A Mimulus Cia de Dança desenvolve há vários anos um trabalho de composição coreográfica de forma coletiva na composição de seus espetáculos. Este trabalho possui características bastante peculiares que ajudam na eficiência do processo criativo em grupo.
conhecimento técnico intermediário em diferentes estilos de danças de salão.
Professor, coreógrafo e bailarino, dirige a Associação Cultural Mimulus, a Mimulus Cia. de Dança e a Mimulus Escola de Dança desde 1990, desenvolvendo extenso trabalho de pesquisa das danças a dois em seus países de origem.
Vem desenvolvendo uma linguagem própria e inovadora dentro das danças de salão. Por dois anos consecutivos (2001 e 2002) recebeu o prêmio Sesc/Sated como melhor coreógrafo.
O espetáculo “E Esse Alguém Sabe Quem”, com sua direção e coreografia, recebeu a mesma premiação, como melhor espetáculo de dança de 2002 e foi apresentado na Bienal da Dança de Lyon, França, em 2002. Nesta mesma ocasião, chegou a reunir mais de 600 pessoas em suas aulas abertas em praça pública.
Em 2003, dirigiu o espetáculo “De Carne e Sonho”. Este recebeu diversas premiações: Melhor Cenário; Melhor Iluminação; Melhor Figurino; Melhor Bailarino; Melhor Espetáculo de Dança; Maior Público de Dança; Melhor Bailarina; Prêmio Especial de Melhor Trilha Sonora.
Em 2005 este espetáculo circulou pela Espanha e no início de 2006, atingiu um público de mais de 20000 pessoas em turnê por diversas cidades da França. Em Lyon, o espetáculo teve 10 sessões na Maison de la Danse, um dos mais importantes teatros europeus destinados à dança.
Seu espetáculo - “Do Lado Esquerdo de Quem Sobe” – estreou em Belo Horizonte, no início de 2006 e foi apresentado no Jacob’s Pillow Dance Festival, USA; Festival Internacional Madrid en Danza, Espanha; Bienal da Dança de Lyon, de onde seguiu em turnê por diversas cidades da França. Estes são alguns dos mais importantes eventos de dança do mundo. Em alguns deles, Jomar Mesquita também trabalhou como professor convidado e fez parte do documentário sobre os 75 anos do Jacob’s Pillow Dance Festival.
Por dois anos consecutivos (2005 e 2006) foi o convidado especial para o lançamento da temporada de espetáculos da Maison de la Danse, em Lyon, França.
Jomar Mesquita recebeu o certificado de Master Artist of Dance pela Universidade de Stanford, EUA, onde ministrou oficinas de ritmos brasileiros no ano de 2002.
Introduziu o Lindy Hop, a Roda de Casino e a Bachata, no Brasil.
Recentemente terminou o Curso de Pedagogia do Movimento para o Ensino de Dança, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pretende agora desenvolver projeto de mestrado.
Ministra aulas como professor convidado em curso de pós-graduação na Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec.
Todos os anos, dirige a Semana da Dança, na Mimulus, curso voltado para profissionais e alunos avançados, vindos de todas as partes do país e inclusive do exterior.
Paralelamente à sua atuação com a Mimulus Cia. de Dança, desenvolve trabalhos como professor e coreógrafo de outros grupos profissionais de dança e teatro, destacando-se o trabalho com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte, com o qual já desenvolveu trabalhos de coreografia em dois espetáculos.
Estreou seu novo espetáculo “Dolores” em novembro de 2007. Este espetáculo já foi apresentado recentemente no Jacob’s Pillow Dance Festival, EUA e no Festival des Arts de Saint-Sauveur, Canadá. Tem convites para o Festival Internacional Madrid en Danza, Espanha e outros teatros europeus.
Possui fluência nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol.