Esta oficina tem por finalidade desenvolver a consciência do papel que o corpo adquiriu na cena artística contemporânea e oferecer aos participantes condições de explorar as possibilidades corporais individuais utilizando os princípios de estruturação cênica e de construção de personagens individuais que formam a base da dança-teatro, pensar o corpo em movimento como variações de configurações de estados corporais, o movimento como um processo contínuo de alterações e atualizações. Não existe um produto pronto e finalizado, mas sim, um produto processual desprendido de narrativas lineares e desfechos absolutos. O corpo e o movimento são parte da identidade do homem contemporânea. Esta identidade é o cerne da dança-teatro, considerado um dos mais importantes desenvolvimentos nas artes cênicas do Século 20, influenciando toda uma geração de autores, diretores e criadores, abrangendo todas as formas de interpretação artística da contemporaneidade.
Antes associado a valores morais e éticos, hoje o corpo se transformou num instrumento de afirmação pessoal. Exibido e consumido como linguagem, transformado, é expressão de si mesmo, destituído de pudor e inibição. Mais do que a representação de ideal de beleza, passa a ser suporte de diferentes linguagens não-verbais e instrumento de transgressão sócio-cultural. (JEUDY, 2002)
Objetivos Gerais:
- Desenvolvimento de uma maior consciência corporal, individual e coletiva.
- Capacidade de improvisação e composição coreográficas.
Objetivos Específicos:
- Capacidade de desenvolver idéias criativas e conceitos de movimento;
- Capacidade de desenvolver as potencialidades temáticas da evolução, variação, contraste e manipulação do vocabulário coreográfico;
- Gerar e organizar material de movimento;
- Uso do processo de improvisação e pesquisa como inicio da descoberta autêntica e intencional do material a trabalhar;
- Aparelho de som.
- Aparelho de DVD e TV para exibição de documentários e/ou trabalhos de outros coreógrafos e para avaliação dos trabalhos criados pelos participantes.
Escolaridade:
Atualmente cursando o 5° período do curso de bacharelado em filosofia na UFRN
Formação profissional:
Ballet clássico: Desmond Doyle, Jorge Siqueira, Dennis Gray, Hillary Carthright, Alan Leroy, Mirian Guimarães - Brasil
Hans Brena, Michael Renaut, Jorge Garcia, Patricia Norman, Maria Palmerim, João Miranda – Portugal.
Técnica Humphrey/Limon: Jeniffer Scanlon - Portugal
Dança contemporânea: Phillipe Egli, Jose Biondi, Regina Baumgard, Mirian Druwe, entre outros.
Experiência profissional:
Como bailarino:
Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro – Direção: Dallal Aschar
Companhia Nacional de Bailados – Lisboa, Portugal – Direção: Armando Jorge
Tanztheater Darmstadt - Darmstadt, Alemanha - Direção: Birgitta Trommler
Freies Tanztheater Frankfurt, Frankfurt, Alemanha - Direção: Marie-Luise Thiele
entre outros.
Como professor e coreógrafo:
na Europa:
Stadtheater Würzburg, Würzburg, Alemanha
Mouvoir Dance Company, Mannheim, Alemanha
Staatstheater Darmstadt, Darmstadt, Alemanha
Freies Tanztheater Frankfurt, Frankfurt, Alemanha
Desperate Figures Dance Theater, Mainz, Alemanha
no Brasil:
Gaya dança contemporânea
Cia de dança do Teatro Alberto Maranhão
Roda Viva cia de dança
Grupo Gira Dança
Ballet da Cidade do Natal
Desenvolve também um trabalho de consciência corporal e iniciação a dança-teatro com jovens e adolescentes dentro do Pau e Lata – Projeto Artístico-Pedagógico e, durante o ano de 2008, a ADIC – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania no Bairro do Passo da Pátria.
Professor Convidado dos Ballets:
Teatro Municipal de Coburg, Alemanha
Teatro Municipal de Ulm, Alemanha
Nationaltheater Mannheim, Alemanha
Em 1996 fundou o grupo [sí-la-bAs] cia de dança em Darmstadt, Alemanha, que produziu diversos espetáculos independentes até o ano de 2002.
Na Europa, entre os anos de 1991 e 2002, compôs e produziu 17 espetáculos de dança contemporânea e dança-teatro além de realizar a coordenação coreográfica de óperas, musicais, operetas e peças teatrais. Trabalhou também com grupos de teatro amadores e profissionais, como ator, preparador corporal, cenógrafo e iluminador em diversos espetáculos.
Atualmente coordena o núcleo de dança-teatro da Tônus - Cia. de artes cênicas da UFRN e ministra oficinas de Construção de Estruturas Coreográficas, Corpo e Encenação – O Corpo na Cena Contemporânea e oficinas de Dança-teatro no Depto. de Artes da UFRN. Ações vinculadas ao Projeto Chico Villa (PROEX) e ao Projeto Pedagogia da Cena Não-Dramática (PROPESQ)
Coordena também, na função de Diretor Artístico, o núcleo de dança-teatro da Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão da UFRN (PROEX).