Através de jogos de movimentos, brincadeiras (com bolas, bexigas, tecidos e populares) e exercícios de sensibilização, a criança entra em contato com seu corpo e com a dança. Ela começa a expressar-se e relacionar-se na dança e nas brincadeiras, desenvolve sua criatividade, coordenação motora e atenção com o próprio corpo. A partir disso, trilha suas próprias descobertas.
(para crianças de 05 a 07 anos).
aparelho de som com CD ou entrada auxiliar;
materiais de apoio como bambolês, colchonetes / colchões, bolas, bexigas;
Natural de São Paulo-Brasil
Bailarina, coreógrafa, professora de dança e fotógrafa.
De 1999 até 2006 fez formação artística no Estúdio Nova Dança – SP onde foi professora de dança contemporânea e alinhamento ósseo por quatro anos. Integrou, durante dois anos, o grupo de estudos de coordenação motora, sob coordenação de Lu Favoreto.
Ao lado do fotógrafo e performer Gil Grossi, desenvolveu longa pesquisa de linguagem integrando fotografia, dança contemporânea e poética haikai.
Juntos, receberam o prêmio SESI Dança/2007 (circulação por 12 cidades e 24 apresentações) com o trabalho “as formas eram já mera ilusão da vista”.
É co-fundadora e coordenadora do ...Avoa! núcleo artístico. O grupo investiga maneiras de articular dança contemporânea com teatro, poesia e artes visuais.
Luciana Bortoletto é co-criadora e intérprete de diversos trabalhos, destacando: "entre duas linhas vive o branco"; “o quarto”(Virada Cultural 2008-palcos alternativos de dança); “encontros em três versos”, com Gil Grossi e o sonoplasta Jorge Peña, apresentado no II Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas – “II Visões Urbanas” e diversas unidades do SESC; “Estampas...” – performance infanto-juvenil que ocupou espaços do SESC Pompéia; o solo “Toca”, dirigido por Letícia Sekito, integrou o Feminino na Dança/2005, realizado pelo Centro Cultural São Paulo.
Em 2006 dirigiu, ao lado do ator Flávio Porto, o solo de dança-teatro "Autobiografia sem Fatos", de Mariana Porto. Fez a preparação corporal (educação somática) da cia. de teatro "Os Fofos Encenam".
Ministra cursos regulares de dança contemporânea no Espaço 7 e Estúdio Nave, ambos em São Paulo- SP.
Realizou workshops e oficinas em São Paulo e Rio de Janeiro: SESC Ribeirão Preto, SESC Pompéia, SESC Ipiranga, SESC Araçatuba, OC Oswald de Andrade; OC da Palavra "Casa Mário de Andrade", OC Amácio Mazzaropi, Biblioteca da Poesia "Alceu Amoroso Lima", OC Terceira Idade, OCR Carlos Gomes-Limeira/SP; Fundação Macaé de Cultura/RJ, OCR Sergio Buarque de Holanda - São Carlos/SP, Espaço Cultural Pés no Chão-Ilhabela/SP, entre outros. Como arte-educadora, integrou o Projeto Arquimedes e desenvolveu trabalhos com crianças de 05 a 14 anos nos seguintes locais: ONG Monte Azul, ONG Arrastão, Casa da Solidariedade-I e CEU Campo Limpo.
Em 2008 entrou em cartaz com seu novo trabalho: “entre duas linhas vive o branco”, na mostra alternativa “uma parte do todo”, realizada pelo Espaço 7 em julho, com 04 apresentações acompanhadas de bate-papos com o público e participou do TEOREMA, realizado pelo Estúdio Nave-SP.
Atualmente continua com suas atividades de criação, interpretação, direção e ensino de dança. Realiza trabalhos direcionados à preparação corporal de atores e músicos.