A criatividade no espaço pedagógico da dança.
Sinopse.
A proposta dessas oficinas (I, II) nasce de uma demanda real: a dificuldade ainda existente de trabalhar processos criativos em sala de aula.
Quais procedimentos? Como trabalhar com crianças? Quem são meus alunos?
Atualmente a dança se transformou numa preciosa ferramenta para projetos sociais e públicos, além de fazer parte da LDB. Mas como ela está sendo trabalhada? Como está sendo pensada?
Nos últimos quatro anos venho trabalhando como coordenadora de projetos públicos e privados e também ministrando cursos de capacitação para professores da rede pública.
E as questões básicas de um processo pedagógico-criativo: Como? Porquê e Para quê? Ainda estão muito distantes de muitos profissionais que atuam com crianças. O objetivo dessa oficina será gerar uma troca de experiências e reflexão das práticas dos participantes.
Meu objetivo é estar no espaço de mediadora e propositora de experiências. Tendo como ferramenta a minha experiência de trinta anos trabalhando com esse público: crianças e professores e o método Laban como suporte de conscientização do movimento expressivo.
Cronograma e carga horária.
Será dois módulos, duração de dois meses cada.
Módulo I (faixas etárias de 4 á 6 anos). Um encontro semanal de três horas total de 24hs.
Módulo II (faixas etárias de
Um encontro semanal de três horas, total de 24hs.
Cadernos de desenho para os participantes, lápis de cor e giz de cêra.
tecidos de 4 metros de compriemento ( 3 unidades).
Currículo sucinto.
Uxa Xavier.
NaDança- Arte do Movimento.
Especialista no Método Laban especialização USP.
Coordenou e atuou em vários projetos de dança para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo. Em instituições públicas e privadas: Instituto C&A. Iniciação Artística- C.E. Us.
Coordena o Na dança que representa suas ações em grupos, palestras e cursos que tenham como tema a criança o adolescente e a dança em suas diversas manifestações.
Ministra oficinas para professores e dançarinos sobre o tema criança-dança.
Prêmios
Coordenou o projeto Ações e reflexões na dança para crianças Premio Klauss Vianna de Dança-Funarte em 2006 junto com a Danceato cia.
Foi contemplada com o P.A. C Secretaria Estadual de Cultura para dirigir sua história de movimento: A Estrela que virou no vento com Ana Bottosso e a Danceato cia.
“Coordenou e concebeu junto com Geórgia Lengos (Balangandança Cia) o grupo de estudos Põe o dedo aqui” sobre dança contemporânea para crianças que originou o livro Põe o dedo aqui. Premio Klauss Vianna de Dança Funarte 2007 para a Balangandança Cia
Fez parte da comissão do 2º Edital do Fomento à Dança P.M.S.P.
Ações em dança.
Fez parte do Fórum de dança SP. Atuou na coordenação do 1º e 2º Encontro de Professores de Dança do Estado de São Paulo.
Fez parte da coordenação do Instituto Dança São Paulo.
Coordenando o 3º Encontro de Professores de dança do Estado de São Paulo.
Fez parte do grupo de relatores dos grupos de trabalhos do Festival de Dança Rio Panorama / 2008.
Colunista da área de dança do portal Cultua Infância.
Coordenação de projetos.
Participou da implantação do projeto Dança Vocacional secretaria Municipal de Cultura-SP como coordenadora de equipe em 2007 e durante o ano de 2008.
Curadora de dança no projeto Casas de Cultura e Cidadania AES/ Eletropaulo
Atualmente ministra suas aulas para crianças na Pulsarte-sp.
Fez parte do grupo de trabalho da Secretaria da identidade/Diversidade Minc que gerou a Oficina de escuta Brincando na Diversidade. Outubro de 2008 no Sesc V. Mariana São Paulo.
Faz parte do Fórum Paulista Cultura Infância
Cursos e oficinas atuais.
Ministra cursos de capacitação para professores pela Associação Amigos do Centro Universitário Maria Antonia- USP 2007/2008.
Artista convidada no curso de Latu Sensus em Artes (Centro Universitário Maria Antonia- U.S. P) na disciplina de dança. 2007/2008/2009.