Oficina Cadastrada

Favor Preencer o cep

Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um e-mail válido
Favor inserir um site válido

 

Esta oficina pretende propor um estudo do corpo a partir do método de cadeias musculares e articulares (GDS) . Este estudo será realizado por abordagens teórico- práticas em 16 horas sendo as mesmas distribuídas em 4 dias e quatro módulos com 4 horas de duração , totalizando 16 horas de oficina.


Público -alvo:

Trata-se de uma oficina destinada a professores de dança, teatro, bailarinos, atores e pesquisadores do corpo nos campos da arte e educação. Indica-se um número máximo de 25 pessoas. Os quatro módulos serão divididos da seguinte forma:



Primeiro e segundo módulos:

- Estudo das estruturas ósteo articulares e musculares nas 6 cadeias de equilíbrio em pé prepostas pela osteopata belga Godelieve Dennys Stryuf .

- As cadeias e a abordagem comportamental.

***Este estudo será teórico e prático e sempre ilustrado e discutido por estudos de caso .


Terceiro e quarto módulos: Prática de trabalhos corporais com ênfase nas 6 cadeias de equilíbrio e na melhora da qualidade postural.






Uma sala sem pilastras de no mínimo 8x8 . Um esqueleto completo ( tamanho adulto) Um data show com tela se não houver parede branca na sala. Aparelhagem de som para CD, Colchonetes.

 

Fernanda Bevilaqua é graduada em pedagogia pela UNIMINAS em Uberlândia, Pós graduada em Arte –Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB em Brasília, bailarina, coreógrafa, terapeuta corporal- certificada pelo Método GDS de cadeias musculares e articulares pela Escola de Reeducação de Movimento- Ivaldo Bertazzo em São Paulo e diretora artística do Stúdio Uai Q Dança em Uberlândia MG. Iniciou formação em dança clássica em 1972 na Escola de Belas Artes e Ballet Le Papillon (1975) em Belo Horizonte, onde permaneceu até 1981, quando integrou oficialmente o Grupo Transposição da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Aperfeiçoou-se também na técnica de sapateado americano, dança moderna e dança contemporânea, dança Indiana (Bharatha Nathyan), dramaturgia do corpo e composição coreográfica ao longo desses anos, com profissionais do Brasil e exterior. Estudou a técnica de Dança moderna de Catherine Dhukhan e sapateado americano em Nova York em 1987. Formou-se pelo método Chechetti na Escola de Ballet de Roma na Itália em 1995. Recebeu como coreógrafa, o Grand Prix do Festival Internacional de Praga na República Tcheca em abril de 2000 com a coreografia Todo Cais é uma saudade de Pedra apresentada pela Uai Q Dança Cia. Tem formação em Cadeias Musculares e Biomecânica do Movimento pelo Centro Brasileiro de Cadeias Musculares em SP e no Método GDS de Cadeias musculares e articulares pelo Centro de Cadeias Musculares e articulares de Bruxelas (Bélgica) e Escola de Reeducação do Movimento. Coordena o Projeto Cidadança,há 11 anos. Esse projeto tem como objetivo, o resgate da cidadania pela arte e é destinado a crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Em janeiro de 2003 recebeu o primeiro lugar num concurso literário do Grupo Pão de Açúcar, pela ação de cidadania no Projeto Cidadança. Esteve no Sul da Índia (Auroville) nessa ocasião, onde ministrou aulas de dança para 40 crianças indianas que são assistidas pela ONG Village Action.


Continua na direção artística e pedagógica da UAI Q DANÇA: escola, Cia e projeto social; desenvolve projetos de arte- educação em escolas públicas de Uberlândia e região; coreografa para a Uai Q Dança Cia e para grupos de outras cidades e regiões, ministra cursos e oficinas em Uberlândia e região, Ministra o módulo prático de Educação Corporal desde 2006 no curso de Pedagogia da UNIMINAS em Uberlândia e coordena o evento: Olhares sobre o Corpo há 5 anos em Uberlândia: evento para se discutir o corpo e a dança na contemporaneidade.