa com deficiência é capaz ou não para podermos dizer: Somos todos iguais.


Somos diferentes, diversos e é com essa riqueza que se quer criar.



A proposta é investigar a potencialidade de expressão de cada corpo, a fim de abrir possibilidades na construção de uma dança própria e a construção da autonomia artística.



Os participantes terão a oportunidade de conhecer as possibilidades criativas no movimento de seus corpos:


- estímulos de criação (Temas de Movimento de Rudolf Laban, frases, imagens, música e alguns exercícios do método Danceability de Alito Alessi – Joint Forces)


Estas ferramentas estimulam a descoberta do Vocabulário Corporal dos integrantes, são facilitadores de criação.



Esse workshop é ministrado pela criadora/intérprete Estela Lapponi que possui deficiência física (hemiparesia) adquirida por causa de um AVC há 12 anos.



PÚBLICO-ALVO – Pessoas com ou sem deficiência física com idade a partir de 15 anos com ou sem experiência em artes cênicas e dança.


No caso de Instituições, assistentes e fisioterapeutas, podem e devem participar.




Sala ampla e com acessibilidade arquitetônica tanto para acesso à própria sala como para banheiros.

Chão de madeira e ou linóleo.

Tomada para computador e caixas de som.


 

Formação Acadêmica:


1996 - Jornalista formada na FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado)


1996 - Atriz formada no Teatro Escola Macunaíma


Atualidades:


2009 – Contemplada pelo PAC05 de Difusão e Circulação de Dança com o solo in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente, previsão de turnê por 8 cidades do Estado de São Paulo, tendo como contrapartida ministrar o workshop Frases do Corpo.


2009 – Participou do workshop de video dança ministrado por Tomi Paasonen


2008 – Ministrou FRASES DO CORPO no AL-MASRAH TEATRO em Tavira – Po.


2008 – Apresentações no AL-MASRAH TEATRO de in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente solo de dança/teatro+multimídia na em Tavira – Po.


2008 – Apresentações no CROSSINGS DANCE FESTIVAL II de in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente solo de dança/teatro+multimídia na TanzHaus em Düsseldorf-Al.


2008 – Apresentação do espetáculo de dança-teatro Paraíso sem Consolação da coreógrafa Constança Macras, no teatro HAU em Berlin nos dias 13, 14 e 15 de setembro.


2008 - - Überzweikunft criação da intervenção Visual para o espetáculo de dança de autoria da bailarina Gitta Roser em cartaz no Theater im Volksgarten em Colônia – Alemanha


2008 – PASSEIO – videoarte – atuou como performer e videomaker


2008 – Professora Assistente de Neca Zarvos (Núcleo Dança Aberta) na Oficina de Dança Danceability (método que integra pessoas com e sem deficiência na Dança), projeto em realização (24/06>14/08) na Sala Crisantempo.


2008 – STREET FEET DANCE – videodança – atuando como videomaker.


2008 - Atuou como atriz/dançarina no espetáculo de dança-teatro Paraíso sem Consolação da coreógrafa argentina, residente em Berlin, Constança Macras. Projeto realizado pelo Goethe Institut e Sesc Pinheiros (em cartaz 20/06>29/06).


2008 – Criação da intervenção visual para o espetáculo Überzweikunft conceito e coreografia da bailarina Gitta Roser, estreou dia 21 de fevereiro, em Colônia – Alemanha.


2007- FRIDA KAHLO - Desfile Virtual criado especialmente para a inauguração do Atelier de Jóia e Design Patricia Centurion. Concepção, atuação e edição de Estela Lapponi (dez/2007)

2007 – Aula de Improvisação ministrada por Lenira Rengel (aulas durante o ano todo)


2007 – Participou como atriz/dançarina do Projeto Danceability Brasil 2007 nos seguintes eventos: (mai/2007)


- espetáculo Joy Lab Research sob a direção do coreógrafo Alito Alessi apresentado na Mostra Sob um Novo Olhar do Sesc Santana.


- Workshop de Danceability ministrado por Alito Alessi


- Teachtraining Danceability ministrado por Alito Alessi


2007 – in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente espetáculo solo de dança/teatro multimídia, de própria autoria com colaboração da dramaturgia do movimento de Lenira Rengel. Projeto contemplado pelo PAC04/2006 Montagem Inédita de Dança (Programa de Ação Cultural da Secret.do Estado da Cultura). Temporada na Galeria Olido, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (set/2007), e no Teatro Fábrica (dez/2007).


2007 – CADEIRA – FALANDO SEM TABÚ! espetáculo-palestra- performática+multimídia de própria autoria. Projeto contemplado pelo PAC22 Montagem Inédita de Teatro (Programa de Ação Cultural da Secret. do Estado da Cultura). Temporada no Teatro da Vila, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no Teatro Fábrica.


2006 – Participou do workshop ministrado pelos bailarinos da CandoCo, cia. londrina de dança teatro mixable, na TanzHaus em Düsseldorf - Alemanha


2006 – Apresentou como atriz e bailarina o espetáculo Via sem Regra; direção: Gerda König no festival KULTURdifferenzTANZ, em Colônia – Alemanha; e Crossings Dance Festival I em Düsseldorf – Al.


2006 – Apresentou como atriz e bailarina o work in process de in-cômodo-ser-eu-só-tanta-gente no festival KULTURdifferenzTANZ, em Colônia – Alemanha.


2006 – Apresentou como atriz e bailarina o espetáculo Via sem Regra; direção: Gerda König no festival KULTURdifferenzTANZ, em Colônia – Alemanha; e Crossings Dance Festival em Düsseldorf – Alemanha


2005 – Idealizadora e curadora do Projeto Acesso Livre, juntamente com Caco Mattos – projeto que visa discutir a integração das pessoas com e sem deficiência através de debates, vídeos, performances e espetáculos de dança e teatro. O evento foi realizado em dezembro na Galeria Olido, em parceria, Secretaria de Cultural e Secret. Especial – SEPED.


2005 - Assistente de direção de Johana Albuquerque na 1° etapa do projeto Na Linha de Fogo da Bendita Trupe.


2004 / 2005 - Assistente de vídeo no espetáculo solo – multimídia “Do que Orlando me disse” adaptação do romance Orlando de Virgínia Woolf com Paula Picarelli e direção de Gerogette Fadel, em cartaz no Teatro Fábrica.